Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Zezita Matos celebra sua participação em ‘Velho Chico’

zezita-matos-celebra-sua-participacao-em-‘velho-chico’

Aos 75 anos de vida e 58 de carreira, a atriz paraibana que é a dama do teatro nordestino comemora a participação em sua primeira novela: ‘É uma experiência incrível!’

Considerada a grande dama do teatro nordestino, Zezita Matos debutou em novelas em grande estilo. Em Velho Chico, a paraibana encarna a destemida Piedade, a matriarca da família Dos Anjos e um dos grandes destaques da trama de Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi. Com 58 anos de carreira, a atriz tem o teatro como base e coleciona alguns filmes no currículo, como Céu de Suely (2006) e Mãe e Filha (2012). Pelo longa A História da Eternidade (2014), Zezita foi eleita a melhor atriz no 6º Festival de Paulínia. Com tanta experiência, Zezita ensina aos novos artistas a teoria e a prática da vocação. Ela concilia a novela com a coordenação de projetos na área de educação e arte em João Pessoa (PB). “Busco ensinar o ator a viver a experiência do momento, escutar o que o colega está falando, e que se emocione”, afirma a atriz de 75 anos.

Está curtindo fazer novela? 
É uma energia nova nos meus 58 anos de carreira no teatro e cinema. Depois de tantas peças e longas-metragens importantes na minha história, agora, estou fazendo novela. É uma experiência incrível. As oficinas que o Luiz Fernando (Carvalho, diretor artístico) ofereceu para os atores no início da novela foram muito estimulantes. Piedade é o modelo de mulher universal, o suprassumo de uma mulher forte, que, mesmo analfabeta, tem um pensamento e visão do mundo espetacular. 
Como é interpretar uma mulher forte nos tempos atuais? 
Estamos em uma época de rever padrões machistas. Piedade, na simplicidade, na calma dela, que é ao contrário meu, vem e diz muita coisa linda que precisamos ouvir. É de uma visão de vida e mundo que me agrada e que faz confronto com o poder. Piedade é mais um presente pra mim. 

E a vida no Rio? 
Estou vivendo na ponte área, porque trabalho em um centro universitário, em João Pessoa. Coordeno a implantação de um projeto de responsabilidade cultural, com teatro e música lá. Tenho preferido ir e vir ao Rio por conta disso. Além disso, sou ouvidora no centro universitário. 
Como concilia essas atividades? 
Tenho conseguido conciliar tudo isso. Estou entusiasmada com a responsabilidade cultural e com Velho Chico. Mas novela toma muito tempo. Vou para o Nordeste nos fins de semana, fico até segunda pela manhã e, à tarde, volto para o Rio para gravar. 
O que você acha de quem busca a fama e não a interpretação? 
É uma polêmica que está sendo discutida agora. Não existe uma grande diferença entre ator e não ator, no sentido do ser humano. O ator tem que aprender a ser não ator também. Busco ensinar a viver a experiência do momento, escutar o que o colega fala, e que se emocione, sem buscar a glória, e sim viver.

Written By

Apaixonada por TV, séries, Realities e novelas. Escrevo como fã disso tudo que tanto amo, sendo uma das mais antigas do Tudo Pop.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Inteligência Artificial

Um dos maiores investidores da história é dono de parte da Apple desde 2016

Música

Banda ícone do metal sinfônico tem mais de 100 músicas no repertório

Música

Rainha do Pop traz a turnê "Celebration" ao Brasil

Últimas

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Netflix

Adaptação de "The Talented Mr. Ripley" está entre as estreias

Tecnologia

Jensen Huang explicou sua visão sobre o futuro do processamento de vídeo

Tecnologia

Multinacional americana sofreu cyber ataque devastador

Saúde

Universidade de Oxford divulga resultados de pesquisa e aponta como minimizar o desenvolvimento da doença

Mais notícias relacionadas