Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Mais que abrigo

mais-que-abrigo

Acreditar que é possível superar a extrema pobreza no país é a base do trabalho da ONG TETO, que recruta jovens voluntários para a construção de moradias de emergência em comunidades carentes

1- Por que o TETO aceita apenas jovens voluntários com idades entre 18 e 30 anos?

Partimos da ideia de que não é difícil acabar com a pobreza no mundo se tivermos esperança, qualidade mais comum entre os jovens. Na juventude, as utopias são reais. O TETO permite que os jovens assumam um papel de responsabilidade, de verdadeiros agentes sociais. Eles costumam ter uma posição mais crítica e acreditam que podem mudar o mundo. Além disso, serão futuras lideranças no governo, no terceiro setor.
2- Como é o trabalho de construção nas  comunidades?
Selecionamos assentamentos realmente precários, onde as casas são de papelão e lona. Os voluntários se dividem para escutar as famílias e levantar as principais demandas da comunidade. Em geral, a moradia é um ponto marcante e, por isso, organizamos mutirões para erguer casas com painéis de madeira, um jeito rápido de construir sem hierarquia entre os estudantes e as famílias, que são as verdadeiras protagonistas dessas soluções coletivas e sustentáveis.
3- Recentemente, vocês lançaram uma campanha para colocar a pobreza na pauta dos noticiários. Por que essa decisão?
Falar da pobreza traz angústia, é difícil mesmo. O termo ficou meio banalizado, como se fosse um problema invisível. Faltam políticas para integrar essas famílias, e isso gera uma relação de muita distância do outro, do restante da sociedade. Mas, quando você conhece os rostos, quando tem um sorriso ou um abraço, começa a criar outra realidade. É nisso que acreditamos
CAROLINA MATTAR, diretora executiva do TETO, estudou relações internacionais na USP. No terceiro setor, trabalhou com educação ambiental e na Cruz Vermelha na Espanha. Aos 25 anos, ela não acredita em ativismo de sofá. Confia mesmo é na força de um abraço que aproxima e transforma vidas.
 

Advertisement

Recomendas

Música

Festival promete agitar o Villa Lobos com um line-up incrível

Famosos

A atriz pornô Stormy Daniels já fez mais de 100 filmes

Curiosidades

Bilionários como dono do Facebook investem em bunkers para se proteger de apocalipse

Esporte

Palmeiras derrotado pelo Atlético Paranaense em Barueri

Últimas

Esporte

Um novo amanhecer de glória para o Esporte Clube Bahia

Tudo Sobre

O talento de Bruno Mars, inspirado no deus Marte

Música

Datas de shows de Bruno Mars causam confusão e viram caso de polícia

Netflix

As complexidades da vida em "Limites", um filme que vai além do convencional!

Esporte

Tite e Flamengo estão muito próximos de um vexame histórico

Especial para você

Advertisement