Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Copersucar-Fittipaldi: a saga da equipe brasileira de Fórmula 1

Equipe de fórmula 1 criada pelos irmãos Fittipaldi fundada em 1974

O histórico carro amarelo dos irmãos Fittipaldi que invadiu o circo da F1 (Reprodução/Montagem)
O histórico carro amarelo dos irmãos Fittipaldi que invadiu o circo da F1 (Reprodução/Montagem)

A equipe de fórmula 1 criada pelos irmãos Fittipaldi: Emerson e Wilson, foi fundada em 1974 e chamada de Copersucar-Fittipaldi, pois contava com o patrocínio da Copersucar, tradicional empresa brasileira do ramo sucroalcooleiro, que estava embalada pelo esforço nacional de colocar combustíveis renováveis como etanol no mercado automobilístico mundial. A equipe tinha como objetivo alcançar o sucesso em uma das competições automobilísticas mais importantes do mundo.

Para isso, eles investiram em tecnologia e na contratação de pilotos renomados, como o argentino Carlos Reutemann e o brasileiro Ingo Hoffmann, hoje muito conhecido por seus muito títulos da Stock Car nacional. Porém, apesar do esforço e sucesso inicial, a equipe Copersucar-Fittipaldi não conseguiu manter a competitividade em alto nível e acabou desaparecendo da Fórmula 1 após 10 anos de existência.

Lavínia Costa previu que SPFC passará perto, mas Flamengo sairá campeão (Foto: Montagem/Divulgação)
Curiosidades

Taróloga garante: São Paulo chegará perto, mas Fla será o campeão

Cris Hemsworth, intérprete de Thor no cinema, está visitando o Brasil (Divulgação)
Curiosidades

Os 10 maiores salários de Hollywood, você não vai acreditar

Icônico carro da equipe Copersucar-Fittipaldi, única sul-americana na Fórmula 1 (Reprodução/TV)

Um dos motivos para a queda da equipe foi a falta de recursos financeiros, já que a Copersucar acabou por enfrentar dificuldades no mercado de açúcar e álcool durante a década de 1980. Além disso, a equipe também enfrentou problemas técnicos em seus carros e dificuldades na contratação de pilotos de elite.

Apesar do desaparecimento da equipe, a trajetória dos irmãos Fittipaldi marcou a história da Fórmula 1 brasileira. Emerson, o mais velho dos irmãos, foi o primeiro brasileiro a vencer um título mundial na categoria, em 1972. Wilson, por sua vez, foi um importante empresário do ramo automobilístico e um dos responsáveis pela faceta de tecnologia e inovação na equipe.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Hoje, mesmo após tantos anos, os nomes dos irmãos Fittipaldi ainda são lembrados e reverenciados pelos fãs do automobilismo de todo o mundo. A imagem de Emerson erguendo a taça do campeonato mundial de 1972, por exemplo, é uma das mais icônicas da Fórmula 1.

O legado deixado pelos irmãos Fittipaldi na competição automobilística juntou-se à história de grandes pilotos brasileiros na Fórmula 1, como Ayrton Senna e Nelson Piquet. Essa tradição brasileira é marcada por paixão, garra e muita superação, uma característica que encanta os fãs do esporte até hoje.

A tristeza pelo fim da equipe Copersucar-Fittipaldi foi grande para os fãs brasileiros de automobilismo, que viam ali a chance de acompanhar um time forte e competitivo na Fórmula 1. Mas a marca deixada pelos irmãos Fittipaldi permanece até hoje, como uma inspiração para novos pilotos, equipes e fãs do esporte.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Após o encerramento das atividades da Copersucar-Fittipaldi, Emerson seguiu sua carreira como piloto, tendo ainda vencido mais um título mundial em 1974. Wilson, por sua vez, continuou trabalhando no mundo automobilístico e se tornou uma referência quando se fala em tecnologia e inovação no mercado de carros no Brasil.

Mesmo com o fim da equipe, o nome Fittipaldi ainda é visto em corridas de automobilismo até hoje. Tanto Emerson quanto Wilson deram seus nomes a pistas de corrida pelo mundo, sendo que a mais famosa delas é em Santo André, São Paulo, chamada de “Emerson Fittipaldi”.

A história da equipe Copersucar-Fittipaldi, representa muito mais do que apenas um time de automobilismo que não teve sucesso. Ela é a história de dois irmãos brasileiros que lutaram pelo sonho de vencer na Fórmula 1 e conseguiram fazer história no esporte em seu país.

As dificuldades enfrentadas pelos irmãos Fittipaldi em sua empreitada na Fórmula 1 são um exemplo de superação e persistência, ideias que refletem bem o espírito do povo brasileiro. Ainda hoje, esses valores são cultivados por jovens pilotos e fãs de automobilismo de todas as idades, como resultado do legado deixado pela Copersucar-Fittipaldi.


Written By

Geek, fã de Star Wars, Star Trek e Aliens do Passado, e todas 'maluquices' de Giorgio Tsoukalos e Erich von Däniken. Falo sobre curiosidades da ciência, do espaço e de OVNIs, além do meu Mengão.

Advertisement

Recomendadas

Cinema

Há muito tempo em uma galáxia não tão distante assim George Lucas criou Star Wars

Bombando

Atrizes e apresentadoras do "Quem Pode, Pod" afastam rumores de desentendimento

Famosos

Eterna Garota de Ipanema encanta seguidores com sua beleza atemporal

Famosos

Astro do Rolling Stones revelou desejo de doar dinheiro do catálogo da banda

Cinema

Heróis que conquistaram o mundo agora são "sessentões"

Música

Cantor planeja até dançarinas de pole dance no famoso show do intervalo

Especial para você

Esporte

Max Verstappen destruiu mais um recorde no GP da Austria

Esporte

Uma das equipes mais icônicas e bem-sucedidas da Fórmula 1

Curiosidades

Uma lista com pilotos que ousaram criar suas próprias equipes de corrida na F1

Famosos

Ator disputou prova antes do GP Brasil de Formula 1

Cinema

Multi campeão vai produzir filme estrelado pelo astro de Hollywood

Esporte

Após longo silêncio finalmente Hamilton declara-se sobre Fórmula 1

Esporte

Mercedes desiste de apelação e parabeniza Verstappen por título da F1

Esporte

Meta da FIA é que modificações na F1 sejam realizadas a partir de 2026

Advertisement