Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Cura pela arte

cura-pela-arte

Gloria Pires encarna Nise da Silveira, médica que humanizou a psiquiatria ao levar afeto e liberdade criativa aos pacientes

No lugar da camisa de força, do isolamento e do eletrochoque: tinta, pincel e barro. Com esses ingredientes humanos e artísticos, a médica alagoana Nise da Silveira (1905-1999) revolucionou os tratamentos psiquiátricos praticados nos manicômios brasileiros até a segunda metade do século 20. “Eu não acredito em cura pela violência.” A contundência dessa frase-bandeira norteou sua vida e seu trabalho junto aos esquizofrênicos, tema do filme Nise – O Coração da Loucura, que estreou nos cinemas em 21 de abril, dirigido por Roberto Berliner e estrelado pela atriz Gloria Pires (na foto acima, ao lado de Fabrício Boliveira). 

Filmado durante dois meses no Instituto Nise da Silveira, antigo Hospital Psiquiátrico Pedro II, localizado no Engenho de Dentro, subúrbio carioca – onde ela trabalhou de 1944 a 1974 –, o longa retrata a batalha empreendida pela médica para firmar a reabilitação mental por meio da terapia ocupacional, método desprezado pela medicina da época. “É necessário se espantar, se indignar e se contagiar. Só assim é possível mudar a realidade”, defendia a mulher franzina e combativa que apostou no poder terapêutico de um ateliê de pintura e no convívio dos pacientes com animais domésticos – segundo ela, um meio de estimular a afetividade. Sua metodologia, baseada na exploração do inconsciente – caminho de expressão não verbal, próprio para transtornos de ordem psíquica –, é referência até hoje no Brasil e no exterior. 
Sob o olhar amoroso da psiquiatra, foram revelados grandes nomes das artes plásticas, como Emydgio de Barros, Raphael Domingues, Lucio Noeman e Fernando Diniz. O talento desses artistas, como mostra o filme, contagiou ainda mais o espírito dessa pioneira, fortalecida para seguir adiante. 
A produção ainda reconstitui o surgimento do Museu da Imagem do Inconsciente, fundado em 1952. Conhecido internacionalmente, o local expõe os trabalhos dos “clientes” de Nise e possui mais de 350 mil obras em seu acervo.
NISE – O CORAÇÃO DA LOUCURA
Imagem Filmes, 108 min

Written By

Apaixonada por TV, séries, Realities e novelas. Escrevo como fã disso tudo que tanto amo, sendo uma das mais antigas do Tudo Pop.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas