Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Animais de inspiração

animais-de-inspiracao

Quando a companhia e o afeto de cães, gatos, passarinhos, papagaios… ou outros amigões é eternizada em obras de arte

Ora pela admiração de suas formas – atléticas como a de um puro sangue –, ora para documentar um comportamento que servirá de base para futuras pesquisas, os animais sempre estiveram presentes em registros humanos e em expressões artísticas. Bem mais além do que um elemento do cenário, eles são, para alguns pintores e escultores, o tema central: a musa inspiradora com focinho e patas. 

Fazendo desenhos de seus cachorros por diversão, a ilustradora Didi Cunha, de São Paulo, descobriu o prazer – e a oportunidade – de retratar animais de estimação também para outras pessoas. Criou então o Bichoteca, projeto pelo qual recebe fotos e descrições de pets para criar quadros sob encomenda. “Comecei a fazer porque gosto de bichos, foi uma inspiração. Fiz alguns de presente para amigos e vi que geravam impacto nas pessoas. Elas ficavam emocionadas”, conta. 
Essa história de se inspirar nos animais para fazer obra de arte vai longe no tempo. O mestre Leonardo da Vinci (1452-1519) fazia desenhos de cavalos, cães e felinos. Ticiano, outro importante pintor do século XV, retratou em algumas de suas pinturas a amizade do homem com os cachorros.
Segundo um estudo da artista plástica Juliana Copetti Hickmann publicado pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, esse interesse nunca cessou, e continuou a ser expresso ao longo dos séculos: “Em anos mais recentes, ganhou novas e diferentes configurações em diversas manifestações”. 
O brasileiro Aldemir Martins (1922-2006) ficou conhecido pela presença dos gatos em suas gravuras. Muitas de suas criações trazem a temática nordestina (Aldemir era cearense), mas foram as obras de animais que ganharam a simpatia do público em geral. “Começou a surgir gato. Todo mundo queria gato, todas as senhoras  queriam gatos. E eu faço gato até hoje”, disse ele em um documentário sobre seu trabalho. Quem tem bichinhos de estimação cria uma relação de afeto com obras que mostram as espécies, mesmo que em representações menos realistas. “Você volta seu olhar para isso e começa desejar ter algum objeto de decoração ligado a esse afeto, a esse companheirismo”, entende Didi, dona dos cães com alma e artista: Oscar Wilde e Ludovic. 
Como cães, gatos e outros animais hoje dividem a casa – e a vida – com seus tutores, há os que encomendam até ensaios fotográficos que eternizam essa relação especial. Ex-fotógrafo de celebridades, Lionel Falcon mudou o foco de suas lentes para esses habitantes domésticos. Com 30 anos de experiência, ele decidiu se especializar em imagens de pets e atualmente captura momentos e movimentos espontâneos. “O animal em si é lindo em todas as formas. Quero que o amor e o encantamento transmitidos por ele fi quem eternizados”, observa. 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Recomendadas

Séries

Série "Desalma" da Globoplay iria para terceira temporada

Famosos

Estrela de Hollywood vende sua propriedade em Beverly Hills

Famosos

Ex-BBB e ator quer ficar perto da família e revela ansiedade

Carnaval

Rainha da Vila Maria, Savia David curte ensaio técnico e fala sobre fantasia

Famosos

Atriz se filma em frente ao espelho e arrasa com "bumbum na nuca"

Séries

Conheça as séries de herói que estrearam na plataforma

Especial para você

Famosos

Ex-BBB e ator quer ficar perto da família e revela ansiedade

Bombando

Aline Campos, modelo, influenciadora digital e musa fitness, arrasou de biquíni com seu ‘tbt’ na tarde desta quinta-feira (02) em seu Instagram oficial. Isto...

Televisão

Jornalista icônica da TV Globo tinha 73 anos e lutava contra um câncer

Famosos

Astrologia prevê que os nascidos em peixes podem revisitar a carreira profissional para cuidar do lado psicológico

Carnaval

Cantora começa o ano aquecendo a chegada do Carnaval e cercada de fãs e amigos

Famosos

Ator que faz o Capitão América mostrou uma retrospectiva com momentos divertidos ao lado da amada

Música

Cantora ex-RBD também figurou entre as mais tocadas no Spotify Brasil

Bombando

Influenciadora compartilha registros da noite de Natal e gera reações

Advertisement