Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Trinta anos de ironia

trinta-anos-de-ironia

Marcílio Moraes comemora três décadas de carreira, apostando no declínio do produto telenovelas

O autor Marcílio Moraes comemora 30 anos TV com a carreira recheada de grandes sucessos. Ele começou como colaborador de Dias Gomes, em Roque Santeiro (1985), novela proibida em 1975, pela Censura do Regime Militar, repaginada dez anos depois. “Em termos artísticos, deu tudo muito certo. Não era só na audiência, a repercussão era extraordinária. Tinha gente, até dentro da Globo, que dizia que a novela não ia fazer sucesso. Era muito divertido escrever. Eu tive espaço para criar umas tramas. Acredito que comecei bem”, conta. 

Política e Ironia
Outro grande sucesso do novelista foi Sonho Meu, de 1993. Já Mico Preto (1990), não foi bem recebida. “Administrar a novela, às vezes, é mais difícil do que escrever. Quando surge problemas, fica infernal”, confessa. Em 2002, ele deixou a Globo para se enveredar em outras experiências. Na Record, a partir de 2005, escreveu três novelas, a última, Ribeirão do Tempo (2010), tinha um tom político muito forte na história. “Gosto muito da questão política. Quando jovem, era militante, é um negócio que me atrai. E também gosto da ironia. A ironia é perigoso, como um alçapão que cai todo mundo dentro”, afirma.
Série x Novela
Marcílio confessa que prefere escrever séries e questiona o futuro da telenovela. “Série é mais moderno, é um formato que hoje em dia está mais em voga. A novela não será dominante como tem sido hoje”, acredita. O autor já escreveu duas séries, mas que ficaram só na primeira temporada (A Lei e o Crime e Fora de Controle). Já para Plano Alto, o autor está terminando de roteirizar a segunda temporada. “Escrever série é mais difícil. O seriado é uma dramaturgia mais exigente. É menor, mas é mais concentrada. A gente precisa desenvolver mais séries”, finaliza.

Written By

Apaixonada por TV, séries, Realities e novelas. Escrevo como fã disso tudo que tanto amo, sendo uma das mais antigas do Tudo Pop.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas