Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Trabalho com cachorro

trabalho-com-cachorro

A presença de animais no escritório reduz o estresse, facilita a interação entre funcionários e ainda aumenta a produtividade

Em menos de um ano, Mirra já conquistou um posto de destaque em uma agência de publicidade paulistana – mas não é com o diretora ou gerente. A vira-lata preta é a mascote do escritório e mora nas mesmas instalações onde trabalham 100 pessoas. A ideia veio do dono, Cláudio Xavier, que chamou funcionários que já tinham ou gostavam de cachorro para validar a sugestão de adotar a cadelinha e poder contar com colaboradores para passeios diários, inclusive nos feriados, pet shop e vacinas. 

Em muitas empresas os animais de estimação fazem parte de uma política que ajuda a melhorar o ambiente de trabalho e a relação entre as pessoas. Quem pode levar ou conviver com um pet enquanto exerce a profissão produz níveis mais baixos de cortisol, hormônio associado ao estresse, comprova uma pesquisa americana. Publicado em 2012 no International Journal of Workplace Health Management, o experimento mediu que o nível de cortisol entre os funcionários que levaram os cachorros diminuiu 70% na comparação com aqueles que não levaram. Os cientistas notaram também que um animal presente aumenta a interação entre funcionários. O clima fica mais amigável até entre cargos hierárquicos diferentes, o que dá espaço para maior criatividade e satisfação. 
Luciane Mônaco, supervisora de criação na agência New Style, diz que a presença de Mirra foi positiva para as duas partes: “Ela trouxe um ganho de astral e energia muito grande. A gente volta de uma reunião e, ao cruzar com ela, naturalmente já dá uma distensionada – o que é produtivo. Por outro lado, a cadelinha também está feliz porque carinho aqui não falta”. 
Em busca de um clima de trabalho menos formal, a publicitária Lívia Pretti cria dois gatos na sua empresa, a Absoluto, também na capital paulista. Mutante e Yoda, com 8 e 7 anos respectivamente, passeiam livremente pelas bancadas da equipe. “Os cachorros e gatos dos funcionários também são bem-vindos. Basta avisar”, conta Lívia, que sempre avisa os candidatos às vagas na empresa que é preciso sim gostar de animais para trabalhar lá. Afinal, é possível que um gato esteja dormindo no seu computador quando você chegar. 
Levar animais ao escritório é uma campanha articulada há mais de 15 anos pela organização Pet Sitters Internacional, que promove anualmente o Take Your Dog to Work Day, dia ofi cial para levar seu cachorro ao trabalho. Além de encorajar empresas a permitir animais de estimação, o objetivo é facilitar ações com a comunidade e, claro, incentivar a adoção. No site deles (petsit.com/takeyourdog), há um manual com orientações de conduta para empresas interessadas na prática. Para que a ideia dê certo é preciso que animais, visitantes ou empregados sejam sociáveis – afinal, gatos e cães ficam nos ambientes, ao alcance de um afago. No caso de Mirra, ela se adaptou rapidamente e logo deixou de fazer xixi nas escadas. Ganhou até sua caricatura grafitada nas paredes do prédio e tem fotos publicadas no Facebook da empresa. É realmente a funcionária do mês, todos os meses. 

Written By

Apaixonada por TV, séries, Realities e novelas. Escrevo como fã disso tudo que tanto amo, sendo uma das mais antigas do Tudo Pop.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas