Connect with us

Hi, what are you looking for?

Cinema

Matrix e outros 9 melhores efeitos visuais do cinema

Os 10 melhores efeitos especiais incríveis

Matriz revolucionou os efeitos especiais do cinema (Reprodução)
Matriz revolucionou os efeitos especiais do cinema (Reprodução)

Os cineastas do século 21 usam efeitos visuais para aprimorar e modificar a narrativa visual. Como resultado, os espectadores acabam com cenas inspiradoras e de cair o queixo que definem o clima e adicionam clareza a um enredo.

Embora a maioria das produções cinematográficas de hoje usem efeitos visuais para criar imagens realistas, nem todas atingem a perfeição e borram a linha entre realidade e fantasia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Aqui está uma lista de dez dos melhores filmes já feitos que exibem efeitos visuais inovadores.

Amanhecer do planeta dos macacos

Advertisement. Scroll to continue reading.
Cena de “Amanhecer do planeta dos macacos” Foto: Reprodução/ Netflix

Este filme pós-apocalíptico usa efeitos visuais por toda parte, tornando-o uma obra-prima tecnológica. Seus macacos são gerados por computador usando uma mistura de imagens de captura de movimento e animação manual, criando criaturas reais e parecidas com o mundo. Apesar de serem macacos digitais, seus movimentos são bastante precisos, e suas cenas de luta são tão intensas, melhorando a performance de todo o filme. A obra-prima alcançou três prêmios VES, bem como uma indicação ao Oscar de melhores efeitos visuais, graças à incrível emoção e cenas de luta que foram capturadas ao longo do filme.

Franquia O Senhor dos Anéis

Cena de “Senhor dos Anéis” Foto: Reprodução/ Netflix

Esta franquia de filmes usa várias técnicas de efeitos visuais, incluindo próteses e rotomação, para criar looks do mundo real que aprimoram sua história. Todas as criaturas do filme são criadas com perfeição, desde a aparência e textura de sua pele até seus movimentos e exibição emocional. Durante as filmagens, os produtores contrataram um artista protético para pintar uma máscara de borracha usando técnicas clássicas para elaborar detalhes. Com algumas das maiores batalhas de fantasia na tela de todos os tempos ocorrendo nos filmes, a franquia produziu um nível totalmente novo de criações digitais. Conhecida como uma das franquias de filmes mais populares do cinema hoje, graças aos detalhes intrincados em cada cenário e criatura, não é à toa que os filmes tiveram um impacto tão grande no crescimento dos efeitos visuais.

Avatar

Advertisement. Scroll to continue reading.
Cena de “Avatar” Foto: Reprodução/ Netflix

Avatar é um filme que usa fortemente efeitos especiais e efeitos visuais sem perder o toque emocional humano. O filme utiliza personagens CGI que interagem com o ambiente Pandora, que é criado digitalmente usando soluções ópticas, soluções faciais e rastreamento. Os produtores do filme usaram a técnica de pintura à mão para criar as configurações para garantir que parecessem o mais realistas possível. Esta obra-prima não é conhecida apenas como filme, mas como um mundo totalmente novo, graças às empresas de CGI, SFX e efeitos visuais que se esforçam tanto para criar o que vemos hoje. Com mais de 1.800 efeitos digitais criados para o filme, cada pequeno detalhe do filme é como nenhum outro. Agora identificado como um dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos, Avatar mudou o mundo dos efeitos digitais em filmes para melhor!

Os Vingadores

Cena de “Os Vingadores” Foto: Reprodução/ Netflix

Esta franquia não se coíbe de usar efeitos visuais para aprimorar seus filmes. Desde a criação de personagens CG, como Hulk e Homem de Ferro, até a criação de simulações como explosões e fumaça, cada cena oferece uma variedade de novos deleites visuais que mantêm os espectadores grudados e intrigados. Hulk, em particular, é um exemplo claro de como a captura de movimento desempenha um papel vital no cinema e nas produções cinematográficas.

Matrix

Advertisement. Scroll to continue reading.
Cena de “Matrix” Foto: Reprodução/ Netflix

Lançado em 1999, Matrix entra para a história como o filme que elevou a fasquia da cinematografia reinventada e da coreografia de sequências de luta. Sua cena mais icônica é o “bullet time”, onde Keanu Reeves (atuando como Neo) desvia das balas disparadas contra ele enquanto a câmera circula ao redor. Esta cena alucinante foi criada reprojetando fotografias em modelos CG, gerando um conjunto fotorrealista. Recebendo um Oscar de efeitos visuais, Matrix certamente impressionou seu público com os detalhes de cada cena que deram vida a momentos tão cheios de ação.

Jurassic Park

Cena de “Jurassic Park” Foto: Reprodução/ Netflix

Muitas pessoas se lembram com carinho de Jurassic Park porque foi o primeiro filme de ação ao vivo a usar animais sintéticos vivos e respirando. Seus animais CG são excepcionalmente realistas, borrando as linhas entre fantasia e naturalismo. Um bom exemplo são os closes em que o T-rex entra e o raptor pula de costas. Embora os animadores do filme nunca tenham trabalhado com animais, eles foram capazes de usar efeitos visuais para dar vida aos animais criados digitalmente. Ganhando um Oscar de efeitos visuais, o filme foi o primeiro a colocar animais sintéticos vivos e respirantes em um filme de ação ao vivo, e é por isso que o filme é tão significativo na história do cinema hoje.

Exterminador 2

Advertisement. Scroll to continue reading.

Este filme é conhecido por seu icônico ciborgue de metal líquido que foi criado e animado digitalmente para se mover e agir como uma pessoa. Durante o processo de animação, os produtores adotaram a forma de Robert Patrick para criar o corpo sólido do ciborgue e, quando era líquido, os animadores moviam o fluido. O filme usa técnicas como composição e digitalização para criar imagens realistas, e é por isso que é tão popular entre os amantes de filmes de ação.

Círculo de Fogo

Advertisement. Scroll to continue reading.

Este filme de monstros leva a narrativa visual a um nível totalmente novo com seus robôs e criaturas gerados por computador. Os produtores do filme passaram meses construindo os robôs digitalmente e animando-os para garantir que seus movimentos fossem precisos, realistas e com boa aparência de todos os ângulos. O mundo de ficção científica de Círculo de Fogo foi transformado em um anime da Netflix que os fãs de filmes de ação adoraram tanto quanto o original! Com um time dos sonhos de designers e artistas digitais, o filme cheio de ação foi recheado de momentos intensos e realistas com tantos detalhes em cada personagem, robô e cenário do filme.

Gravidade

Advertisement. Scroll to continue reading.

Com um incrível trabalho CGI e histórias emocionais pesadas, os efeitos colocados nesta obra-prima são como nenhum outro. A maioria das cenas de Gravity são totalmente geradas por computador, incluindo os ônibus espaciais, a Estação Espacial Internacional, o Telescópio Hubble e a Terra. O corpo vestido de traje espacial de Sandra Bullock também é animado digitalmente, criando um mundo digital inteiro que é emocionante, assustador e real.

A Origem

Advertisement. Scroll to continue reading.

A Origem é amplamente reconhecido por seus visuais alucinantes e efeitos visuais atraentes. Sua cena mais icônica é quando a arquiteta Ariadne dobra casualmente Paris na frente dos olhos de Leonardo DiCaprio. A cena foi criada replicando um modelo fotorrealista de quatro blocos de apartamentos parisienses e povoando-os com pessoas e carros digitais.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Especial para você

Cinema

Filmes exclusivos do streaming não poderão concorrer ao prêmio

Cinema

Mega sucesso do diretor James Cameron ganhou primeiro clipe oficial

Cinema

O mês de Abril está repleto de novidades chegando aos cinemas

Cinema

Filme será lançado nos cinemas em 1o de Abril

Cinema

Netflix tem o campeão de indicações

Cinema

Duna e Ataque dos Cães despontam como favoritos

Cinema

Peter Bogdanovich foi diretor do clássico "A Última Sessão de Cinema"

Cinema

Novo filme da Marvel já é 2° lugar na lista de recordistas

Advertisement