Connect with us

Hi, what are you looking for?

Esporte

FIFA The Best: veja os vencedores do prêmio!

Cerimônia ficou marcada pela homenagem para a Rainha Marta

FIFA The Best teve Marta como destaque
FIFA The Best teve Marta como destaque (Foto: Reprodução/Twitter X)

O prêmio FIFA The Best coroou a espanhola Aitana Bonmatí e o argentino Lionel Messi como os melhores jogadores do mundo no ano de 2023. Assim, a cerimônia aconteceu na última segunda-feira (15), em Londres, na Inglaterra. Mas o Brasil também teve participação de destaque, com uma homenagem para Marta, que dará nome ao novo troféu criado pela entidade, o de gol mais bonito no futebol feminino.

Falando do esporte para mulheres, a meio-campista Aitana Bonmatí, do Barcelona, conquistou o prêmio de melhor do mundo. A premiação veio logo após ela fazer uma grande Copa do Mundo na vitoriosa campanha da seleção da Espanha. Por outro lado, a premiação de Messi, que atualmente defende o Inter Miami, causou certa surpresa nos amantes do futebol.

O argentino, que teve como maiores desafios esportivos no ano de 2023 os jogos da seleção pelas Eliminatórias Sul-Americanas, deixou para trás o norueguês Erling Haaland, que conquistou a tríplice coroa (Liga dos Campeões, Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra) pelo Manchester City, e o francês Kylian Mbappé, estrela em ascensão do PSG e da seleção de seu país.

MAIS FIFA THE BEST!

Ao contrário de outras premiações da FIFA, nas quais o futebol masculino foi o ápice da festa, o ponto alto nesta segunda foi a homenagem especial para Marta. A jogadora de 37 anos de idade, que é a maior artilheira da história da Copa do Mundo entre homens e mulheres (com 17 gols em seis Mundiais), dará nome a um novo prêmio criado pela entidade, o de gol mais bonito do mundo no futebol feminino.

É sempre difícil subir neste palco e não se emocionar. Tive a felicidade de receber o prêmio de melhor jogadora algumas vezes. Penso que é muito mais fácil falar se baseando no que foi feito no ano inteiro. Mas isso aqui é muito mais especial, o que faz ser difícil até encontrar palavras. Mas quero que, assim como estou enxergando nesta homenagem, todas as mulheres possam enxergar um futuro promissor”, disse.

O Brasil também se destacou graças ao ato da seleção em apoio ao atacante Vinicius Jr, que foi vítima de agressões racistas na Espanha. Em partida amistosa contra a Guiné, disputada em junho de 2023, os jogadores da equipe disputaram uma partida pela primeira vez na história com o uniforme negro. Roque Júnior, Cafu, Roberto Carlos, Júlio Cesar, Ronaldo Fenômeno e Belletti receberam o troféu.

GOL MAIS BONITO!

Outro momento marcante da premiação foi a entrega do Prêmio Puskás, de gol mais bonito da temporada. Ele foi conquistado por um brasileiro, Guilherme Madruga. Ainda jogando pelo Botafogo-SP, em partida válida pela Série B, o volante acertou uma bicicleta de fora da área para marcar um golaço. “Este é um dia único na minha vida. Com certeza ficará marcado na minha história“.

Quem também brilhou foi Ederson. Ele garantiu o prêmio de melhor goleiro do mundo após viver uma temporada inesquecível defendendo o Manchester City. “Primeiro, agradeço a Deus por todas as bênçãos na minha vida, por todas as conquistas. Agradecer à minha família, que está aqui hoje. Minha esposa e meus filhos, que são muito importantes no meu dia a dia e trazem muitas alegrias a mim”.

Outro destaque brasileiro foi o atacante Vinicius Jr, que foi escolhido para fazer parte da equipe do ano da FIFA. Já falando das demais premiações, Guardiola ficou com o prêmio de melhor técnico no masculino, enquanto Sarina Wiegman venceu no feminino. Para fechar, Mary Earps conquistou o troféu de melhor goleira, e Daniel “Toto” Iñiguez ganhou como melhor torcedor do ano.

(Agência Brasil)

Completo apaixonado por esportes. Da bola rolando às manobras mais radicais do skate e surfe. Formado em Jornalismo e com experiência em texto, edição e redes sociais, e passagem por sites de esporte. Escreve sobre esportes e traz aquelas novidades dos atletas dentro e fora dos torneios. Nas horas vagas sofre com o Santos FC.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Esporte

Confronto vai definir o último time classificado às semifinais

Esporte

Confronto vai definir o primeiro semifinalista do Paulistão

Esporte

Torneio chega no momento decisivo e com grandes times na disputa

Esporte

Atacante segue sendo vítima na Espanha e vem cobrando medidas

Esporte

Glorioso tinha a vantagem do empate após a vitória no jogo de ida

Esporte

Técnico do Athletico-PR relembrou a condenação na Suíça

Esporte

Gigante da Colina buscou empate e venceu o rival nos pênaltis

Esporte

Camisa dez fez seu primeiro jogo pelo Peixe há 15 anos