Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Como anda seu fígado?

como-anda-seu-figado?

O que pouca gente comenta é que, além de comida, o segundo maior órgão do corpo também metaboliza a energia vital e todas as nossas vivências diárias

Imagine um órgão capaz de executar mais de 500 funções – entre elas a de armazenar e metabolizar os nutrientes que ingerimos. Esse é o fígado. O que pouca gente comenta é que, além de comida, o segundo maior órgão do corpo também metaboliza a energia vital e todas as nossas vivências diárias. Uma angústia, um susto, uma notícia bacana, uma maldade, uma surpresa. Tudo entra ali. Se o fígado funciona bem, ótimo: estamos dispostos, mais alegres. Caso contrário, podemos sentir fraqueza, desânimo, tristeza, e até depressão. Os gregos antigos já sabiam disso, tanto que Hipócrates, o pai da medicina, cunhou a raiz da palavra melancolia, que quer dizer “bile negra”, referindo-se ao fluido produzido pelo órgão. “O fígado tem a ver com nossa vitalidade. É ele quem lida com a alimentação bruta, portanto precisamos nos apropriar dessa matéria quando comemos”, afirma Sheila Grande, médica antroposófica do Rio de Janeiro, fi liada à Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA). Segundo ela, além dos agrotóxicos, o açúcar refinado é o grande inimigo do fígado. Já os alimentos amargos são seus melhores aliados: rúcula, agrião chicória, boldo-do-chile, almeirão. “A água é o elemento do fígado, então é preciso não apenas beber água sufi ciente mas também verificar a qualidade do líquido que ingerimos”, lembra Sheila. Quando o desânimo parece estar muito acentuado, a médica sugere um tratamento com magnésio, mineral fundamental para que nossas células gerem energia ao organismo. Vale lembrar ainda que o fígado adora um ritmo saudável – isso inclui boas horas de sono e horários regulares de alimentação. 

Written By

Apaixonada por TV, séries, Realities e novelas. Escrevo como fã disso tudo que tanto amo, sendo uma das mais antigas do Tudo Pop.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Inteligência Artificial

Um dos maiores investidores da história é dono de parte da Apple desde 2016

Música

Banda ícone do metal sinfônico tem mais de 100 músicas no repertório

Música

Rainha do Pop traz a turnê "Celebration" ao Brasil

Últimas

Saúde

Universidade de Oxford divulga resultados de pesquisa e aponta como minimizar o desenvolvimento da doença

Inteligência Artificial

Na "guerra" tecnológica, gigantes do serviço de cloud fecham parcerias com startups de IA

Tecnologia

A agência de segurança cibernética dos EUA descobriu bug crítico de injeção de SQL

Criptomoedas

Cathie Wood, da Ark Invest, está otimista em relação ao futuro do Bitcoin

Netflix

"O Problema dos 3 Corpos" é baseada em uma das maiores obras de ficção científica recentes

Mais notícias relacionadas