Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Cameleônico, Marco Nanini se desdobra em vários personagens, graças aos disfarces do Pancrácio

cameleonico,-marco-nanini-se-desdobra-em-varios-personagens,-gracas-aos-disfarces-do-pancracio

O veterano admite: “Estou que nem um pinto no lixo (risos). Gostando muito!”

Basta ligar a TV em Êta Mundo Bom! para acompanhar as peripécias de Pancrácio. O divertido professor desempregado se veste com os mais diversos disfarces, na busca por dinheiro para se sustentar. Não falta criatividade a Pancrácio, que já se travestiu de ex-miss São Paulo, mendigo, mágico… Para dar vida ao amigo de Candinho (Sergio Guizé), Marco Nanini se desdobra em mil. “Esses personagens disfarçados precisam ter uma verdade, e esses tipos são interpretados não por mim e sim pelo Pancrácio”, afirma o ator, de 67 anos, que volta às novelas depois de 13 anos dedicados ao seriado A Grande Família, no qual vivia o inesquecível Lineu Silva. 

+ Marco Nanini: mil disfarces em um só
Já se acostumou com o ritmo louco que é gravar uma novela?
Nem é tão frenético assim. Nosso núcleo é dirigido por Jorge Fernando. Ele passa uma energia muito boa, tranquilidade e dá segurança. É mais fácil trabalhar assim. Além disso, encontrei uma equipe competente e talentosa, o que estimula você a estar na novela. Os atores também me receberam com carinho. Estou que nem um pinto no lixo (risos). Gostando muito. 
Com todos os disfarces que o Pancrácio usa, como é fazer muitos personagens em um só?
Eu fiquei assustado no início. Por mais que você estude e atente para as informações, inspiração é coisa que vem ou não. Esses personagens disfarçados precisam ter uma verdade, e esses tipos são interpretados não por mim e sim pelo Pancrácio. E ele tem uma vontade de atuar, então, fica muito chateado quando acha que não foi bem em um tipo ou outro. Aí tenta se superar no outro. É realmente um exercício muito legal. 
Dá muito trabalho se caracterizar para esses personagens?
A gente evita fazer dois personagens desses em um mesmo dia, porque a maquiagem é muito demorada. Quando estamos correndo, aí eu faço, mas são ossos do ofício. 
Como é viver um professor?
A profissão de professor é icônica. Uma função muito pouco valorizada, mas é fundamental. Pancrácio se distancia um pouco pela diferença de época. Hoje, o professor sofre com uma realidade terrível. O Pancrácio vive num mundo de ilusões e fantasia. Isso é bom para o personagem, porque dá um ar de loucura, um tempero que ajuda no humor e em várias passagens da trama. 

O bordão dele é muito marcante: “Tudo o que acontece de ruim na vida da gente é para melhorar!”
Ele é um professor de Filosofia. E gosta muito do livro Candido ou o Otimismo, do Voltaire, que brinca com a ideia de que tudo que acontece de ruim na vida da gente é para melhorar. O Pancrácio é a versão abrasileirada desse personagem. A relação com o Candinho é ótima, porque conhece desde recém-nascido e gostam-se muito um do outro. Por isso, ele vive repetindo essa frase para o amigo. 
Como é passar uma mensagem de otimismo para o público, com o país nessa crise terrível?
Esperança a gente tem, mas sempre desconfia um pouco. Eu mesmo desconfio um pouco de tudo. Mas é bom pensar assim, apesar da gente se enganar um pouco. É legal imaginar que você está ali pra fazer o bem. Não é a nossa realidade, principalmente, agora, pelo momento que estamos vivendo. É o que Pancrácio acredita. Um dos sabores da novela é justamente essa contradição: ele acredita, mas no fundo duvida. Qualquer conflito para o personagem é sempre bom. 
Acha que a novela pode mudar o modo de pensar do brasileiro?
A novela é um folhetim puro, com personagens bem definidos. É uma trama de época, retrata um mundo mais ingênuo, mais suave, mais lento, sem a loucura de agora. O bom é que mostra São Paulo crescendo e traz também a vida no campo. O público consegue respirar com a novela.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Você também vai gostar disso

Televisão

A jornalista Poliana Abritta, que apresenta o Fantástico, compartilhou um desabafo após a morte do seu pai, José Martins Ferreira, que morrei de leucemia...

Famosos

A estudante de moda Sasha Meneghel casou com o cantor João Figueiredo, com quem namorava desde abril de 2019. O casal ficou noivo em fevereiro...

Famosos

A jornalista, que atualmente comanda um programa na TV Band, vai ganhar também um programa na BandFM e está de mudança para São Paulo

Famosos

Influenciadora revelou em um vídeo publicado nas redes sociais que vai tentar refazer o casamento com Arthur Aguiar

Famosos

Ex-mulher de Carlos Alberto de Nóbrega revelou que a depressão é uma luta silenciosa e muitas vezes incompreendida por quem não sofre

Famosos

O marido da atriz Glória Pires recebeu alta de hospital onde se internou para tratar da covid em Brasília.

Famosos

Marina Ruy Barbosa desembarcou em São Paulo com um disfarce, após voltar de viagem ao exterior com o novo affair Guilherme Mussi.

Famosos

O ator Tony Ramos recebeu a primeira dose da vacina contra a covid neste sábado (27) em um posto de vacinação no Rio de...

Advertisement