Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Andreia Horta revela toda sua emoção e orgulho por dar voz à luta de Joaquina/Rosa

andreia-horta-revela-toda-sua-emocao-e-orgulho-por-dar-voz-a-luta-de-joaquina/rosa

Em Liberdade, Liberdade, a atriz luta por justiça e independência: “Ela me leva a escavar o sentido original desses valores!”

Uma mulher forte e destemida, que clama por justiça e independência. Assim é Joaquina/Rosa, a protagonista de Liberdade, Liberdade. Antes de ser convidada para estrelar a novela das 11, Andreia Horta estava escalada para viver Tóia, personagem de Vanessa Giácomo em A Regra do Jogo (2015). Mas sua participação foi cancelada após Alexandre Nero ser confirmado no elenco da trama de João Emanuel Carneiro. O motivo alegado pela Globo foi que o público iria estranhar os atores formando par romântico, logo após serem pai e filha, em Império (2014). Além da novela, a atriz mineira, de 32 anos, será vista no filme Elis, previsto para estrear no dia 12 de maio.

Como é interpretar uma mulher tão forte quanto Joaquina?
Estou com sorte. A Joaquina é uma grande personagem. Uma mulher com a voz muito ativa para o seu tempo. Fui pesquisar como as mulheres brasileiras estavam organizadas na sociedade naquele momento. Joaquina me leva a descontaminar o sentido das palavras justiça e liberdade. Muitos associam esses termos de outra forma, devido a tanta sujeira por cima delas. Ela me leva a escavar o sentido original desses valores. E não está levantando nenhuma bandeira. Está falando das coisas como realmente são. 
Como é resgatar um período tão importante da história do Brasil?
Faz o nosso ofício valer a pena. Além de tudo, a novela é ambientada em Minas Gerais, minha terra. No colégio, quando a gente começou a estudar a Inconfidência Mineira, vi o quadro do Pedro Américo que era Tiradentes todo despedaçado. Foi um grande impacto pra mim. Agora, voltando a estudar, percebo que o movimento é uma voz atual porque ainda clama por coisas que já deveriam estar estabelecidas. É uma honra resgatar esse momento. 
Quais são os principais desafios na composição da Joaquina?
A Joaquina revelou pra mim que sou mais mulherzinha do que eu achava. Com aquela roupa, lutando, atirando, com tanta ação, com a peruca grande, achei desafiador. Fiz aulas desses esportes. Foram experiências incríveis. 
O que pretende despertar no público com a Joaquina?
Atuar é um ato de responsabilidade. Eu desejo despertar senso de justiça. Se tudo estiver justo, somos livres. 
Como é ser a protagonista de uma novela? Muita responsabilidade?
Levando em conta que a protagonista é quem está na ponta da história, é a minha primeira protagonista de novela sim. O momento está muito bom pra mim. Ter tudo isso me faz perceber que as coisas se organizaram da maneira mais brilhante possível. 
Como foi trocar A Regra do Jogo por Liberdade, Liberdade?
Eu queria viver Elis Regina, no cinema, há 13 anos. Quando saiu o dinheiro do longa, eu já tinha passado no teste de A Regra do Jogo. Decidi sair da produção do Elis, porque não teria condições artísticas de entregar um bom trabalho. Mas a Globo resolveu me tirar da novela. Eu superentendi e voltei para a produção do filme. Aquele papo de “tudo o que é seu vem na sua mão na hora certa”, acredito muito.

Written By

Apaixonada por TV, séries, Realities e novelas. Escrevo como fã disso tudo que tanto amo, sendo uma das mais antigas do Tudo Pop.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Inteligência Artificial

Um dos maiores investidores da história é dono de parte da Apple desde 2016

Música

Banda ícone do metal sinfônico tem mais de 100 músicas no repertório

Música

Rainha do Pop traz a turnê "Celebration" ao Brasil

Últimas

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Netflix

Adaptação de "The Talented Mr. Ripley" está entre as estreias

Tecnologia

Jensen Huang explicou sua visão sobre o futuro do processamento de vídeo

Tecnologia

Multinacional americana sofreu cyber ataque devastador

Saúde

Universidade de Oxford divulga resultados de pesquisa e aponta como minimizar o desenvolvimento da doença

Mais notícias relacionadas