Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Maitê Proença fala sobre política, sexualidade e violência contra a mulher

maite-proenca-fala-sobre-politica,-sexualidade-e-violencia-contra-a-mulher

Linda, culta e muito bem informada, a atriz também contou detalhes da sua personagem em ‘Liberdade, Liberdade’

“Uma mulher com fortes contradições.” Assim Maitê Proença define a autoritária e sofrida Dionísia, de Liberdade, Liberdade. Ela enumera exemplos, como o fato de a personagem amar os protocolos, as regras da corte e ser extremamente católica. Ela sofreu com a violência sexual, física e psicológica do marido Terenciano (Jackson Antunes), mas tem um lado B forte. “Dionísia submete seus escravos à prática sexuais que ela comanda e, quando não sai do jeito que ela quer, manda para o pelourinho. Oh, que delícia!”, brinca a atriz. Nesse jogo de poder, o escravo Saviano (David Junior) é o objeto de desejo de Dionísia. Com um sorriso maroto, Maitê bota mais lenha na fogueira. “Acho que a Dionísia gosta um pouco do Saviano. Ele dá tanto prazer a ela, né? E é lindo. Novela é uma obra aberta…”, insinua a musa, de 58 anos.

Você vê alguma perspectiva de mudança em relação a todo o tipo de submissão a que muitas mulheres estão sujeitas até hoje? 
Vai demorar muito para mudar. É a escravidão da mulher que ainda existe. Nos países asiáticos, árabes, as mulheres são submetidas a terem filhos que elas não desejam, porque não têm dinheiro próprio, não têm direito à herança, não têm direito à educação e ao trabalho. Elas são escravas. E não é só nos países árabes. Isso acontece aqui do lado da nossa casa. Elas são obrigadas a ficar com homens que as espancam, porque não têm o que comer de outra forma. O marido é o emprego. É um problema muito sério.
Dionísia pode ajudar as mulheres a denunciarem essa violência? 
Pode ser. É bem possível, porque estamos fazendo de uma forma verdadeira. A melhor maneira de as pessoas falarem sobre as coisas, é ouvindo histórias. Sempre foi assim, desde que o mundo é mundo. 

Você acredita que a Dionísia tem alguma coisa da Maitê? 
Espero que sim, porque boto todos os meus sentimentos ali. A gente sempre tenta compreender os personagens. Da mesma maneira quando a gente é casado, é obrigado a engolir uma série de coisas que não quer, senão o relacionamento não é possível. Os filhos fazem coisas que a gente não aprova. E você continua amando essas pessoas. Assim são as relações humanas. O único lugar para poder interpretar o personagem com verdade é esse: o da aceitação completa daquilo.

A nudez na TV era vista com mais naturalidade. Hoje o público não tem aceitado mais tão bem… 
Houve abuso. E aí o público não gosta, porque sente que está sendo usado. Diz: ‘acha que sou tão bobinho? Por causa desse peito vão me pegar para a audiência?’ Aconteceu muito disso: uma vulgarização no uso da nudez. É bom fazer, quando é necessário, se vai contribuir para contar a história e não é só um mecanismo de caçar o telespectador. 
A novela tem um cunho político forte. E o Brasil pegando fogo justamente nesse segmento… 
Acho super apropriado. As histórias não mudam muito. A gente briga pelos mesmos direitos, desde sempre. A novela tem esse viés, que veio a calhar. Fico muito feliz que a gente esteja contando essa história agora, nesse momento de virada. Na trama é o período em que a corte estava chegando ao Brasil, estava introduzindo uma série de novidades culturais. No Brasil de hoje seria muito bem-vindo se a gente incentivasse a educação e a cultura no país, porque o povo só fica digno se tiver acesso a esses bens.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Você também vai gostar disso

Televisão

A jornalista Poliana Abritta, que apresenta o Fantástico, compartilhou um desabafo após a morte do seu pai, José Martins Ferreira, que morrei de leucemia...

Famosos

A estudante de moda Sasha Meneghel casou com o cantor João Figueiredo, com quem namorava desde abril de 2019. O casal ficou noivo em fevereiro...

Famosos

A jornalista, que atualmente comanda um programa na TV Band, vai ganhar também um programa na BandFM e está de mudança para São Paulo

Famosos

Influenciadora revelou em um vídeo publicado nas redes sociais que vai tentar refazer o casamento com Arthur Aguiar

Famosos

Ex-mulher de Carlos Alberto de Nóbrega revelou que a depressão é uma luta silenciosa e muitas vezes incompreendida por quem não sofre

Famosos

O marido da atriz Glória Pires recebeu alta de hospital onde se internou para tratar da covid em Brasília.

Famosos

Marina Ruy Barbosa desembarcou em São Paulo com um disfarce, após voltar de viagem ao exterior com o novo affair Guilherme Mussi.

Famosos

O ator Tony Ramos recebeu a primeira dose da vacina contra a covid neste sábado (27) em um posto de vacinação no Rio de...

Advertisement