Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Pontos no cardápio

pontos-no-cardapio

Alguns ingredientes fazem uma grande diferença na saúde nossa de cada dia. Considere-os na sua próxima ida ao supermercado – eles ajudam a prevenir o câncer

No dia 25 de julho passado, o Instituto Nacional do Câncer colocou no ar um site especializado em alimentação e prevenção do câncer reforçando a estreita relação entre ambos. Alimentação inadequada é a segunda causa evitável de câncer. O mesmo que dizer que uma dieta à base de frutas, verduras, legumes e grãos integrais e pobre em alimentos ultraprocessados, gorduras e calorias pode prevenir 20% dos casos da doença e evitar 35% das mortes associadas a ela. Quando a doença já está instalada, a alimentação correta também pode ajudar, contribuindo para que o corpo esteja em melhores condições para combater o tumor (junto com o tratamento convencional). O site enfatiza ainda que não há alimento (nenhum) capaz de curar o câncer, mas sugere o que incluir e o que evitar (adoçantes artificiais, excesso de sal, açúcar, álcool, conservantes, carne vermelha) em prol de uma saúde desejável. Elencamos alguns ingredientes que merecem entrar no cardápio e ganhar maior protagonismo na extensão do seu bem-estar. 

Nozes
 Os frutos oleaginosos são uma fonte importante de vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina E (antioxidantes) além de minerais como cálcio, ferro, magnésio, zinco e selênio. As nozes ainda destacam-se pelo teor de ômega-3, uma gordura fundamental no combate ao câncer e contra o mau colesterol. As castanhas-do-pará, por sua vez, são ricas em isoflavonas e selênio, as avelãs, em ácido fólico. Mas, atenção, elas complementam o cardápio. Algumas por dia já cumprem sua função. “Lembre-se de alternar o consumo de grãos, castanhas e sementes, em vez de consumir apenas um tipo todo dia ou até mesmo toda semana. Se você consumir um alimento com muita frequência, o organismo poderá desenvolver uma sensibilidade em relação à ele, e o consumo de uma grande variedade de alimentos proporciona mais nutrientes”, alertam os autores do livro Você Pode Ter uma Vida Saudável, de Louise Hay, Ahlea Khadro e Heather Dane (ed. Academia). 

Maça
Você já deve ter ouvido a expressão One apple a day keeps the doctor away. Em tradução livre, uma maçã por dia mantém a pessoa sadia. E esse efeito parece ser cada vez mais verdadeiro, comprovado por causa das fibras solúveis que limpam o organismo. Viva a pectina! Optar por alimentos orgânicos é sempre o ideal, pois, além de contribuírem para a preservação do meio ambiente e para a agricultura familiar, são mais saudáveis. Entretanto, se não for possível adquiri-los, considere essa informação: “Existem evidências de que os benefícios da ingestão de frutas, legumes e verduras na prevenção do câncer superam os malefícios do consumo desses alimentos com resíduos de agrotóxicos”, informa o recém-lançado site do Instituto Nacional do Câncer. 

Cebola
Evidências indicam que a cebola, assim como o alho, ajuda a prevenir o câncer. Ela é um dos alimentos mais polivalentes do mundo. Rica em vitaminas B e C e em minerais, substâncias muito importantes para o funcionamento de nosso sistema antioxidante e para a eliminação dos radicais livres prejudiciais. No livro Minha Vida Anticâncer – Dicas de Alimentação e Hábitos Saudáveis para Prevenir e Tratar a Doença (ed. Sextante), a médica espanhola Odile Fernández Martínez escreve que, por suas propriedades, “a cebola faz o câncer chorar” e prolonga a vida. Além de ativar a secreção dos sucos gástricos, favorecendo a manutenção da flora intestinal e, assim, ajudar na eliminação geral de toxinas do organismo, são a fonte mais abundante em bioflavonoides, muito ativos no combate aos tumores de cólon, cérebro, estômago, próstata, ovário, colo do útero, mama e também à leucemia.
Coco
 “Coco é bom de qualquer jeito”, defende a escritora especializada em culinária natural Sonia Hirsch no livro Paixão Emagrece, Amor Engorda. Segundo ela, a água de coco verde é nutritiva e refrescante, com fama de dissolver cálculos renais. O óleo, quando extraído a frio, ajuda a aumentar a imunidade, acelerar o metabolismo e a digestão, combater infecções, além de ser anti-inflamatório. A gordura, composta de ácidos graxos de cadeia média é benéfica para o organismo. “Vai direto para o fígado virar energia (com menos calorias e mais potência que as gorduras convencionais)”, diz. “Vale ralar e misturar na salada, no arroz já cozido, no mingau, levar à mesa em potinhos à moda hindu.” E se a intenção é reduzir a quantidade de adoçantes artifi ciais e açúcar da dieta, como recomenda o Instituto Nacional do Câncer, vale optar pelo açúcar de coco, uma opção para lá de palatável.

Probióticos
Alguns tipos de bactérias são benéficos para o nosso intestino. É o caso das bifidobactérias e dos lactobacilos. Entre os lactobacilos destacam-se o Lactobacillus acidophillus e o Lactobacillus bifidus, considerados bactérias probióticas que inibem o crescimento das células do câncer de cólon. “Por facilitarem a evacuação e prevenirem a prisão de ventre, impedem que substâncias tóxicas presentes nos alimentos fi quem muito tempo em contato com o intestino”, explica Odile Fernández Martínez em seu livro Minha Vida Anticâncer. Essa desintoxicação é possível por meio da ingestão de alguns tipos de iogurte (com probióticos adicionados) e quefir. No caso deste último, há muitos estudos que mostram seus benefícios na absorção de nutrientes ou como imunomodulador, antibacteriano e inibidor de alguns tipos de metástase (em ratos). E é uma boa saída para quem tem leve intolerância à lactose.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Recomendadas

Séries

Série "Desalma" da Globoplay iria para terceira temporada

Famosos

Estrela de Hollywood vende sua propriedade em Beverly Hills

Famosos

Ex-BBB e ator quer ficar perto da família e revela ansiedade

Carnaval

Rainha da Vila Maria, Savia David curte ensaio técnico e fala sobre fantasia

Famosos

Atriz se filma em frente ao espelho e arrasa com "bumbum na nuca"

Séries

Conheça as séries de herói que estrearam na plataforma

Especial para você

Famosos

Ex-BBB e ator quer ficar perto da família e revela ansiedade

Bombando

Aline Campos, modelo, influenciadora digital e musa fitness, arrasou de biquíni com seu ‘tbt’ na tarde desta quinta-feira (02) em seu Instagram oficial. Isto...

Televisão

Jornalista icônica da TV Globo tinha 73 anos e lutava contra um câncer

Famosos

Astrologia prevê que os nascidos em peixes podem revisitar a carreira profissional para cuidar do lado psicológico

Carnaval

Cantora começa o ano aquecendo a chegada do Carnaval e cercada de fãs e amigos

Famosos

Ator que faz o Capitão América mostrou uma retrospectiva com momentos divertidos ao lado da amada

Música

Cantora ex-RBD também figurou entre as mais tocadas no Spotify Brasil

Bombando

Influenciadora compartilha registros da noite de Natal e gera reações

Advertisement