Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Câncer: um dia de cada vez

cancer:-um-dia-de-cada-vez

A jornalista Daniella Zupo derruba os tabus que cercam a doença em websérie biográfica cheia de esperança

Outubro chega novamente em tons de rosa, lembrando que o câncer de mama atinge todos os anos 60 mil brasileiras, segundo o Inca, órgão do Ministério de Saúde dedicado ao controle e prevenção da enfermidade. Quanto mais se puder falar do assunto, com delicadeza e legitimidade, melhor. Há dez meses, a jornalista mineira Daniella Zupo recebeu esse diagnóstico. Em meio ao tratamento que envolveu quimioterapia, cirurgia de ressecção da mama e radioterapia, ela decidiu compartilhar sua experiência e elucidar um tema ainda cercado de desinformação e preconceito. O registro pessoal deu origem à websérie AHO – Amanhã Hoje É Ontem: Diário de um Câncer, veiculada gratuitamente no YouTube. A seguir, a diretora conta como aprendeu a redimensionar a vida após essa reviravolta:
Em suas pesquisas, o que mais a impressionou? 
Há muito esclarecimento sobre os efeitos colaterais do tratamento, mas eles não podem passar a definir o paciente. Em minhas buscas, senti falta de um registro mais sensível, que compartilhasse o impacto dessa experiência limite que é se ver confrontado com a morte e todas as reflexões que isso provoca. O compartilhamento dos efeitos colaterais, das perdas físicas e emocionais, pode ser positivo para umas pessoas, porém, se a leitura se restringe a isso, contribui-se para o pânico e a desinformação que cercam a doença, ainda vista como tabu.   
O que a ajuda a encarar o medo? 
Fé em Deus, apoio emocional da família e de amigos e confiança na equipe médica. Sobretudo, a confiança da minha fi lha de 10 anos na minha cura. Estou seguindo um tratamento integralista, que inclui terapia, acupuntura e meditação diária. Tenho reagido bem e estou confiante em bons resultados.   

Como sua vida se rearranjou a partir da notícia? 
Sempre fui uma workaholic e aprendi a ir me reprogramando lentamente. Voltei a cuidar mais do jardim, do cachorro, fazer leves caminhadas diariamente. Também voltei à leitura e a escutar discos antigos. São pequenas coisas poderosas para a alma. O câncer me ensinou a olhar para mim e para o outro com a mesma compaixão.
SERVIÇO 
Websérie AHO – Diário de um Câncer: veiculada às quintas, às 17h, até o final de outubro. As inscrições podem ser feitas no canal da série no YouTube:  youtube.com/daniellazupo | Mais informações: daniellazupo.com

Written By

Apaixonada por TV, séries, Realities e novelas. Escrevo como fã disso tudo que tanto amo, sendo uma das mais antigas do Tudo Pop.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas