Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Copersucar-Fittipaldi: a saga da equipe brasileira de Fórmula 1

Equipe de fórmula 1 criada pelos irmãos Fittipaldi fundada em 1974

O histórico carro amarelo dos irmãos Fittipaldi que invadiu o circo da F1 (Reprodução/Montagem)
O histórico carro amarelo dos irmãos Fittipaldi que invadiu o circo da F1 (Reprodução/Montagem)

A equipe de fórmula 1 criada pelos irmãos Fittipaldi: Emerson e Wilson, foi fundada em 1974 e chamada de Copersucar-Fittipaldi, pois contava com o patrocínio da Copersucar, tradicional empresa brasileira do ramo sucroalcooleiro, que estava embalada pelo esforço nacional de colocar combustíveis renováveis como etanol no mercado automobilístico mundial. A equipe tinha como objetivo alcançar o sucesso em uma das competições automobilísticas mais importantes do mundo.

Para isso, eles investiram em tecnologia e na contratação de pilotos renomados, como o argentino Carlos Reutemann e o brasileiro Ingo Hoffmann, hoje muito conhecido por seus muito títulos da Stock Car nacional. Porém, apesar do esforço e sucesso inicial, a equipe Copersucar-Fittipaldi não conseguiu manter a competitividade em alto nível e acabou desaparecendo da Fórmula 1 após 10 anos de existência.

Icônico carro da equipe Copersucar-Fittipaldi, única sul-americana na Fórmula 1 (Reprodução/TV)

Um dos motivos para a queda da equipe foi a falta de recursos financeiros, já que a Copersucar acabou por enfrentar dificuldades no mercado de açúcar e álcool durante a década de 1980. Além disso, a equipe também enfrentou problemas técnicos em seus carros e dificuldades na contratação de pilotos de elite.

Apesar do desaparecimento da equipe, a trajetória dos irmãos Fittipaldi marcou a história da Fórmula 1 brasileira. Emerson, o mais velho dos irmãos, foi o primeiro brasileiro a vencer um título mundial na categoria, em 1972. Wilson, por sua vez, foi um importante empresário do ramo automobilístico e um dos responsáveis pela faceta de tecnologia e inovação na equipe.

Hoje, mesmo após tantos anos, os nomes dos irmãos Fittipaldi ainda são lembrados e reverenciados pelos fãs do automobilismo de todo o mundo. A imagem de Emerson erguendo a taça do campeonato mundial de 1972, por exemplo, é uma das mais icônicas da Fórmula 1.

O legado deixado pelos irmãos Fittipaldi na competição automobilística juntou-se à história de grandes pilotos brasileiros na Fórmula 1, como Ayrton Senna e Nelson Piquet. Essa tradição brasileira é marcada por paixão, garra e muita superação, uma característica que encanta os fãs do esporte até hoje.

A tristeza pelo fim da equipe Copersucar-Fittipaldi foi grande para os fãs brasileiros de automobilismo, que viam ali a chance de acompanhar um time forte e competitivo na Fórmula 1. Mas a marca deixada pelos irmãos Fittipaldi permanece até hoje, como uma inspiração para novos pilotos, equipes e fãs do esporte.

Após o encerramento das atividades da Copersucar-Fittipaldi, Emerson seguiu sua carreira como piloto, tendo ainda vencido mais um título mundial em 1974. Wilson, por sua vez, continuou trabalhando no mundo automobilístico e se tornou uma referência quando se fala em tecnologia e inovação no mercado de carros no Brasil.

Mesmo com o fim da equipe, o nome Fittipaldi ainda é visto em corridas de automobilismo até hoje. Tanto Emerson quanto Wilson deram seus nomes a pistas de corrida pelo mundo, sendo que a mais famosa delas é em Santo André, São Paulo, chamada de “Emerson Fittipaldi”.

A história da equipe Copersucar-Fittipaldi, representa muito mais do que apenas um time de automobilismo que não teve sucesso. Ela é a história de dois irmãos brasileiros que lutaram pelo sonho de vencer na Fórmula 1 e conseguiram fazer história no esporte em seu país.

As dificuldades enfrentadas pelos irmãos Fittipaldi em sua empreitada na Fórmula 1 são um exemplo de superação e persistência, ideias que refletem bem o espírito do povo brasileiro. Ainda hoje, esses valores são cultivados por jovens pilotos e fãs de automobilismo de todas as idades, como resultado do legado deixado pela Copersucar-Fittipaldi.

Written By

Geek, fã de Star Wars, Star Trek e Aliens do Passado, e todas 'maluquices' de Giorgio Tsoukalos e Erich von Däniken. Falo sobre curiosidades da ciência, do espaço e de OVNIs, além do meu Mengão.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Games

Jogo ainda vai permitir a criação de uma 11ª equipe para gerenciar

Esporte

Ex-presidente da Fórmula 1 comentou a polêmica do ano de 2008

Esporte

Piloto entendeu ter sido prejudicado por batida proposital de Piquet

Tecnologia

Cinco recursos foram criados para a categoria e estão hoje nos veículos

Esporte

Piloto da Red Bull voltou a brilhar e estreou com o pé direito

Esporte

Pilotos voltaram às pistas depois de longo período de férias

Tecnologia

Marca se coloca como uma das mais criativas e inovadoras

Esporte

Importante piloto brasileiro morreu aos 80 anos de idade