Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Frutos da vida

frutos-da-vida

Nóbile Bulhões Rocha sempre sonhou com um mundo mais verde. Ao lado da mulher já plantou mais de 20 mil árvores, reflorestando parte do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro

1- O senhor e sua mulher sempre plantaram sozinhos?

Sim. Começamos com três mudas de pau-brasil que ganhamos na Eco-92. Levamos ao Pão de Açúcar e um soldado disse para desistirmos, pois na pedra nada cresce, só capim. Retruquei: “Se eu consegui plantar no agreste, plantarei aqui”. Depois de um tempo, passamos a contar com voluntários. A partir daí, nunca mais paramos. Nossa alegria é ver árvores frondosas que vingaram (de jabuticabeira a jequitiba, espécies nativas) num lugar antes considerado morto.
2- De que forma vocês conseguiram esse resultado?
É preciso paciência. Primeiro tratamos de retirar o lixo do Costão, que estava debaixo da terra desde a época do Império. Se as raízes das árvores encontrarem lixo, elas morrem imediatamente (por isso só dava capim ali). Depois tem que cuidar da muda. Molhar, voltar lá, acompanhar. A árvore é como um fi lho, que queremos que cresça forte, por isso damos atenção. Quando essa árvore sobe, sentimos tanta alegria que é como viver nas nuvens.
3- Qual a importância das árvores na sua vida?
Plantei a primeira árvore aos 4 anos, no agreste, interior da Bahia, onde meu pai tinha uma fazenda. Eu andava com sementes no bolso e onde encontrava um espaço, plantava. Quando casei e mudei para o Rio, minha mulher disse que antes de morrer gostaria de reflorestar toda a cidade. É o que estamos tentando fazer: onde falta árvore, plantamos. Porque quando vejo uma árvore morta e seca, minha fi lha, é triste demais. Sinto como se fosse uma tragédia.
Graças ao trabalho do empresário NÓBILE BULHÕES ROCHA e sua mulher, SATICA ROCHA, o Pão de Açúcar é verde. O casal já reflorestou 50 mil m² do Costão Leste com frondosas árvores. Aos 78 anos, Nóbile, que nasceu no interior da Bahia, acredita que devemos cuidar d as árvores como nossos filhos.

Written By

Viciado em todos tipos de streaming (Netflix, Amazon, HBO Max, Globoplay, Disney e tudo mais), e uso meu vício para o bem de todos compartilhando o que descubro com os leitores. Curto praia, sol e beach tênis.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas