Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

João Doria e a história do Dia dos Namorados

Dia dos Namorados no Brasil é celebrado em 12 de junho, veja como iniciou essa tradição.

Confira uma lista com o presente ideal de cada signo no Valentine's Day comemorado nesta terça (14)
Confira uma lista com o presente ideal de cada signo no Valentine's Day comemorado nesta terça (14) (Foto: Divulgação)

O Dia dos Namorados é celebrado em diversas partes do mundo em datas diferentes. No Brasil, é comemorado em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. Mas como essa data começou a ser celebrada no país? Essa história tem uma curiosidade incrível, envolve o pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr. Confira com a gente.

A história conta que o publicitário João Doria, em 1948, foi contratado pela empresa Lojas Clipper para desenvolver uma campanha para estimular as vendas durante o período que antecedia o Dia de Santo Antônio.

Doria teve a ideia de criar um dia dedicado aos namorados, e escolheu a data de 12 de junho, que coincidentemente era o dia do aniversário de casamento de seus pais. Além disso, ele aproveitou a proximidade com o Dia de Santo Antônio para destacar a importância do amor e do casamento e incentivar as vendas de presentes para a ocasião.

A campanha publicitária foi um grande sucesso e, desde então, o Dia dos Namorados passou a ser celebrado todos os anos em 12 de junho no Brasil. A data é muito popular no país e movimenta bastante o comércio, com muitas pessoas comprando presentes para seus amados.

Em outros países, como nos Estados Unidos e na Europa, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, Dia de São Valentim. Essa data é baseada em uma lenda que conta que São Valentim, um sacerdote cristão do século III, teria desafiado uma lei romana que proibia casamentos e celebrado uniões entre jovens apaixonados.

No Brasil, o Dia dos Namorados tem uma origem mais comercial, mas nem por isso deixa de ser uma data importante para os casais. E, como diz o ditado popular, o amor está no ar no mês de junho.

Curiosidades sobre o Dia dos Namorados no Brasil

Além de ser muito popular entre os casais, o Dia dos Namorados no Brasil possui algumas curiosidades interessantes. Veja abaixo algumas delas:

(1) A data é comemorada em 12 de junho não só no Brasil, mas também em outros países da América Latina, como Argentina, Chile e México.

(2) No Brasil, os presentes mais comuns para o Dia dos Namorados são flores, chocolates e perfumes. Joias e eletrônicos também costumam ser bastante procurados.

(3) Em muitas cidades brasileiras, é comum que os restaurantes ofereçam menus especiais para o jantar do Dia dos Namorados. É uma ótima oportunidade para os casais comemorarem a data em grande estilo.

(4) Alguns casais preferem fugir das comemorações tradicionais e fazer programas diferentes no Dia dos Namorados. Há quem opte por viagens, passeios em parques ou até mesmo aventuras radicais.

(5) Em algumas escolas, é comum que os alunos troquem presentes no Dia dos Namorados. Essa prática serve para incentivar a amizade e o companheirismo entre os alunos.

O Dia dos Namorados é uma data especial que celebra o amor e a união entre casais. Seja com presentes, jantares ou programas diferentes, o importante é comemorar essa data de forma especial e demonstrar o carinho e a gratidão pelo seu amado. Afinal, o amor é o sentimento mais bonito que podemos cultivar em nossas vidas.

Written By

Geek, fã de Star Wars, Star Trek e Aliens do Passado, e todas 'maluquices' de Giorgio Tsoukalos e Erich von Däniken. Falo sobre curiosidades da ciência, do espaço e de OVNIs, além do meu Mengão.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Famosos

Cantora gerou reações e gerou fila de pretendentes

Bombando

Funkeira botou bumbum pra jogo em clique e gerou reações

Famosos

Casal encanta seguidores com registros da família em dia de praia

Cinema

Para esquentar o clima no Dia dos Namorados, nada melhor do que uma música bem sensual, e o cinema sabe como escolher e usar...

Famosos

Cantor matou a curiosidade dos fãs em sessão interativa nas redes

Famosos

Atriz falou sobre o amado durante participação no programa "Encontro"

Cinema

Para o Dia dos Namorados trouxemos uma sugestão para esquentar o clima e curtir a dois

Atualidades

Astrologia ajuda a presentear a pessoa amada de forma criativa