Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Em Velho Chico, o diretor Luiz Fernando Carvalho resgata o romantismo na saga que atravessa gerações

em-velho-chico,-o-diretor-luiz-fernando-carvalho-resgata-o-romantismo-na-saga-que-atravessa-geracoes

Conhecido pela parceria com Benedito Ruy Barbosa, Luiz Fernando Carvalho assina, mais uma vez, a direção artística de uma obra do autor: Velho Chico

A união começou em 1987, na novela Vida Nova. De lá pra cá, Benedito Ruy Barbosa e Luiz Fernando Carvalho colecionaram sucessos como Renascer (1993), O Rei do Gado (1996) e Meu Pedacinho de Chão (2014). Para a nova trama das 9, o diretor aposta no resgate das tradições sertanejas para apresentar um Brasil desconhecido. “O país tem uma dimensão étnica, estética e cultural muito além do que o mercado preconiza. O Brasil é amplo e não se traduz a uma única região”, garante o carioca, que teve de se “virar nos 30” para iniciar a produção às pressas, depois que Sagrada Família, a novela de Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari, foi adiada. 

O que Velho Chico irá mostrar?
O Brasil tem uma dimensão étnica, estética e cultural muito além do que o mercado preconiza. O país é amplo e não se traduz numa única região. A novela é um trabalho que não exclui as grandes emoções, através do combate dramático, do colorido, do contraste das pessoas, e essa mistura toda é a nossa riqueza. Quando escolhi Tropicália (interpretada por Caetano Veloso) como música-tema para Velho Chico, não optei pelo valor artístico, e sim por um pensamento bastante lúcido sobre o país, em que todas as camadas se misturam e dão a sensação de atemporalidade. A mensagem que queremos passar é que o sonho está dentro de todos nós. 
Como as histórias permeiam por todo o rio São Francisco?
O rio está morrendo. Mas o amor dos personagens ainda está lá. Ele é eterno e transcendente. Já o rio precisa de procedimentos políticos, de ações reais. A mistura de afeto e abandono forma o Velho Chico. Essa é uma história que buscamos representar o país no atual momento que o Brasil vivencia e o passado: a memória do rio cheio, a fartura, mas também a decadência dos políticos, a esperança, a potencia do sertão. 
As lendas que rondam o Velho Chico estarão na trama?
Naturalmente, ao se aproximar do Brasil, você se aproxima desse imaginário que é muito rico e desconhecido. Com a evolução das mídias, esses aparelhos domésticos ocuparam o lugar dos contadores de histórias, que viviam às margens do rio. Vamos reencontrar parte dessas fábulas, como a do Negro D’Agua. Velho Chico é um melodrama, mas é ainda mais abrangente, por lidar com o mágico. 
Qual foi sua orientação para o figurino e a cenografia?
O figurino é a segunda pele. Ele vai revestir os sentimentos e imaginação do intérprete. É um elemento que não é do ator, e sim da terceira pessoa que vai atravessar o espaço. A minha função é transformar o invisível em visível. O cenário tem a mesma importância na dimensão de sentimentos. Tem que evocar emoção. Fazer isso num Brasil com edificações abandonadas é um desafio enorme. Orientei para não construirmos nada, e sim restaurássemos. Vamos nos deparar com obras de arte na telinha. 
Como foi produzir uma novela como essa em pouco tempo?
Essa foi uma novela emergencial. Só exigi trabalhar com a equipe que havia pensado. Normalmente, uma novela é preparada com dois anos de antecedência. Nós fizemos toda a produção, que requer uma estrutura não apenas com o pensamento estético, mas também operacional, em apenas dois meses. 
Você usou o galpão de ensaios com os atores. Como ele ajudou?
É onde tudo começa e tudo termina. É um espaço sagrado, porque é um local de troca de experiências e construção coletiva. A quantidade de informação que o galpão recebe e troca diariamente, de certa forma, relativiza o tempo e conseguimos fazer a produção em pouco tempo. 
E sua parceria com o Benedito?
Ele sempre me deu liberdade para lançar meu olhar ao que entendia do texto. Sempre foi uma parceria espiritual. O legado que tenho da TV é minha relação com o Benedito.

Advertisement

Recomendas

Curiosidades

A fascinante história da VW Santana e do Jeep Cherokee que conquistaram a China

Música

O ápice da final da Copa América em Miami foi o show de Shakira

Esporte

Com virada sensacional Argentina vence Colômbia e é campeã

Esporte

Seleção Espanhola levanta a taça da Eurocopa 2024 com campanha perfeita

Séries

Cenas devem assustar os fãs e expectadores da série

Últimas

Esporte

Textor, o "rei dos pipoqueiros", ainda não superou o vexame e fracasso de 2023

Séries

Aegon II Targaryen não morreu, mas como será que ficou após ser queimado vivo pelo dragão do irmão Aemond?

Bombando

Donald Trump teria encenado uma armação? Teorias malucas borbulham na Internet

Bombando

Caso Iza e Yuri Lima: Traição, Bafão, Sex0 e tentativa de venda de imagens

Curiosidades

Escândalos e Traições: Famosas que Namoraram Jogadores de Futebol e Foram Traídas

Especial para você

Advertisement