Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Ligações entre ciência e religião

ligacoes-entre-ciencia-e-religiao

De onde viemos? Como nossa vida começou? Qual é a origem do mundo? Essas são algumas das perguntas elaboradas pela ciência que também têm sido feitas há anos por diversas religiões. Confira a entrevista com o físico Marcelo Gleiser e entenda mais!

Ter a capacidade de explicar assuntos complexos como física e astronomia de uma forma simples e compreensível para todos não é algo que se aprende apenas na faculdade.

Por isso o físico brasileiro Marcelo Gleiser, de 59 anos, tornou-se um dos pesquisadores científicos mais conhecidos do país e um dos mais requisitados no mundo.

Os livros que escreveu, em especial os dois que foram premiados com o Jabuti, e as séries para a televisão, Poeira das Estrelas e Mundos Invisíveis, evidenciam a constante busca por repostas às clássicas perguntas “de onde viemos” e “como tudo começou”.

Outra característica marcante do pesquisador da Faculdade de Dartmouth, nos Estados Unidos, é mostrar que liberdade e felicidade dependem mais de escolhas do que de situações.

Veja o que mais ele nos conta nesta entrevista exclusiva para a Bons FluIdos a seguir:

O que é liberdade? 

Ser livre é poder escolher ao que se prender. Ninguém é completamente livre. Temos responsabilidades com nossa família, com nosso trabalho, com a comunidade em que vivemos, com os amigos.

Há leis… muitas regras a seguir. Porém, existe algo que vem de dentro em algumas pessoas, que é o desejo de trilhar um caminho que você escolhe, e não um que a vida escolhe por você. 

Essas pessoas, as que têm coragem de trilhar esse caminho, de seguir esse projeto de vida, são em geral
mais livres do que as outras.

Liberdade é necessária para uma pessoa ser feliz? 

Felicidade traz liberdade, e liberdade traz felicidade, é muito difícil um acontecer sem o outro. 

Se relacionarmos felicidade com a habilidade de criar momentos seus dentro da correria do dia a dia, então, para ser feliz é necessário ter a liberdade de criar esses momentos.

Por outro lado, é quando estamos livres, no sentido de estarmos traçando um caminho que nos completa como ser humano, que surgem as condições de sermos felizes. 

Escolhas são mais importantes que situações então?

O essencial é saber que mesmo quando estamos fazendo algo que parece ser o oposto de liberdade, como uma tarefa difícil no trabalho ou com um membro da família, ou até mesmo escalando uma montanha, podemos fazê-lo de forma especial.

Esse cuidado com o momento presente, com a escolha de qual caminho seguir, mesmo que seja um aparentemente mais difícil, junto do valor extra que damos a algo que estamos fazendo, seja lá o que for, traz uma realização inusitada e, com ela, a felicidade.

O truque é encontrar nas menores coisas algo de especial, mesmo que não seja óbvio. 

O quanto podemos conhecer do nosso mundo?

Podemos conhecer muito, mas não tudo. Porque muito do mundo permanece inacessível aos nossos sentidos e instrumentos. 

Há partes da realidade que permanecem além do conhecimento, e isso sempre será o caso, dado que os instrumentos de exploração têm limites, tanto físicos quanto tecnológicos.

 

Para ler a entrevista na íntegra, compre a revista Bons Fluidos – Ed. 229:

Written By

Apaixonada por TV, séries, Realities e novelas. Escrevo como fã disso tudo que tanto amo, sendo uma das mais antigas do Tudo Pop.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Famosos

Conheça o movimento internacional que tem como objetivo o equilíbrio entre a alimentação e o meio ambiente Na contramão da alimentação rápida – aquela...

Famosos

Centro de pesquisa em São Paulo promove um intercâmbio de conhecimentos no ensino de idiomas e da cultura dos países de origem de seus...

Famosos

Separamos três experiências únicas que o Templo Budista Chen Tien trará a você Se você planeja visitar Foz do Iguaçu (PR), reserve um momento...

Famosos

Ter um ou mais revisteiros em casa ajuda a estimular a leitura dos moradores e a manter cada cantinho de aconchego mais organizado e...