Connect with us

Hi, what are you looking for?

Cinema

Morre ator de “Titanic”

David Warner faleceu no último domingo, aos 80 anos

Titanic foi lançado em 1998 e é uma das maiores bilheterias da história do cinema (Divulgação)
Titanic foi lançado em 1998 e é uma das maiores bilheterias da história do cinema (Divulgação)

O ator britânico David Warner faleceu no domingo, aos 80 anos, vítima de cancro, cinco dias antes de festejar o seu aniversário.

“Nos últimos 18 meses, enfrentou o seu diagnóstico com a graciosidade e a dignidade que o caracterizavam”, indicou a sua família numa declaração à BBC.

O papel mais reconhecido pelo grande público era o de Spicer Lovejoy no épico “Titanic” (1997), o antigo polícia e capanga de Cal Hockley (Billy Zane) que era encarregado de vigiar e sabotar o romance entre Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo DiCaprio).

No entanto, a sua primeira grande participação como ator no grande ecrã foi no vencedor do Óscar de Melhor Filme em “Tom Jones, Romântico e Aventureiro”, de Tony Richardson, em 1963. Três anos depois, triunfou em pleno no cinema ao lado de Vanessa Redgrave em como o protagonista do futuro clássico “Morgan – Um Caso para Tratamento”, de Karel Reisz, pelo qual foi nomeado para os BAFTA, os “Óscares” da Academia Britânica.

Em 1968, reencontraria Redgrave e ainda James Mason em “A Gaivota”, de Sidney Lumet, a que se seguiu “Balada do Deserto” (1970), o primeiro filme de uma importante colaboração artística com o realizador norte-americano Sam Peckinpah, que prosseguiu em “Cães de Palha” (1973) e “A Grande Batalha” (1977).

“Aquela Sexta-Feira” (Peter Hall, 1970), “A Casa da Boneca” (Joseph Losey, 1973), e “Vozes do Além (Kevin Connor, 1974) antecedem aquele que é o seu segundo filme mais popular, com um dos vários papéis na carreira de vilões com finais pouco felizes: “O Génio do Mal” (Richard Donner, 1976), um de vários no género de terror que o tornaram muito popular entre os respetivos fãs.

“Providence” (Alain Resnais, 1977), a minissérie “Holocausto” (1978), “Os Passageiros do Tempo” (Nicholas Meyer, 1979) e até um telefilme chamado “S.O.S. Titanic” (1979) fecham a década, reencontrando na seguinte Karel Reisz em “A Amante do Tenente Francês (1981) e continuar ocupado na minissérie “Masada” (1981), nos telefilmes “A Christmas Carol (1984) e “Hitler’s S.S.: Portrait in Evil” (1985), e e em vários que continuam a ser recordados, como “Os Ladrões do Tempo” (Terry Gilliam, 1981), “Tron” (Steven Lisberger, 1982), “O Homem dos Dois Cérebros” (Carl Reiner, 1983), “A Companhia dos Lobos” (Neil Jordan, 1984), “Museu de Cera” (Anthony Hickox, 1988) ou “Star Trek V: A Última Fronteira” (William Shatner, 1989).

Na década de 1990, continuou a trabalhar muito em filmes e séries, mas além de “Titanic”, destacam-se principalmente três episódios da segunda temporada de “Twin Peaks” (1991), “Star Trek VI: O Continente Desconhecido” (Nicholas Meyer, 1991), a minissérie criada por Oliver Stone “Wild Palms” (1993), “A Bíblia de Satanás” (John Carpenter, 1994), o telefilme “Rasputin” (1996) e “Gritos 2” (Wes Craven, 1997).

Debaixo de muita caracterização, foi o senador Sandar na versão de “O Planeta dos Macacos” de Tim Burton (2002), o pai da personagem de Kenneth Branagh na série “Wallander” (2008-2015), o professor Van Helsing na série “Penny Dreadful” (2014) e, na despedida do cinema, o velho Almirante Boom em “O Regresso de Mary Poppins” (Rob Marshall, 2018).

No teatro, esteve ligado a Royal Shakespeare Company, interpretando personagens como Henrique VI e Falstaff, tendo sido considerado o melhor Hamlet.

David Warner em “O Génio do Mal”
Written By

Bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão, Perfil. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Advertisement

Recomendas

Cinema

Ator ganhou o Oscar e teve os valores revelados pela participação no filme

Tecnologia

Bilionário segue de olho na rivalidade com a OpenAI

Tecnologia

Washington prevê financiamento bilionário para alimentar o boom da IA

Esporte

Confronto vai definir o primeiro semifinalista do Paulistão

Últimas

Inteligência Artificial

Previsão é de Silvio Meira, cientista da Universidade Federal de Pernambuco

Criptomoedas

A quantidade de bitcoins perdidos bate na inacreditável casa dos 530 bilhões de dólares

Mundo

O calor dos oceanos é motivo de preocupação da comunidade científica

Mundo

Patógenos congelados há milhões de anos podem estar escondidos no permafrost da Rússia

Brasil

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia destaca os riscos à saúde

Mais notícias relacionadas

Esporte

Maior nome da história do futebol alemão nos deixou nesta segunda (8)

Esporte

Corpo do Velho Lobo foi enterrado no Cemitério São João Batista

Esporte

Presidente do Brasil enalteceu o papel do ídolo do futebol mundial

Esporte

Velho Lobo poderá receber as últimas homenagens dos amantes do futebol

Esporte

Velho Lobo conquistou quatro títulos de Copa do Mundo em sua história

Esporte

Velho Lobo se tornou uma das maiores figuras da história do futebol mundial

Famosos

Cantor sertanejo faleceu aos 41 anos durante cirurgia no coração

Famosos

Cantor sertanejo faleceu aos 41 anos durante cirurgia no coração