Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Mais que abrigo

mais-que-abrigo

Acreditar que é possível superar a extrema pobreza no país é a base do trabalho da ONG TETO, que recruta jovens voluntários para a construção de moradias de emergência em comunidades carentes

1- Por que o TETO aceita apenas jovens voluntários com idades entre 18 e 30 anos?

Partimos da ideia de que não é difícil acabar com a pobreza no mundo se tivermos esperança, qualidade mais comum entre os jovens. Na juventude, as utopias são reais. O TETO permite que os jovens assumam um papel de responsabilidade, de verdadeiros agentes sociais. Eles costumam ter uma posição mais crítica e acreditam que podem mudar o mundo. Além disso, serão futuras lideranças no governo, no terceiro setor.
2- Como é o trabalho de construção nas  comunidades?
Selecionamos assentamentos realmente precários, onde as casas são de papelão e lona. Os voluntários se dividem para escutar as famílias e levantar as principais demandas da comunidade. Em geral, a moradia é um ponto marcante e, por isso, organizamos mutirões para erguer casas com painéis de madeira, um jeito rápido de construir sem hierarquia entre os estudantes e as famílias, que são as verdadeiras protagonistas dessas soluções coletivas e sustentáveis.
3- Recentemente, vocês lançaram uma campanha para colocar a pobreza na pauta dos noticiários. Por que essa decisão?
Falar da pobreza traz angústia, é difícil mesmo. O termo ficou meio banalizado, como se fosse um problema invisível. Faltam políticas para integrar essas famílias, e isso gera uma relação de muita distância do outro, do restante da sociedade. Mas, quando você conhece os rostos, quando tem um sorriso ou um abraço, começa a criar outra realidade. É nisso que acreditamos
CAROLINA MATTAR, diretora executiva do TETO, estudou relações internacionais na USP. No terceiro setor, trabalhou com educação ambiental e na Cruz Vermelha na Espanha. Aos 25 anos, ela não acredita em ativismo de sofá. Confia mesmo é na força de um abraço que aproxima e transforma vidas.
 

Written By

Apaixonada por TV, séries, Realities e novelas. Escrevo como fã disso tudo que tanto amo, sendo uma das mais antigas do Tudo Pop.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Inteligência Artificial

Um dos maiores investidores da história é dono de parte da Apple desde 2016

Música

Banda ícone do metal sinfônico tem mais de 100 músicas no repertório

Música

Rainha do Pop traz a turnê "Celebration" ao Brasil

Últimas

Netflix

Adaptação de "The Talented Mr. Ripley" está entre as estreias

Tecnologia

Jensen Huang explicou sua visão sobre o futuro do processamento de vídeo

Tecnologia

Multinacional americana sofreu cyber ataque devastador

Saúde

Universidade de Oxford divulga resultados de pesquisa e aponta como minimizar o desenvolvimento da doença

Inteligência Artificial

Na "guerra" tecnológica, gigantes do serviço de cloud fecham parcerias com startups de IA

Mais notícias relacionadas