Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Provocações do bem

provocacoes-do-bem

Ao transformar a cidade em galeria de arte, ele sequestra o olhar e instiga a população a refl etir sobre as agruras do planeta e o abandono das metrópoles

Eduardo Srur, proprietário da Attack Intervenções Urbanas, na capital paulista, é o artista por trás das garrafas PET gigantes no Rio Tietê, dos caiaques tripulados por bonecos no Rio Pinheiros e outros seres de plástico sobre trampolins instalados em pontes. Suas motivações? Aguçar a reflexão.
1- Como você se apropria do espaço público?
Procuro as prefeituras ou os órgãos responsáveis pelo local no qual quero interferir e também a iniciativa privada, cujos recursos viabilizam as obras. Muitas vezes, encontro resistências porque concebo projetos que trazem uma provocação aos erros da sociedade. Mas o papel da arte é esse: provocar pensamentos fora da zona de conforto. O que, não raro, incomoda as autoridades e os patrocinadores, que hesitam entre apoiar ou não.  
2- A arte pode mexer com as pessoas de tal forma a favorecer um futuro mais verde?
Busco, de forma simbólica, criar condições para a reconexão do homem com a natureza dentro do espaço urbano, um lugar tão difícil para encontrar essas conexões. Meu trabalho contribui para um futuro mais sustentável, talvez, num aspecto lúdico, fazendo com que o cidadão passe a enxergar de novo um rio poluído, uma ponte de concreto ou um hospital abandonado e comece a refletir sobre o assunto.
3- Temperar as intervenções com humor e crítica social é o segredo para atingir a grande massa? 
O humor é um bom caminho para me aproximar do público, mas não de forma debochada. Procuro despertar o senso crítico das pessoas com esse equilíbrio. Uma das mágicas da intervenção urbana é o fato dela atingir a todos indistintamente. Qualquer pessoa impactada pela mensagem que transmito tem a possibilidade de se aproximar desse maravilhoso universo da arte e de responder a isso com a sua interpretação.

Advertisement

Recomendas

Música

Festival promete agitar o Villa Lobos com um line-up incrível

Famosos

A atriz pornô Stormy Daniels já fez mais de 100 filmes

Curiosidades

Bilionários como dono do Facebook investem em bunkers para se proteger de apocalipse

Esporte

Palmeiras derrotado pelo Atlético Paranaense em Barueri

Últimas

Esporte

Um novo amanhecer de glória para o Esporte Clube Bahia

Tudo Sobre

O talento de Bruno Mars, inspirado no deus Marte

Música

Datas de shows de Bruno Mars causam confusão e viram caso de polícia

Netflix

As complexidades da vida em "Limites", um filme que vai além do convencional!

Esporte

Tite e Flamengo estão muito próximos de um vexame histórico

Especial para você

Advertisement