Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Pedal que humaniza

pedal-que-humaniza

Há quem aposte na bicicleta como instrumento de subversão da (des)ordem estabelecida nas grandes cidades, já que é impossível pedalar pelas ruas sem desejar espaços públicos mais amigáveis

RENATA FALZONI, publisher do portal Bike é Legal.com e cicloativista em São Paulo, é formada em arquitetura. Descobriu cedo o valor da bicicleta como meio de transporte e há tempos repara em um dado curioso: sempre existem ciclistas por trás das mudanças sustentáveis que estão borbulhando nas nossas metrópoles.

1- Quando a bicicleta virou meio de transporte em São Paulo?
Além da questão lúcida, as bicicletas sempre estiveram relacionadas aos deslocamentos urbanos. As bikes entraram na cidade para ser meio de transporte dos imigrantes europeus que vieram trabalhar como operários nas novas fábricas. Mas essa memória foi perdida pela indústria automobilística que, nas últimas décadas, confinou os ciclistas a uma ideia de esporte de rendimento, artigo de luxo, elitista, o que não representa a realidade.
2– Trocar o carro pela magrela impulsiona as pessoas a aderirem a outros hábitos “verdes”?
Quando um cidadão passa a se locomover de bike, ele logo consegue listar uma série de problemas urbanos que antes passavam despercebidos, como os buracos nas calçadas e a falta de passarelas. Ele começa a questionar e a querer não apenas ciclovias novas, mas uma cidade mais acessível. Com isso, toda a cidade se humaniza porque é o interesse público falando mais alto do que o interesse privado.
3- O custo energético e ambiental do petróleo faz parte da consciência do novo cidadão ciclista?
Nenhum ciclista é perdulário de energia. No carro, o cidadão coloca R$ 200 de gasolina e não estabelece uma relação de gasto de energia. Na bike, o ciclista sabe quanto a mais de esforço precisará para carregar um presente de 2 kg na garupa para levar à festa do amigo. Além disso, a bicicleta é o único meio de transporte que não geraria uma crise energética se todos os habitantes do planeta resolvessem usá-la ao mesmo tempo.

Written By

Viciado em todos tipos de streaming (Netflix, Amazon, HBO Max, Globoplay, Disney e tudo mais), e uso meu vício para o bem de todos compartilhando o que descubro com os leitores. Curto praia, sol e beach tênis.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas