Connect with us

Hi, what are you looking for?

Brasil

Governo retira pedido de urgência da reforma tributária

governo-retira-pedido-de-urgencia-da-reforma-tributaria

Texto em análise trata da unificação de impostos federais e estaduais

O presidente Jair Bolsonaro retirou o pedido de urgência de tramitação da proposta de reforma tributária, que foi entregue ao Congresso Nacional em julho. A mensagem foi publicada hoje (4) em edição extra do Diário Oficial da União.

“A urgência da CBS [Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços] trancaria a pauta e causaria pressão desnecessária na discussão sobre o tema, que continua prioritário, mas segue ritmo próprio na Comissão Mista da Reforma Tributária”, explicou a Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia, em nota.

O tipo de encaminhamento das proposições determina o tempo de tramitação nas diversas comissões. Podem ser urgentes, de tramitação com prioridade e de tramitação ordinária.

Pela Constituição Federal, quando o presidente solicita urgência para análise de projetos de sua iniciativa, a Câmara e o Senado têm 45 dias, cada Casa, para apreciar a matéria. Caso isso não aconteça, o projeto passa a trancar a pauta e as demais votações ficam interrompidas, até que o texto seja votado. No caso da reforma tributária, o prazo terminaria amanhã (5).

Advertisement. Scroll to continue reading.

O texto entregue ao Congresso é a primeira parte da proposta do governo e trata apenas da unificação de impostos federais e estaduais num futuro Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual.

O novo imposto prevê a unificação de diversos tributos em dois: um federal e outro regional. Em tese, tributos como os impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) e sobre Operações Financeiras (IOF) poderiam ser unificados, mas, no nível federal, a proposta é que o IVA fundirá o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição sobre o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Advertisement. Scroll to continue reading.

Bruno Silva
Written By

Você também vai gostar disso

Brasil

Órgão de comunicação do governo federal traduziu errado artigo da revista The Economist e virou meme nas redes sociais

Atualidades

Sérgio Moro, ex-Ministro da Justiça, pronunciou errado o nome da cantora Édith Piaf e virou piada nas redes sociais

Famosos

O comediante Marcelo Adnet abriu processo contra o Secretário Especial de Cultura Mário Frias, por injúria e difamação

Atualidades

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, escreveu carta para Jair Bolsonaro, sugerindo acordo de cooperação entre os dois países

Saúde

O deputado estadual Silvio Fávaro (PSL) morreu de complicações da covid. Ele foi autor de projeto de lei de não obrigatoriedade da vacina

Famosos

Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, anunciou que vai processar Felipe Neto e a atriz Bruna Marquezine

Brasil

O novo defensor público-geral federal, Daniel de Macedo Alves Pereira, tomou posse hoje (19) e pediu mais investimentos para a Defensoria Pública da União...

Brasil

O Ministério da Cidadania prorrogou por mais 90 dias a suspensão de revisões cadastrais e de procedimentos operacionais do Programa Bolsa Família e do...

Advertisement

Copyright © 2021 TudoPop.