Connect with us

Hi, what are you looking for?

Cinema

Qual foi a maior goleada do futebol? “Quem Fizer Ganha” conta essa história

Quem Fizer Ganha, novo longa da Searchlight Pictures dirigido por Taika Waititi é baseado em uma história real

Michael Fassbender estrela "Quem Fizer Ganha", que estreia hoje em todo o Brasil
Michael Fassbender estrela "Quem Fizer Ganha", que estreia hoje em todo o Brasil (Divulgação)

O novo longa da Searchlight Pictures, Quem Fizer Ganha, estreia na próxima quinta-feira (14) nos cinemas, trazendo um roteiro baseado em uma inusitada história real. Com direção de Taika Waititi e nomes como Michael FassbenderKaimanaElisabeth Moss e Oscar Kightley, o filme narra a trajetória de um treinador de futebol inglês se aventurando no comando da seleção da Samoa Americana, que anos antes levou a maior goleada da história das eliminatórias para a Copa do Mundo: 31×0 para a Austrália.

A história real

Técnico Thomas Rogen, a atleta Jaiyah Saelua e o diretor Taika Waititi durante a première de “Quem Fizer Ganha” no Canadá

No dia 11 de abril de 2001, durante as eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo de 2002, Samoa Americana e Austrália entraram em campo no Coffs Harbour International Stadium, em Nova Gales do Sul. Apesar da seleção australiana ter tido êxito nas partidas anteriores contra seus vizinhos, ninguém esperava que – no jogo contra o time do território situado na Polinésia – o recorde mundial de maior vitória em uma partida internacional de futebol seria batido.

Um público de aproximadamente 3.000 pessoas presenciou o momento histórico em que a Austrália marcou incríveis 31 goles contra a fraca seleção da Samoa Americana. Outro recorde na partida foi quebrado pelo atacante australiano Archie Thompson, que se tornou o jogador a marcar mais gols em uma partida internacional em toda a história. No total, foram 13 acertos e, por incrível que pareça, o segundo lugar desse ranking é do outro australiano David Zdrilic, que balançou as redes oito vezes na mesma partida.

Se tornando alvo de chacota internacional, a seleção da pequena ilha do Pacífico ficou em último lugar no ranking da FIFA® até novembro de 2011 – quando os inabaláveis jogadores da Samoa Americana, comandados pelo técnico neerlando-americano Thomas Rogen (interpretado pelo ator Michael Fassbender eQuem Fizer Ganha), conquistaram sua primeira vitória ao derrotar seus rivais de Tonga pelo placar de 2×1.

Taika Waititi e sua equipe nos bastidores das gravações de Quem Fizer Ganha

O curioso caso despertou a atenção do diretor ganhador do Oscar® Taika Waititi, que quando soube da história de fracasso e superação dos azarões de Samoa Americana, soube na hora que tinha que contar essa jornada através de suas lentes. “Você está sempre procurando por inspiração, mas nesse caso, ela sempre esteve lá”, comentou o cineasta.

Além da goleada, outro fato histórico!

Foto da atleta Jaiyah Saelua | Pua Tofaeono/The Guardian

A trajetória da Samoa Americana contada em Quem Fizer Ganha traz outra história de superação: a da atleta Jaiyah Saelu. Ela é Fa’afafine, que – na cultura samoana americana – são pessoas que têm gêneros fluidos, mostrando dois espíritos coexistindo em uma pessoa.

Jaiyah Saelua foi a primeira jogadora de futebol transgênero do mundo em uma partida das Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA®. O fato, inclusive, fez com que ela fosse convidada em 2016 pela Federação Internacional de Futebol para integrar o júri do ‘Prêmio Diversidade’, que tem por objetivo reconhecer uma pessoa, organização ou iniciativa a favor da diversidade e contra a discriminação no futebol.

Atriz Kaimana em Quem Fizer Ganha

A atriz não-binária Kaimana é quem interpreta Jaiyah em Quem Fizer Ganha. Ela conta que teve a oportunidade de conhecer a atleta e que isso ajudou muito na construção da personagem. “Não havia necessidade de separar a Jaiyah real da personagem do filme porque somos muito parecidas”, explica a atriz.

Dando vida à história

Além de Michael Fassbender e Kaimana, o elenco de Quem Fizer Ganha conta com outros nomes como Elisabeth MossOscar KightleyDavid FaneBeulah KoaleLehi FalepapalangiSemu FilipoUli Latukefu e Rachel House.

A nova produção da Searchlight Pictures é dirigida por Taika Waititi, que também é produtor ao lado de Jonathan Cavendish e Garrett Basch, com Andy SerkisWill Tennant e Kathryn Dean como produtores executivos. Mike Brett e Steve Jamison, que dirigiu o documentário homônimo de 2014 no qual o filme é baseado, também produzem o filme.  

Quem Fizer Ganha estreia em 14 de dezembro nos cinemas nacionais. Assista o trailer:

Written By

Bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão, Perfil. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Netflix

Adaptação de "The Talented Mr. Ripley" está entre as estreias

Esporte

Confronto vai definir o último time classificado às semifinais

Esporte

Confronto vai definir o primeiro semifinalista do Paulistão

Esporte

Torneio chega no momento decisivo e com grandes times na disputa

Esporte

Atacante segue sendo vítima na Espanha e vem cobrando medidas

Esporte

Glorioso tinha a vantagem do empate após a vitória no jogo de ida

Esporte

Técnico do Athletico-PR relembrou a condenação na Suíça

Esporte

Gigante da Colina buscou empate e venceu o rival nos pênaltis