Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Andreia Horta revela toda sua emoção e orgulho por dar voz à luta de Joaquina/Rosa

andreia-horta-revela-toda-sua-emocao-e-orgulho-por-dar-voz-a-luta-de-joaquina/rosa

Em Liberdade, Liberdade, a atriz luta por justiça e independência: “Ela me leva a escavar o sentido original desses valores!”

Uma mulher forte e destemida, que clama por justiça e independência. Assim é Joaquina/Rosa, a protagonista de Liberdade, Liberdade. Antes de ser convidada para estrelar a novela das 11, Andreia Horta estava escalada para viver Tóia, personagem de Vanessa Giácomo em A Regra do Jogo (2015). Mas sua participação foi cancelada após Alexandre Nero ser confirmado no elenco da trama de João Emanuel Carneiro. O motivo alegado pela Globo foi que o público iria estranhar os atores formando par romântico, logo após serem pai e filha, em Império (2014). Além da novela, a atriz mineira, de 32 anos, será vista no filme Elis, previsto para estrear no dia 12 de maio.

Como é interpretar uma mulher tão forte quanto Joaquina?
Estou com sorte. A Joaquina é uma grande personagem. Uma mulher com a voz muito ativa para o seu tempo. Fui pesquisar como as mulheres brasileiras estavam organizadas na sociedade naquele momento. Joaquina me leva a descontaminar o sentido das palavras justiça e liberdade. Muitos associam esses termos de outra forma, devido a tanta sujeira por cima delas. Ela me leva a escavar o sentido original desses valores. E não está levantando nenhuma bandeira. Está falando das coisas como realmente são. 
Como é resgatar um período tão importante da história do Brasil?
Faz o nosso ofício valer a pena. Além de tudo, a novela é ambientada em Minas Gerais, minha terra. No colégio, quando a gente começou a estudar a Inconfidência Mineira, vi o quadro do Pedro Américo que era Tiradentes todo despedaçado. Foi um grande impacto pra mim. Agora, voltando a estudar, percebo que o movimento é uma voz atual porque ainda clama por coisas que já deveriam estar estabelecidas. É uma honra resgatar esse momento. 
Quais são os principais desafios na composição da Joaquina?
A Joaquina revelou pra mim que sou mais mulherzinha do que eu achava. Com aquela roupa, lutando, atirando, com tanta ação, com a peruca grande, achei desafiador. Fiz aulas desses esportes. Foram experiências incríveis. 
O que pretende despertar no público com a Joaquina?
Atuar é um ato de responsabilidade. Eu desejo despertar senso de justiça. Se tudo estiver justo, somos livres. 
Como é ser a protagonista de uma novela? Muita responsabilidade?
Levando em conta que a protagonista é quem está na ponta da história, é a minha primeira protagonista de novela sim. O momento está muito bom pra mim. Ter tudo isso me faz perceber que as coisas se organizaram da maneira mais brilhante possível. 
Como foi trocar A Regra do Jogo por Liberdade, Liberdade?
Eu queria viver Elis Regina, no cinema, há 13 anos. Quando saiu o dinheiro do longa, eu já tinha passado no teste de A Regra do Jogo. Decidi sair da produção do Elis, porque não teria condições artísticas de entregar um bom trabalho. Mas a Globo resolveu me tirar da novela. Eu superentendi e voltei para a produção do filme. Aquele papo de “tudo o que é seu vem na sua mão na hora certa”, acredito muito.

Advertisement

Recomendas

Esporte

West Ham contrata Luis Guilherme, do Palmeiras, por cinco anos

Esporte

Boston Celtics abre 3 a 0 sobre Dallas Mavericks nas finais da NBA

Tudo Sobre

O mistério do número 60 criado pelos sumérios

Cinema

James Gunn Confirmou: Teremos uma Nova Mulher-Maravilha no Universo DC dos Cinemas!

Esporte

Dois clubes da Premier League estão na briga para levar o goleiro Carlos Miguel

Últimas

Esporte

Vaidebet encerra parceria com o Corinthians após polêmicas e denuncias de fraudes e laranjas

Tudo Sobre

Saiba como descobrir se existe uma traição em seu relacionamento

Saúde

Dona de clinica que realizava procedimento illegal e influenciadora de imagem nas Redes Sociais

Esporte

Beltway, principal acusadora de Lucas Paqueta, patrocina seu time West Ham

Esporte

Título coroa brasileiro e até jornais de Barcelona se rendem ao gigante de Madri

Especial para você

Advertisement