Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Por amor e instinto

por-amor-e-instinto

Dois livros recém-lançados mergulham em histórias reais de animais e mostram como eles podem transformar a vida das pessoas

Amante de pássaros e da falcoaria desde a infância, a escritora inglesa Helen Macdonald decidiu comprar e treinar um açor – temida ave de rapina – quando estava tomada por uma depressão após a morte de seu pai. Foi assim que em 2007 viajou até a Escócia para buscar Mabel, uma companheira de luto nada convencional. 

Criar uma relação de confiança com a ave não era exatamente um consolo para a tristeza, mas uma fuga dela. “Logo percebi que não poderia domesticar esse luto. Pensei, então, que poderia domar um falcão”, relatou Helen durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano. A busca da autora por superação e sentido ao lado de uma criatura selvagem deu origem ao livro F de Falcão, um sensível best-seller internacional recém-lançado no Brasil pela Intrínseca.
Helen, que não matava nem uma mosca, de repente se viu em contato com o instinto do animal e sua caça. Levava Mabel para capturar coelhos e, à medida que mais entrava nesse contato direto com a natureza, mais distanciava-se das dores humanas da alma. O tempo em que ficou isolada treinando o falcão, ela conta, a fez olhar para o mundo de forma a observá-lo em toda a sua beleza, crueldade também, mas, principalmente, sem espaço para lamentos e outras emoções. Até um ponto em que se sentiu pronta para retomar a própria “vida”.  
A reconstrução e o autoconhecimento tratados de forma profunda e literata pela inglesa também são estimulados na convivência com outros animais – menos selvagens – no nosso dia a dia. Os vínculos criados com nossos pets possibilitam fugas momentâneas de problemas e estresse. Ao correr no parque com o cachorro, estamos sendo mais instinto e deixando para trás angústias. Ao rolar no chão com o gato estamos deixando para trás a preocupação com o horário ou o trabalho. 
Para Maria Esther Maciel, professora da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do retrato de animais na literatura, somos contagiados por alguns aspectos dessa troca afetiva com os bichos. Emprestamos nossas características para eles e ficamos mais “animalizados” também. “São mundos cheios de porosidade”, diz ela, dona da cadela Lalinha. 
Enquanto Helen deixa o falcão Mabel narrar parte da história, o jornalista Roberto Kaz, por sua vez, dá voz a outros animais na sua coletânea de reportagens (O Livro dos Bichos, Companhia das Letras). Traz o perfil de um touro reprodutor, de um camundongo que foi ao espaço, e, entre outros, do macaco Tião, famoso por ter sido candidato à eleição para prefeito no Rio de Janeiro de 1988. A obra permite um singular exercício empático: pensar sobre a fome, vontade e sofrimento de um bicho muda algo em nós. 
De forma parecida, pode-se dizer que não é preciso adestrar um falcão para reinventar-se. Mas conhecer a experiência de alguém que passou por isso pode ser um revigorante começo. Aí está o curioso desses dois livros: neles, os animais representam o elo com uma realidade bruta que nos ajuda a dilatar a compreensão das coisas. 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Recomendadas

Televisão

Luciano Huck mostrou lembrança no "Domingão" e emocionou a amiga

Famosos

Influenciadora deixou seguidores babando com sua beleza nesta sexta (4)

Música

Brasileira está indicada no maior prêmio da música mundial na categoria "Artista Revelação"

Big Brother Brasil

Sister deixou escapar em conversa dentro da casa o affair com o cantor

Música

Cantora brasileira concorre na categoria Artista Revelação

Economia

Daniel Vorcaro, Mauricio Quadrado e Augusto Lima compraram 80% do projeto, que inclui hotel, restaurantes e torre residencial

Especial para você

Bombando

Aline Campos, modelo, influenciadora digital e musa fitness, arrasou de biquíni com seu ‘tbt’ na tarde desta quinta-feira (02) em seu Instagram oficial. Isto...

Televisão

Jornalista icônica da TV Globo tinha 73 anos e lutava contra um câncer

Famosos

Astrologia prevê que os nascidos em peixes podem revisitar a carreira profissional para cuidar do lado psicológico

Carnaval

Cantora começa o ano aquecendo a chegada do Carnaval e cercada de fãs e amigos

Famosos

Ator que faz o Capitão América mostrou uma retrospectiva com momentos divertidos ao lado da amada

Música

Cantora ex-RBD também figurou entre as mais tocadas no Spotify Brasil

Bombando

Influenciadora compartilha registros da noite de Natal e gera reações

Bombando

Modelo ostenta beleza e boa forma e ganha elogios

Advertisement