Connect with us

Hi, what are you looking for?

Inteligência Artificial

Elon Musk acredita que IA acabará com os empregos

Empresário falou sobre impacto da inteligência artificial (IA) nos empregos e na renda

Elon Musk fez previsões impactantes sobre IA na Cúpula de Segurança da IA no Reino Unido
Elon Musk fez previsões impactantes sobre IA na Cúpula de Segurança da IA no Reino Unido (Divulgação)

Elon Musk fez algumas previsões impactantes sobre o impacto da inteligência artificial (IA) nos empregos e na renda. Isto porque marcou presença durante a Cúpula de Segurança da IA no Reino Unido em novembro.

O empresário serial e CEO pintou uma visão utópica onde a IA torna o emprego tradicional obsoleto. Por outro lado, proporciona uma “era de abundância” através de um sistema de “renda universal alta”.

“É difícil dizer exatamente qual é esse momento, mas haverá um ponto em que nenhum trabalho será necessário”, disse Musk ao Primeiro-Ministro do Reino Unido, Rishi Sunak. “Você pode ter um emprego se quiser ter um emprego ou algum tipo de satisfação pessoal, mas a IA será capaz de fazer tudo.”

Embora admitindo que essa perspectiva possa não deixar “as pessoas confortáveis”, Musk parecia otimista em relação ao que ele chamou de futuro “protopiano” impulsionado pela IA.

“Acho que todos terão acesso a esse gênio mágico e poderão fazer qualquer pergunta. Certamente será maior para a educação. Será o melhor tutor”, disse ele. “E não haverá escassez de bens e serviços. Será uma era de abundância.”

Elon Musk e a renda básica universal

O conceito de “renda universal alta” de Musk parece ser uma evolução da ideia de renda básica universal (RBU) apoiada por outros líderes de tecnologia como Sam Altman.

“Não teremos renda básica universal. Teremos renda universal alta”, disse Musk, embora não tenha definido explicitamente a diferença. “De certa forma, será um nivelador, um equalizador.”

Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que Musk aborda o tema. Em 2018, ele postou no X: “A renda universal será necessária ao longo do tempo se a IA assumir a maioria dos empregos humanos.”

Esta visão está alinhada com as discussões e experimentos recentes em torno da renda básica universal. Aliás, especialmente à luz do sucesso do crédito tributário infantil expandido em 2021. Isto porque o aumento temporário e as mudanças na distribuição do crédito tributário demonstraram como pagamentos em dinheiro direto podem tirar milhões da pobreza sem reduzir sua participação na força de trabalho. O exemplo da expansão do crédito tributário infantil, que tirou 3,7 milhões de crianças da pobreza até dezembro de 2021, apoia a ideia de que um sistema bem projetado de assistência em dinheiro pode impactar positivamente a sociedade sem incentivar a saída do mercado de trabalho.

Nenhum país introduziu uma renda básica universal suficiente para as necessidades essenciais. Mas os EUA viram vislumbres de seus benefícios potenciais através de iniciativas como o Fundo Permanente do Alasca e os impactos positivos da expansão do crédito tributário infantil. Esses exemplos fornecem evidências empíricas que apoiam a visão de Musk, onde um sistema de “renda universal alta” poderia garantir que ninguém caia abaixo de um certo piso de renda, abordando a pobreza e a desigualdade em uma era onde a IA pode transformar o emprego tradicional.

Empresário enfrenta críticas

O otimismo de Musk contrasta com as críticas recentes à renda básica universal. Mas se baseia nas evidências empíricas de iniciativas passadas como o crédito tributário infantil e o dividendo do Alasca. Se a utopia da “renda universal alta” impulsionada pela IA de Musk ou uma distopia de desemprego em massa se concretizar, ainda está por ser visto.

Mas seus comentários, junto com as evidências de políticas recentes relacionadas à renda básica universal, destacam intensos debates em torno dos impactos econômicos da automação. “É difícil dizer exatamente qual é esse momento”, disse Musk, indicando que o mundo pode precisar se preparar para uma redefinição radical do trabalho, apoiada por políticas que garantam estabilidade econômica e bem-estar social diante dos avanços tecnológicos.

Written By

Bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão, Perfil. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Tecnologia

Jensen Huang explicou sua visão sobre o futuro do processamento de vídeo

Inteligência Artificial

Na "guerra" tecnológica, gigantes do serviço de cloud fecham parcerias com startups de IA

Inteligência Artificial

Empresário lança serviço de inteligência artificial para assinantes Premium

Inteligência Artificial

Estudo apresentou modelo de linguagem de grande escala com acesso a dados demográficos

Inteligência Artificial

Sam Altman investiu milhões em tecnologia de fusão nuclear

Inteligência Artificial

Michio Kaku aponta a era quântica como determinante para o futuro

Inteligência Artificial

Ferramenta inclui alertas integrados ao Google Search e ao Google Maps