Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Pedro Paulo Rangel morre aos 74 anos

Ator estava internado com quadro de enfisema pulmonar

O ator Pedro Paulo Rangel tinha 74 anos e fez personagens marcantes nas telenovelas (Divulgação)
O ator Pedro Paulo Rangel tinha 74 anos e fez personagens marcantes nas telenovelas (Divulgação)

O ator Pedro Paulo Rangel morreu na madrugada desta quarta-feira, 21, às 5h40, no Rio de Janeiro. Ele tinha 74 anos e estava internado desde o dia 30 de outubro, na Clínica de Saúde São José, por complicações de um enfisema pulmonar. A informação foi confirmada pela hospital. Em maio, ele revelou que desde 2002 enfrentava uma doença pulmonar crônica, causada, segundo ele, por cigarro.

Dono de vasta carreira na TV e no teatro, ficou marcado por papéis como o otimista Poliana, amigo de Regina Duarte em Vale Tudo (1988), Calixto, conselheiro de Petruchio (Eduardo Moscovis) em O Cravo e a Rosa (2000) e Gigi, irmão da vilã Bia Falcão (Fernanda Montenegro) em Belíssima (2005), além das esquetes em que participou em clássicos do humor como TV Pirata (1989) e Viva o Gordo (1981).

Advertisement. Scroll to continue reading.

Nos palcos, fez parte de uma histórica montagem de Roda Viva dirigida por Zé Celso Martinez, em 1968, e recebeu inúmeras indicações e venceu prêmios importantes como o Molière, Shell, Sharp e o Troféu Mambembe, por obras como A Aurora da Minha Vida (1982), Machado em Cena, um Sarau Carioca (1989), Sermão da Quarta-Feira de Cinzas (1994) e SoPPa de Letra (2004).

Em 2006, sua carreira foi tema do livro Pedro Paulo Rangel: O Samba e o Fado, escrito por Tania Carvalho e lançado na Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial. A obra contava com longos depoimentos em primeira pessoa em que o ator discorria sobre seus trabalhos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Destacava sua predileção pelos palcos, algo que o acompanhou a vida inteira: “só no teatro você pode mostrar o que é realmente capaz de fazer, não tem truque, close no rosto, fazer mais uma vez. Não se repete até acertar”.

“Drama ou comédia? Em que gênero me sinto mais confortável? Não sei”. “Tenho uma dificuldade grande de chorar. Em cena e mesmo na vida”, dizia sobre o drama. Já sobre a comédia: “meu Deus, como é difícil! Comédia é tempo, ritmo, matemática. Se você perde um milionésimo de segundo, a piada não funciona. Aquele riso certo, a piada exata, um dia para de funcionar e é dureza reconquistar o momento”.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O início da carreira

Nascido em 29 de junho de 1948 no Rio, dia de São Pedro e São Paulo, só poderia ter esse nome. Quando criança, ouvia novelas, óperas e atrações musicais na rádio, mas não fazia ideia da existência dos palcos. Tudo mudou quando tinha 11 anos e conheceu Seu Zeli, um vizinho entusiasta do teatro amador. Passou a frequentar o Clube Minerva, mas não podia atuar pois, na época, as crianças eram feitas por mulheres.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Então, escreveu seu próprio espetáculo, Quando os Pais Entram de Férias. Na primeira apresentação, já foi um sucesso. Os atores mirins passaram a se fazer a peça também em outros clubes. Seus pais, funcionários públicos que almejavam uma vida estável ao filho, se preocupavam com o quanto ele gostava do mundo artístico.

Pouco depois, Zeli levou Pedro Paulo para substituir um ator que interpretava um príncipe na peça O Bruxo e a Rainha, da igreja Santa Terezinha. Foi no templo que conheceu Marco Nanini, ainda garoto. Os dois estudariam juntos tempos depois.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Na juventude, precisou servir ao Exército, mas ficou três meses “quebrando pedra” e o restante em uma função burocrática. O período também marcou um encontro inusitado: “foi assim que sobrevivi ao Exército. E também porque o meu sargento era o Martinho da Vila, que me deixava chegar mais tarde e me liberava mais cedo para eu ir para a escola”.

Também vimos Luto nestas notícias e fotos

Advertisement. Scroll to continue reading.

Irmã de Chitãozinho e Xororó morre em Campinas. Rosália Lima morreu nesta segunda (5) e dupla fez comunicado. Veja mais sobre Luto nessa notícia.

Vin Diesel presta homenagem a Paul Walker. Morte do ator de “Velozes e Furiosos” completou 9 anos nesta quarta (30) . Veja mais sobre Luto nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Marília Mendonça ainda é a mais ouvida no Spotify em 2022. Confira os rankings do ano da plataforma no Brasil e no mundo. Veja mais sobre Luto nessa notícia.

Atriz de “Fame” e Flashdance” morre nos Estados Unidos. Irene Cara era atriz e cantora vencedora do Oscar por hits como o do filme Flashdance . Veja mais sobre Luto nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Erasmo Carlos morre aos 81 anos. Cantor e compositor estava internado no Hospital Barra D’or, no Rio de Janeiro. Veja mais sobre Luto nessa notícia.

Atriz da série “Supernatural” morre aos 47 anos. Nicki Aycox não resistiu a uma leucemia e morreu na semana passada. Veja mais sobre Luto nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Gal Costa morre aos 77 anos. Assessoria da cantora confirmou a morte mas causa ainda é desconhecida . Veja mais sobre Luto nessa notícia.

Raul Gazolla desabafa após morte de Guilherme de Pádua; veja vídeo. Ator abriu o coração e falou tudo em vídeo publicado nas redes. Veja mais sobre Luto nessa notícia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Recomendadas

Séries

Série "Desalma" da Globoplay iria para terceira temporada

Famosos

Estrela de Hollywood vende sua propriedade em Beverly Hills

Famosos

Ex-BBB e ator quer ficar perto da família e revela ansiedade

Carnaval

Rainha da Vila Maria, Savia David curte ensaio técnico e fala sobre fantasia

Famosos

Atriz se filma em frente ao espelho e arrasa com "bumbum na nuca"

Séries

Conheça as séries de herói que estrearam na plataforma

Especial para você

Big Brother Brasil

Sister deixou escapar em conversa dentro da casa o affair com o cantor

Música

Cantora brasileira concorre na categoria Artista Revelação

Big Brother Brasil

Esposa do brother comentou nas redes a participação dele no programa

Famosos

SBT emite comunicado sobre estado do apresentador

Famosos

Atriz revela interesse em investir no Arsenal: "time favorito"

Famosos

Atriz encantou seguidores e ganhou vários elogios

Famosos

Cantora levou plateia ao delírio no seu "Ensaio da Anitta"

Big Brother Brasil

Fábio Gelonese, marido de Fred, mostrou harmonização facial feita pelo médico

Advertisement