Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Acontecimentos de hoje, 7 de junho, na História

O dia 07 de junho teve diversas acontecimentos que marcaram a trajetória da humanidade

Cena do filme de animação o "O Pequeno Príncipe" (Divulgação)
Cena do filme de animação o "O Pequeno Príncipe" (Divulgação)

No dia 07 de junho, ao longo dos anos, diversas acontecimentos históricos marcaram a trajetória da humanidade e influenciaram a cultura e a política. Neste texto, serão apresentados alguns dos principais eventos que ocorreram nesta data, desde a fundação de empresas até acontecimentos políticos e sociais.

No ano de 1494, o Tratado de Tordesilhas foi assinado pelos reis de Portugal e Espanha. O acordo definia as áreas de influência das duas nações na colonização do novo mundo, dividindo as terras descobertas ao longo de um meridiano a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde.

Em 1628, foi fundada a Companhia das Índias Ocidentais, uma empresa de comércio que buscava estabelecer o monopólio do comércio de açúcar, tabaco e escravos na região do Caribe. A companhia teve um grande impacto na economia holandesa e sua história foi marcada por escândalos e falências.

No ano de 1776, a atual cidade de Charlestown, nos Estados Unidos, foi invadida pelos britânicos durante a Guerra da Independência. O ataque resultou em uma grande batalha, conhecida como a Batalha de Bunker Hill, que acabou com a vitória dos britânicos, apesar das pesadas perdas.

Em 1832, o Rei William IV aprovou a Lei da Reforma para favorecer a expansão do direito de voto. A medida expandiu o sufrágio para a classe média e eliminou algumas das distorções mais flagrantes que favoreciam as áreas rurais sobre as urbanas.

Em 1893, foi fundado o Paris Football Club, um dos mais antigos clubes de futebol da França. A equipe é conhecida por suas cores vermelho e azul e atualmente participa da Liga Nacional 2, a quarta divisão do futebol francês.

No ano de 1929, o aviador francês Antoine de Saint-Exupéry realizou seu primeiro voo noturno como correio aéreo entre Toulouse e Dakar. Saint-Exupéry é conhecido por ter escrito o livro “O Pequeno Príncipe” e ter participado da Segunda Guerra Mundial.

Em 1938, morreu o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade. Drummond é considerado um dos maiores poetas brasileiros do século XX e suas obras abrangem temas como o amor, o cotidiano e a política.

No ano de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, a batalha naval de Midway começou entre as forças japonesas e americanas no Oceano Pacífico. A batalha durou três dias e resultou em uma grande vitória para os Estados Unidos.

Em 1958, foi criada a Rádio Nacional Amazônia, uma emissora de rádio brasileira localizada em Manaus. A rádio tem um caráter regional e busca valorizar a cultura e a música da Amazônia.

No ano de 1967, o movimento hippie realizou o “Be-In Anti-Proibicionista” no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O evento foi uma manifestação contra as leis que proibiam o uso de drogas e contou com a presença de nomes como Gilberto Gil e Os Mutantes.

Em 1977, a cantora brasileira Elis Regina se apresentou no Teatro Municipal de São Paulo, em um show histórico que ficou conhecido como “Falso Brilhante”. O álbum gravado com as canções da apresentação é considerado um dos melhores da carreira de Elis.

No ano de 1981, o ator austríaco Arnold Schwarzenegger se casou com Maria Shriver, sobrinha do ex-presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. O casal teve quatro filhos e se separou em 2011.

Em 1990, a banda de rock americana Guns N’ Roses lançou seu terceiro álbum de estúdio, “Use Your Illusion I”. O álbum foi um grande sucesso comercial e incluiu sucessos como “November Rain” e “Don’t Cry”.

No ano de 2002, o ex-presidente americano Bill Clinton iniciou uma visita histórica à Coreia do Norte, na tentativa de salvar um acordo nuclear entre os dois países. Clinton foi o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a visitar o país.

Como pudemos observar, o dia 07 de junho marcou importantes momentos da história política e cultural de diversos países, desde a assinatura de um tratado que mudou a colonização do novo mundo até o lançamento de um álbum de rock que se tornou um clássico. Estes eventos contribuem para compreender a influência do passado sobre o presente e a importância da memória histórica na construção da identidade e das relações interpessoais.

Written By

Geek, fã de Star Wars, Star Trek e Aliens do Passado, e todas 'maluquices' de Giorgio Tsoukalos e Erich von Däniken. Falo sobre curiosidades da ciência, do espaço e de OVNIs, além do meu Mengão.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Inteligência Artificial

Um dos maiores investidores da história é dono de parte da Apple desde 2016

Música

Banda ícone do metal sinfônico tem mais de 100 músicas no repertório

Música

Rainha do Pop traz a turnê "Celebration" ao Brasil

Últimas

Tecnologia

Jensen Huang explicou sua visão sobre o futuro do processamento de vídeo

Tecnologia

Multinacional americana sofreu cyber ataque devastador

Saúde

Universidade de Oxford divulga resultados de pesquisa e aponta como minimizar o desenvolvimento da doença

Inteligência Artificial

Na "guerra" tecnológica, gigantes do serviço de cloud fecham parcerias com startups de IA

Tecnologia

A agência de segurança cibernética dos EUA descobriu bug crítico de injeção de SQL

Mais notícias relacionadas

Mundo

Descoberta histórica foi anunciada pelo Ministério de Cultura da Grécia

Família Real

O então príncipe do Reino Unido visitou o Brasil em 1978

Atualidades

Arqueólogos anunciaram descoberta de descobriram pelo menos 20 poços pré-históricos maciços na área do megalítico O sítio megalítico de Stonehenge, no sudoeste da Inglaterra ...

Atualidades

Estudo foi feito por engenheiros e geólogos do Colégio Imperial de Londres e das Universidades de Friburgo e do Texas Os dinossauros dominaram a...