Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Conheça 12 equipes de Fórmula 1 criadas por ex-pilotos

Uma lista com pilotos que ousaram criar suas próprias equipes de corrida na F1

Carros Ferrari utilizada por Michael Schumacher na temporada de 2000 da F1 (Divulgação)
Carros Ferrari utilizada por Michael Schumacher na temporada de 2000 da F1 (Divulgação)

Ao longo dos anos, vários ex-pilotos de Fórmula 1 decidiram criar suas próprias equipes na categoria. Essas equipes foram responsáveis por muitas histórias emocionantes e contribuíram para o desenvolvimento da categoria. Nesta matéria, iremos falar sobre algumas dessas equipes.

A primeira equipe que iremos abordar é a Tyrrell, criada por Ken Tyrrell. O britânico disputou algumas corridas como piloto na década de 1950, mas foi como chefe de equipe que deixou sua marca na categoria. A Tyrrell conquistou dois títulos mundiais de construtores e três de pilotos, com Jackie Stewart em 1969, 1971 e 1973.

Ken Tyrrell a bordo de seu pequeno Cooper, com motor de apenas 500 cilindradas (Foto: Pinterest)

Outra equipe criada por um ex-piloto de sucesso foi a Brabham, fundada por Jack Brabham. O australiano é um dos poucos pilotos a ter conquistado o título mundial de pilotos com um carro de sua própria equipe. Isso aconteceu em 1966, com a Brabham-Repco. Ao todo, a equipe conquistou dois títulos de construtores e quatro de pilotos.

Umas das primeiras Brabham, fundada pelo piloto australiano Jack Brabham (Divulgação)

A McLaren também tem um ex-piloto como seu fundador. Bruce McLaren foi um talentoso piloto neozelandês que conquistou quatro vitórias na carreira, mas acabou falecendo em um acidente durante um teste em 1970. A equipe que leva seu nome é uma das mais vitoriosas da história da Fórmula 1, com oito títulos de construtores e doze de pilotos.

O piloto Bruce McLaren, fundador da equipe McLaren, pilotando um de seus primeiros carros (Reprodução)

Outro ex-piloto que fundou sua própria equipe foi a Williams. Frank Williams correu na Fórmula 2 na década de 1960, mas um acidente o deixou tetraplégico em 1986. Mesmo assim, ele continuou à frente da equipe, que conquistou nove títulos de construtores e sete de pilotos ao longo dos anos.

O ex-piloto Frank Willians, ao lado de um de seus carros, pilotado por Jack Ickx (Reprodução)

Um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, Niki Lauda, também foi responsável por criar uma equipe. O austríaco fundou a Lauda Air Grand Prix em 1993, mas o projeto durou apenas algumas corridas. Lauda faleceu em 2019.

Outra equipe criada por um ex-piloto de sucesso foi a Jordan, fundada por Eddie Jordan. O irlandês correu em algumas corridas na década de 1970, mas foi como chefe de equipe que obteve mais sucesso. A Jordan conquistou quatro vitórias na Fórmula 1 antes de ser vendida para a Midland em 2005.

Carro da equipe Jordan de Fórmula 1 (Duvulgação)

A Stewart Grand Prix foi fundada por Jackie Stewart, que já havia sido campeão mundial como piloto pela Tyrrell. A equipe conquistou três vitórias antes de ser vendida para a Jaguar, que por sua vez foi comprada pela Red Bull, e hoje é multicampeã mundial de construtores da Fórmula 1, com o nome de Red Bull Racing e com sede na Áustria. O piloto brasileiro Rubens Barrichello passou pela equipe e foi fundamental no desenvolvimento do carro.

Carro da equipe Stewart GP de 1997 pilotado pelo brasileiro Rubens Barrichello

Outro ex-piloto que fundou sua própria equipe foi a Penske. Roger Penske correu em alguns GPs na década de 1950, mas foi como empresário que ficou famoso. Sua equipe conquistou um título de construtores em 1974, mas se retirou da Fórmula 1 no ano seguinte.

Carro de corrida da equipe Penske, modelo PC3 Ford Cosworth (Divulgação)

A Prost GP foi criada pelo francês Alain Prost, que conquistou quatro títulos mundiais na categoria. A equipe conquistou uma vitória em sua história, mas acabou falindo em 2002.

Outro ex-piloto que decidiu criar sua própria equipe foi a Arrows. O piloto Jackie Oliver correu em algumas corridas na década de 1960 antes de fundar sua equipe, que conquistou apenas uma vitória em toda sua história.

Carro de Fórmula 1 da equipe Arrows, modelo A2, da temporada de 1979 (Reprodução)

Essa saga de equipes criadas por ex-pilotos iniciou com a Hesketh. A equipe foi a primeira a ser criada por um ex-piloto de Fórmula 1. Lord Alexander Hesketh correu em algumas corridas na década de 1970 antes de decidir fundar sua própria equipe. A equipe conquistou a única vitória de sua história no GP da Holanda de 1975.

E para fechar nossa lista, deixamos o melhor para o final, a mais icônica e incrível equipe de Fórmula 1 de todos os tempos, pelo menos para os brasileiros. A equipe Fittipaldi-Copersucar, criada pelos irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi, ambos brasileiros e ex-pilotos, sendo que Emerson Fittipaldi já era bi-campeão mundial de Fórmula 1 quando criou sua própria equipe nos anos 70 e embarcou nessa histórica jornada. Se não obteve títulos, a Copersucar marcou a história da Fórmula 1 pelos pilotos que revelou e inovações técnicas introduzidas pela jovem e revolucionária equipe Fittipaldi.

O histórico carro amarelo dos irmãos Fittipaldi que invadiu o circo da F1 (Reprodução/Montagem)
O histórico carro amarelo dos irmãos Fittipaldi que invadiu o circo da F1 (Reprodução/Montagem)
Advertisement

Recomendas

Música

O ápice da final da Copa América em Miami foi o show de Shakira

Esporte

Com virada sensacional Argentina vence Colômbia e é campeã

Esporte

Seleção Espanhola levanta a taça da Eurocopa 2024 com campanha perfeita

Séries

Cenas devem assustar os fãs e expectadores da série

Esporte

Textor, o "rei dos pipoqueiros", ainda não superou o vexame e fracasso de 2023

Últimas

Séries

Aegon II Targaryen não morreu, mas como será que ficou após ser queimado vivo pelo dragão do irmão Aemond?

Bombando

Donald Trump teria encenado uma armação? Teorias malucas borbulham na Internet

Bombando

Caso Iza e Yuri Lima: Traição, Bafão, Sex0 e tentativa de venda de imagens

Curiosidades

Escândalos e Traições: Famosas que Namoraram Jogadores de Futebol e Foram Traídas

Famosos

Bafão na Web: Ex-Marido de Iza Ganha Apoio Após Polêmica de Traição!

Especial para você

Esporte

Briatore "roubou" o título mundial de Massa em 2008

Esporte

Piloto da Red Bull voltou a brilhar e estreou com o pé direito

Esporte

Pilotos voltaram às pistas depois de longo período de férias

Esporte

Importante piloto brasileiro morreu aos 80 anos de idade

Tudo Sobre

Junto com o irmão Emerson, Wilsinho criou a Copersucar-Fittipaldi

Esporte

Wilsinho se inspirou no trabalho do 'Barão' para construir sua carreira

Tudo Sobre

Wilsinho, como era conhecido, teve grande importância na categoria

Advertisement