Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Vida sem espuma: entenda por que ela agride o meio ambiente

vida-sem-espuma:-entenda-por-que-ela-agride-o-meio-ambiente

Saiba por que ela agride o meio ambiente e deveria ser evitada

Ao lavar as mãos, os cabelos, os dentes, a louça e a roupa, você tem o hábito de criar bastante espuma como se ela fosse sinônimo de limpeza? Se a sua resposta for positiva, é bom reconsiderar: “Tudo o que gera espuma polui. Quando ela chega aos rios e oceanos causa uma massa branca reduzindo a penetração do oxigênio na água e favorecendo a proliferação de algas vermelhas. Isso compromete a vida do ecossistema aquático”, explica a educadora ambiental Mônica Pilz Borba, de São Paulo. Para piorar o cenário, o crescimento de algas eleva o nível de assoreamento de rios e lagos. Sem contar que, quanto mais sabão, mais água é necessária no enxágue. 
Os desastres ambientais ocorrem, principalmente, porque na composição dos produtos está o fosfato, um mineral tóxico se usado em excesso, para aumentar o volume das bolhas brancas. De acordo com Mônica, a solução é consumir itens de limpeza e higiene com ingredientes de origem vegetal, que são biodegradáveis, ou seja, se desintegram rapidamente depois de eliminados e não produzem espuma. 
“Mas é preciso ficar atento. Embora, alguns estampem no rótulo o selo ‘biodegradável’, eles têm compostos sintéticos, que são tóxicos, como os corantes e conservantes, e não se degradam com facilidade”, explica ela, fundadora do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade. 
No segmento de produtos de limpeza para casa, a marca Biowash é uma das mais respeitadas. “A formulação é 100% vegetal, contendo componentes como o coco de babaçu, a mamona, a aloe vera e os óleos essenciais”, diz Becky Weltzien, diretora da empresa. Outra é a Amazon H2O, que faz o controle da espuma dos amaciantes, sabão em pó e outros, apostando também nos itens de origem vegetais. “O que realmente limpa não é a espuma, mas, sim, os ativos, como o óleo de babaçu”, explica Michelle Yoshida, gerente de produtos da Gtex Brasil, fabricante dos produtos da marca. O mesmo vale para xampus, sabonetes e pastas de dente. A Weleda, por exemplo, lançou cremes dentais com ratânia, mirra, calêndula e erva-doce. “Na época dos nossos avós os produtos não eram espumosos e as casas e o corpo estavam sempre limpos”, cutuca Mônica.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Recomendadas

Famosos

Atriz se filma em frente ao espelho e arrasa com "bumbum na nuca"

Séries

Conheça as séries de herói que estrearam na plataforma

Televisão

Luciano Huck mostrou lembrança no "Domingão" e emocionou a amiga

Famosos

Influenciadora deixou seguidores babando com sua beleza nesta sexta (4)

Música

Brasileira está indicada no maior prêmio da música mundial na categoria "Artista Revelação"

Big Brother Brasil

Sister deixou escapar em conversa dentro da casa o affair com o cantor

Especial para você

Bombando

Aline Campos, modelo, influenciadora digital e musa fitness, arrasou de biquíni com seu ‘tbt’ na tarde desta quinta-feira (02) em seu Instagram oficial. Isto...

Televisão

Jornalista icônica da TV Globo tinha 73 anos e lutava contra um câncer

Famosos

Astrologia prevê que os nascidos em peixes podem revisitar a carreira profissional para cuidar do lado psicológico

Carnaval

Cantora começa o ano aquecendo a chegada do Carnaval e cercada de fãs e amigos

Famosos

Ator que faz o Capitão América mostrou uma retrospectiva com momentos divertidos ao lado da amada

Música

Cantora ex-RBD também figurou entre as mais tocadas no Spotify Brasil

Bombando

Influenciadora compartilha registros da noite de Natal e gera reações

Bombando

Modelo ostenta beleza e boa forma e ganha elogios

Advertisement