Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Duas elefantas e uma história

duas-elefantas-e-uma-historia

Santuário para recuperação da espécie é montado na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, e vai receber suas primeiras moradoras

Costuma-se dizer: “Quem lembra de tudo tem ‘memória de elefante’”. A expressão é válida não apenas pelo tamanho do animal em questão mas porque ele é reconhecidamente capaz de acumular e reter conhecimento por décadas: lugares, vozes, aromas, rotas, habilidades. 

É possível, então, afirmar que Maia e Guida vão guardar na lembrança – e por muito tempo – o caminho histórico que estão prester a percorrer. As duas elefantas asiáticas vão viajar 1600 quilômetros: do cercado onde vivem em Paraguassu (MG) até uma propriedade na Chapada dos Guimarães (MT). Serão as primeiras moradoras do Santuário de Elefantes Brasil, o único do tipo na América Latina. 
A jornada dos animais começou, na verdade, há muito tempo: as duas foram capturadas ainda filhotes, 40 anos atrás, na Tailândia, e eram exibidas em um circo de Salvador até 2010, quando foram aposentadas dos picadeiros por determinação do Ibama. Desde então estavam sob os cuidados do advogado da atração, sem destino certo ou ambiente adequado.   
Os caminhos de Maia e Guida se cruzaram recentemente com o sonho da publicitária Junia Machado, presidente do Santuário. Nos últimos 12 anos ela largou a carreira, vendeu a própria empresa e resolveu dedicar-se à causa do seu animal favorito desde a infância.  A partir de 2010 Junia realizou um levantamento dos elefantes em cativeiro – são 50 na América do Sul e cerca de 5 mil no mundo –, tornou-se representante da ElephantVoices e começou a idealizar o Santuário com o apoio de especialistas que vieram de outros países para a empreitada. “Fui ao Quênia fotografar elefantes ameaçados pelo comércio de marfi m e quando voltei vi que os animais de cativeiro e em zoológicos aqui também precisam de nós, pois são mantidos em condições inadequadas para suas necessidades físicas e psicológicas”, conta ela. Até agora não havia no país opção ideal para abrigar os elefantes apreendidos. Como a exibição deles em espetáculos já é até proibida em alguns estados e municípios, criam-se casos como o de Maia, Guida e Ramba, que aguarda no Chile o dia de mudar-se para o Santuário. 
Em 2015, o Ministério Público determinou que as elefantas de Minas Gerais deveriam ficar sob a guarda do Santuário (a propriedade tem 1100 hectares, o sufi ciente para abrigar até 50 elefantes). Junia recebeu o telefonema decisivo e teve poucos meses para planejar a viagem tão inusitada. Doações e patrocínios possibilitaram a criação de caixas de transporte sob medida e um plano de ação para percorrer alguns dias na estrada com animais que pesam toneladas. Maia e Guida vão representar a inauguração triunfal do Santuário. Com ele, a região da Chapada, apontada como mística devido à sua natureza exuberante e ao seu campo eletromagnético, vai ser também referência de respeito a esses maravilhosos animais e das pessoas que vivem em função deles.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Recomendadas

Famosos

Atriz se filma em frente ao espelho e arrasa com "bumbum na nuca"

Séries

Conheça as séries de herói que estrearam na plataforma

Televisão

Luciano Huck mostrou lembrança no "Domingão" e emocionou a amiga

Famosos

Influenciadora deixou seguidores babando com sua beleza nesta sexta (4)

Música

Brasileira está indicada no maior prêmio da música mundial na categoria "Artista Revelação"

Big Brother Brasil

Sister deixou escapar em conversa dentro da casa o affair com o cantor

Especial para você

Bombando

Aline Campos, modelo, influenciadora digital e musa fitness, arrasou de biquíni com seu ‘tbt’ na tarde desta quinta-feira (02) em seu Instagram oficial. Isto...

Televisão

Jornalista icônica da TV Globo tinha 73 anos e lutava contra um câncer

Famosos

Astrologia prevê que os nascidos em peixes podem revisitar a carreira profissional para cuidar do lado psicológico

Carnaval

Cantora começa o ano aquecendo a chegada do Carnaval e cercada de fãs e amigos

Famosos

Ator que faz o Capitão América mostrou uma retrospectiva com momentos divertidos ao lado da amada

Música

Cantora ex-RBD também figurou entre as mais tocadas no Spotify Brasil

Bombando

Influenciadora compartilha registros da noite de Natal e gera reações

Bombando

Modelo ostenta beleza e boa forma e ganha elogios

Advertisement