Connect with us

Hi, what are you looking for?

Economia

Especialista diz que dólar deixará de ser reserva de capital em poucos anos

O economista Peter Schiff destaca acumulação agressiva de ouro por bancos de vários países

Especialista acredita que dólar deixará de ser reserva de capital em poucos anos
Especialista acredita que dólar deixará de ser reserva de capital em poucos anos (Divulgação)

Em meio às crescentes incertezas econômicas, Peter Schiff, renomado estrategista de investimentos e economista, fez uma previsão convincente: os bancos centrais ao redor do mundo estão se preparando para uma transição de volta ao padrão ouro. Essa afirmação lança luz sobre a dinâmica em mudança do sistema financeiro mundial. Como resultado, levanta questões sobre o futuro do dólar americano como moeda de reserva global.

Durante uma entrevista recente, Schiff destacou a agressiva acumulação de ouro pelos bancos centrais. Aliás, especialmente os da Rússia e China, como um claro indicador de uma movimentação estratégica longe do dólar americano. “Os bancos centrais estão comprando ouro porque conseguem enxergar o que está por vir. Os dias do dólar como moeda de reserva estão contados”, observou Schiff. Essa acumulação aponta para uma preparação para um sistema onde o ouro, mais uma vez, desempenha um papel central nas finanças globais.

O que uma mudança para um Padrão Ouro poderia significar para o dólar e a economia dos EUA

O dólar americano desfrutou de seu status como moeda de reserva dominante por décadas, facilitando o comércio e investimento internacionais. No entanto, com os bancos centrais diversificando suas reservas e aumentando suas posses de ouro, há uma crescente especulação de que o reinado do dólar pode ser desafiado. Segundo o Conselho Mundial do Ouro, as compras líquidas de ouro pelos bancos centrais em 2023 totalizaram 1.037 toneladas. Desta forma, quase igualando o recorde estabelecido em 2022.

A potencial transição para um padrão ouro poderia ter profundas implicações para a economia dos EUA. Uma diminuição na demanda global pelo dólar poderia levar a taxas de juros mais altas e reduzir a flexibilidade financeira do governo dos EUA. Schiff adverte:

“Se o mundo retornar a um padrão ouro, os EUA terão que lidar com sua enorme dívida e compromissos não financiados, o que poderia ser um ajuste doloroso.”

A tendência em direção a um padrão ouro sinaliza uma mudança mais ampla na ordem econômica global, com países buscando reduzir sua dependência do dólar americano. Essa transição poderia levar a um cenário financeiro mais multipolar, com múltiplas moedas e ativos competindo pela supremacia.

Embora a transição para um padrão ouro esteja longe de ser certa, as visões de Peter Schiff destacam a necessidade de os investidores prestarem atenção às ações dos bancos centrais e ao papel em evolução do dólar americano na economia global.

Written By

Bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão, Perfil. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Tecnologia

Aplicativo vira caso diplomático entre China e Estados Unidos

Tecnologia

Países tomaram as primeiras medidas na intensa disputa

Tecnologia

País tomou a decisão em meio ao investimento maior no setor

Tecnologia

Empresa se pronunciou e garantiu que o sistema não foi comprometido

Tecnologia

O chinês Linwei Ding foi preso na quarta-feira (6) na Califórnia sob acusação de espionagem

Tecnologia

Aumento da segurança é o principal objetivo do momento

Famosos

Apresentador gravou material para exibir no "Domingão"

Mundo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que um acordo de cessar-fogo com a Rússia sem a retomada de territórios perdidos apenas prolongará a...