Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Maitê Proença fala sobre política, sexualidade e violência contra a mulher

maite-proenca-fala-sobre-politica,-sexualidade-e-violencia-contra-a-mulher

Linda, culta e muito bem informada, a atriz também contou detalhes da sua personagem em ‘Liberdade, Liberdade’

“Uma mulher com fortes contradições.” Assim Maitê Proença define a autoritária e sofrida Dionísia, de Liberdade, Liberdade. Ela enumera exemplos, como o fato de a personagem amar os protocolos, as regras da corte e ser extremamente católica. Ela sofreu com a violência sexual, física e psicológica do marido Terenciano (Jackson Antunes), mas tem um lado B forte. “Dionísia submete seus escravos à prática sexuais que ela comanda e, quando não sai do jeito que ela quer, manda para o pelourinho. Oh, que delícia!”, brinca a atriz. Nesse jogo de poder, o escravo Saviano (David Junior) é o objeto de desejo de Dionísia. Com um sorriso maroto, Maitê bota mais lenha na fogueira. “Acho que a Dionísia gosta um pouco do Saviano. Ele dá tanto prazer a ela, né? E é lindo. Novela é uma obra aberta…”, insinua a musa, de 58 anos.

Você vê alguma perspectiva de mudança em relação a todo o tipo de submissão a que muitas mulheres estão sujeitas até hoje? 
Vai demorar muito para mudar. É a escravidão da mulher que ainda existe. Nos países asiáticos, árabes, as mulheres são submetidas a terem filhos que elas não desejam, porque não têm dinheiro próprio, não têm direito à herança, não têm direito à educação e ao trabalho. Elas são escravas. E não é só nos países árabes. Isso acontece aqui do lado da nossa casa. Elas são obrigadas a ficar com homens que as espancam, porque não têm o que comer de outra forma. O marido é o emprego. É um problema muito sério.
Dionísia pode ajudar as mulheres a denunciarem essa violência? 
Pode ser. É bem possível, porque estamos fazendo de uma forma verdadeira. A melhor maneira de as pessoas falarem sobre as coisas, é ouvindo histórias. Sempre foi assim, desde que o mundo é mundo. 

Você acredita que a Dionísia tem alguma coisa da Maitê? 
Espero que sim, porque boto todos os meus sentimentos ali. A gente sempre tenta compreender os personagens. Da mesma maneira quando a gente é casado, é obrigado a engolir uma série de coisas que não quer, senão o relacionamento não é possível. Os filhos fazem coisas que a gente não aprova. E você continua amando essas pessoas. Assim são as relações humanas. O único lugar para poder interpretar o personagem com verdade é esse: o da aceitação completa daquilo.

A nudez na TV era vista com mais naturalidade. Hoje o público não tem aceitado mais tão bem… 
Houve abuso. E aí o público não gosta, porque sente que está sendo usado. Diz: ‘acha que sou tão bobinho? Por causa desse peito vão me pegar para a audiência?’ Aconteceu muito disso: uma vulgarização no uso da nudez. É bom fazer, quando é necessário, se vai contribuir para contar a história e não é só um mecanismo de caçar o telespectador. 
A novela tem um cunho político forte. E o Brasil pegando fogo justamente nesse segmento… 
Acho super apropriado. As histórias não mudam muito. A gente briga pelos mesmos direitos, desde sempre. A novela tem esse viés, que veio a calhar. Fico muito feliz que a gente esteja contando essa história agora, nesse momento de virada. Na trama é o período em que a corte estava chegando ao Brasil, estava introduzindo uma série de novidades culturais. No Brasil de hoje seria muito bem-vindo se a gente incentivasse a educação e a cultura no país, porque o povo só fica digno se tiver acesso a esses bens.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Recomendadas

Famosos

Influenciadora foi internada após diagnóstico de pielonefrite

Famosos

Influenciadora surge de biquíni e mostra plenitude da gestação

Famosos

Ator e sua esposa Letícia celebraram alta da filha do hospital após sete meses

Carnaval

Cantora mostrou mais um look exclusivo do "Ensaio da Anitta"

Famosos

Marc Anthony reuniu famosos em seu casamento com a modelo Nadia Ferreira

Música

Com pegada romântica, Taylor vive paixão intensa no videoclipe

Especial para você

Famosos

Astrologia prevê que os nascidos em peixes podem revisitar a carreira profissional para cuidar do lado psicológico

Carnaval

Cantora começa o ano aquecendo a chegada do Carnaval e cercada de fãs e amigos

Famosos

Ator que faz o Capitão América mostrou uma retrospectiva com momentos divertidos ao lado da amada

Música

Cantora ex-RBD também figurou entre as mais tocadas no Spotify Brasil

Bombando

Influenciadora compartilha registros da noite de Natal e gera reações

Bombando

Modelo ostenta beleza e boa forma e ganha elogios

Famosos

Atriz revelou o caso no programa "Que História é Essa, Porchat?"

Famosos

Atriz ganhou muitos elogios dos seguidores com sequência de fotos

Advertisement