Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Pontos no cardápio

pontos-no-cardapio

Alguns ingredientes fazem uma grande diferença na saúde nossa de cada dia. Considere-os na sua próxima ida ao supermercado – eles ajudam a prevenir o câncer

No dia 25 de julho passado, o Instituto Nacional do Câncer colocou no ar um site especializado em alimentação e prevenção do câncer reforçando a estreita relação entre ambos. Alimentação inadequada é a segunda causa evitável de câncer. O mesmo que dizer que uma dieta à base de frutas, verduras, legumes e grãos integrais e pobre em alimentos ultraprocessados, gorduras e calorias pode prevenir 20% dos casos da doença e evitar 35% das mortes associadas a ela. Quando a doença já está instalada, a alimentação correta também pode ajudar, contribuindo para que o corpo esteja em melhores condições para combater o tumor (junto com o tratamento convencional). O site enfatiza ainda que não há alimento (nenhum) capaz de curar o câncer, mas sugere o que incluir e o que evitar (adoçantes artificiais, excesso de sal, açúcar, álcool, conservantes, carne vermelha) em prol de uma saúde desejável. Elencamos alguns ingredientes que merecem entrar no cardápio e ganhar maior protagonismo na extensão do seu bem-estar. 

Nozes
 Os frutos oleaginosos são uma fonte importante de vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina E (antioxidantes) além de minerais como cálcio, ferro, magnésio, zinco e selênio. As nozes ainda destacam-se pelo teor de ômega-3, uma gordura fundamental no combate ao câncer e contra o mau colesterol. As castanhas-do-pará, por sua vez, são ricas em isoflavonas e selênio, as avelãs, em ácido fólico. Mas, atenção, elas complementam o cardápio. Algumas por dia já cumprem sua função. “Lembre-se de alternar o consumo de grãos, castanhas e sementes, em vez de consumir apenas um tipo todo dia ou até mesmo toda semana. Se você consumir um alimento com muita frequência, o organismo poderá desenvolver uma sensibilidade em relação à ele, e o consumo de uma grande variedade de alimentos proporciona mais nutrientes”, alertam os autores do livro Você Pode Ter uma Vida Saudável, de Louise Hay, Ahlea Khadro e Heather Dane (ed. Academia). 

Maça
Você já deve ter ouvido a expressão One apple a day keeps the doctor away. Em tradução livre, uma maçã por dia mantém a pessoa sadia. E esse efeito parece ser cada vez mais verdadeiro, comprovado por causa das fibras solúveis que limpam o organismo. Viva a pectina! Optar por alimentos orgânicos é sempre o ideal, pois, além de contribuírem para a preservação do meio ambiente e para a agricultura familiar, são mais saudáveis. Entretanto, se não for possível adquiri-los, considere essa informação: “Existem evidências de que os benefícios da ingestão de frutas, legumes e verduras na prevenção do câncer superam os malefícios do consumo desses alimentos com resíduos de agrotóxicos”, informa o recém-lançado site do Instituto Nacional do Câncer. 

Cebola
Evidências indicam que a cebola, assim como o alho, ajuda a prevenir o câncer. Ela é um dos alimentos mais polivalentes do mundo. Rica em vitaminas B e C e em minerais, substâncias muito importantes para o funcionamento de nosso sistema antioxidante e para a eliminação dos radicais livres prejudiciais. No livro Minha Vida Anticâncer – Dicas de Alimentação e Hábitos Saudáveis para Prevenir e Tratar a Doença (ed. Sextante), a médica espanhola Odile Fernández Martínez escreve que, por suas propriedades, “a cebola faz o câncer chorar” e prolonga a vida. Além de ativar a secreção dos sucos gástricos, favorecendo a manutenção da flora intestinal e, assim, ajudar na eliminação geral de toxinas do organismo, são a fonte mais abundante em bioflavonoides, muito ativos no combate aos tumores de cólon, cérebro, estômago, próstata, ovário, colo do útero, mama e também à leucemia.
Coco
 “Coco é bom de qualquer jeito”, defende a escritora especializada em culinária natural Sonia Hirsch no livro Paixão Emagrece, Amor Engorda. Segundo ela, a água de coco verde é nutritiva e refrescante, com fama de dissolver cálculos renais. O óleo, quando extraído a frio, ajuda a aumentar a imunidade, acelerar o metabolismo e a digestão, combater infecções, além de ser anti-inflamatório. A gordura, composta de ácidos graxos de cadeia média é benéfica para o organismo. “Vai direto para o fígado virar energia (com menos calorias e mais potência que as gorduras convencionais)”, diz. “Vale ralar e misturar na salada, no arroz já cozido, no mingau, levar à mesa em potinhos à moda hindu.” E se a intenção é reduzir a quantidade de adoçantes artifi ciais e açúcar da dieta, como recomenda o Instituto Nacional do Câncer, vale optar pelo açúcar de coco, uma opção para lá de palatável.

Probióticos
Alguns tipos de bactérias são benéficos para o nosso intestino. É o caso das bifidobactérias e dos lactobacilos. Entre os lactobacilos destacam-se o Lactobacillus acidophillus e o Lactobacillus bifidus, considerados bactérias probióticas que inibem o crescimento das células do câncer de cólon. “Por facilitarem a evacuação e prevenirem a prisão de ventre, impedem que substâncias tóxicas presentes nos alimentos fi quem muito tempo em contato com o intestino”, explica Odile Fernández Martínez em seu livro Minha Vida Anticâncer. Essa desintoxicação é possível por meio da ingestão de alguns tipos de iogurte (com probióticos adicionados) e quefir. No caso deste último, há muitos estudos que mostram seus benefícios na absorção de nutrientes ou como imunomodulador, antibacteriano e inibidor de alguns tipos de metástase (em ratos). E é uma boa saída para quem tem leve intolerância à lactose.

Written By

Apaixonada por TV, séries, Realities e novelas. Escrevo como fã disso tudo que tanto amo, sendo uma das mais antigas do Tudo Pop.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas