Connect with us

Hi, what are you looking for?

Economia

Prévia aponta alta de 1,89% do IGP-M em janeiro

previa-aponta-alta-de-1,89%-do-igp-m-em-janeiro

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) teve alta de 1,89% nos primeiros dez dias (decêndio) de janeiro, informou hoje (12), no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). O IGP-M é usado para o reajuste de contratos de aluguel, e a divulgação de hoje é uma prévia da pesquisa mensal.

Com o resultado prévio de janeiro, a taxa acumulada em 12 meses aumentou de 23,52% para 24,87%, já que o indicador de janeiro ficou acima do registrado no primeiro decêndio de dezembro: 1,28%.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A pressão para elevar o IGP-M veio principalmente do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que aumentou puxado pelo preço do minério de ferro, que já acumula alta de 134,63% em 12 meses.

Desaceleração

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), por outro lado, teve desaceleração no primeiro decêndio de janeiro. Cinco das oito classes de despesa consideradas no índice tiveram redução no ritmo de variação de preços, com destaque para passagens aéreas, que fazem parte do grupo Educação, Leitura e Recreação.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Terceiro componente do IGP-M, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) também teve na prévia deste mês uma variação menor que na de dezembro. Materiais e Equipamentos e Serviços acusaram queda na taxa de variação, enquanto a Mão de Obra teve uma ligeira alta.

(Agência Brasil)

Advertisement. Scroll to continue reading.

Especial para você

Brasil

Conheça o IPVA 2022 mais caro de São Paulo, veja o valor

Atualidades

Mais de 11,5 milhões de famílias podem ter descontos de até 65% na da conta de luz

Atualidades

Governo norte-americano incluiu 12 empresas chinesas em lista negra e governo chinês reagiu com energia

Atualidades

Aeronautas reclamam de intransigência nas negociações e prometem parar a partir do dia 29

Economia

Instituto que estuda varejo aponta que Black Friday fraca e tímida em 2021. De 28 grupos de produtos, apenas cinco devem ter alta nas...

Saúde

Ministério da Economia irá liberar R$ 1,4 bi para compra de vacinas. Recursos serão remanejados para Plano Nacional de Imunização.

Mundo

Iniciativa reforça compromisso com a resposta ao fluxo migratório venezuelano no Brasil; com financiamento do Governo de Luxemburgo

Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (11), por 339 votos a 123, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC)...

Advertisement