Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Especialista explica surto de Sérgio Hondjakoff

Intérprete de Cabeção na Malhação trava luta contra o vício

Sérgio Hondjakoff chocou a web ao aparecer transtornado em vídeo (Reprodução)
Sérgio Hondjakoff chocou a web ao aparecer transtornado em vídeo (Reprodução)

Sérgio Hondjakoff, de 37 anos de idade, o eterno Cabeção de “Malhação”, da Globo, está passando por um verdadeiro drama em sua vida. Nesta semana, a ator, que luta contra o vício em álcool e drogas, ameaçou seu pai de morte após um surto de abstinência.

Em entrevista ao programa “Balanço Geral”, da Record TV, Dona Carmen Lúcia, de 65 anos, mãe de Hondjakoff, fez um desabafo contando que o filho já foi internado mais de 10 vezes e está em surto há 6 dias. O ator está trancado dentro de casa na posse de uma barra de ferro e ameaçando quem quiser entrar na residência.

A IstoÉ Gente entrou em contato com a neuropsicanalista da USP Priscila Gasparini Fernandes, que explicou tudo sobre o ‘surto de abstinência’ de Sérgio Hondjakoff.

“Os usuários de drogas quando se tornam abusivos, aumentam o consumo sem se preocupar com os prejuízos físicos, mentais e sociais que estão associados ao uso. As drogas alteram a capacidade mental do ser humano (chamadas substancias psicoativas) e geralmente apresentam sintomas muito comuns, como, por exemplo: mentiras, culpar os outros por tudo, se isolar dos amigos, procurar outros grupos, fica emocionalmente comprometido e faz de tudo para conseguir a droga, passando por cima de valores pessoais, de vínculos familiares, manipulando e usurpando o que puder para ter o consumo, mudando drasticamente seu comportamento, humor e personalidade”, começou a Priscila Gasparini.

“Em um prazo médio, os prejuízos costumam afetar o sono, o peso, mudança de hábitos, alterações bruscas de humor, pensamentos ou ideações suicidas, pânico, ansiedade, delírios, podendo ate desencadear surtos psicóticos. O dependente químico não possui controle da quantidade do uso ou da sua própria vida. Seu principal foco é no uso de drogas e a forma de como obter mais uma dose, até mesmo antes de finalizar o consumo da substância que ainda possui”.

“O papel da família do dependente químico é amparar, mesmo que seja contra sua vontade, pois não tem mais discernimento, e nestes casos – a internação é a uma forma capaz de evitar que ele coloque sua vida em risco e de outras pessoas. Durante um período irá se revoltar com os familiares que optaram por interná-lo, mas depois irá ter entendimento de que foi feito o melhor por ele. É importantíssimo que a família neste processo lhe dê apoio fazendo com que o paciente se sinta seguro e confortável para prosseguir com o tratamento”, continuou.

“Nas clinicas para dependentes químicos há um equipe multidisciplinar, existe acolhimento psiquiátrico e psicológico, e também nutricional, o que irá ajudá-lo a encarar a abstinência, usando medicações de uso controlado, para liberar neurotransmissores (serotonina, endorfina e noradrenalina) para que ele fique bem e consiga o objetivo de sair da dependência e ter uma vida de qualidade. Em um primeiro momento deverá ser feito um processo de desintoxicação, onde ele será acompanhado por 24 horas, começar a aceitar sua realidade, admitir a necessidade de ser ajudado, que não consegue lidar com aquela situação, que tem medo”, finalizou a profissional.

Written By

Escrevo sobre bastidores dos famosos e o que estão aprontando. Seleciono o melhor das agências de notícias e produzo resumos 'topzeira' para quem tem pouco tempo pra se informar. Mineiro e fanático pelo Galo.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Inteligência Artificial

Um dos maiores investidores da história é dono de parte da Apple desde 2016

Música

Banda ícone do metal sinfônico tem mais de 100 músicas no repertório

Música

Rainha do Pop traz a turnê "Celebration" ao Brasil

Últimas

Inteligência Artificial

Empresário lança serviço de inteligência artificial para assinantes Premium

Inteligência Artificial

Estudo apresentou modelo de linguagem de grande escala com acesso a dados demográficos

Inteligência Artificial

Sam Altman investiu milhões em tecnologia de fusão nuclear

Cinema

Wes Anderson traz novo drama com o brilhante Ewan McGregor no papel principal

Tecnologia

Um dos mais populares plugins de SEO foi brecha usada por malware

Mais notícias relacionadas

Novelas

Resumo imperdível dos capítulos de hoje das principais novelas da TV Globo, Record TV e SBT

Novelas

Atriz está atualmente afastada das novelas

Big Brother Brasil

A atriz e influenciadora Valentina Bandeira se confirmou no programa em vídeo de dezembro de 2023

Novelas

Daniel Erthal fez parte do elenco da temporada de 2005 do folhetim

Novelas

Confira um resumo do capítulo desta quarta (3)

Novelas

Atriz surgiu em registro de família de Luiza Gabus Mendes, filha de Tato Gabus Mendes

Novelas

Emissora já decidiu a trama que deve iniciar no segundo semestre de 2024, com Chay Suede no elenco

Novelas

Folhetim de 1998 foi protagonizado por Rodrigo Faro