Connect with us

Hi, what are you looking for?

Brasil

Bolsonaro sanciona PL de apoio a estados e municípios endividados 

bolsonaro-sanciona-pl-de-apoio-a-estados-e-municipios-endividados 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou hoje (13) o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 101/20, que promove o equacionamento das dívidas dos entes federados com a União e aprimora o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), o que permite que as unidades da Federação com baixa capacidade de pagamento possam contratar operações de crédito com garantia da União, desde que se comprometam a adotar medidas de ajuste fiscal. O PLP será publicado amanhã (13) no Diário Oficial da União.

O texto institui o Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal (PAT), cuja adesão pelo estado ou município passa a ser requisito ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e para repactuação dos acordos firmados com a União. A propositura também cria o Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), o qual conterá o conjunto de metas e de compromissos destinados a promover o equilíbrio fiscal e a melhoria da capacidade de pagamento dos entes federados.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A concessão dos benefícios nos contratos de refinanciamento com a União fica condicionada à adoção de contrapartidas destinadas à redução dos gastos públicos. O objetivo, segundo o governo federal, é assegurar a sustentabilidade econômico-financeira dos estados e municípios, além de elevar a sua capacidade de pagamento ao longo do tempo.

O Plano de Recuperação Fiscal deverá prever, dentre outras ações, a alienação total ou parcial de participação societária de empresas estatais; a redução de 20% dos incentivos e benefícios fiscais que representem renúncias de receitas; e a limitação do crescimento anual das despesas primárias ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Advertisement. Scroll to continue reading.

O projeto também apresenta medidas de reforço à responsabilidade fiscal, como a eliminação escalonada das despesas de pessoal que estiverem acima dos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a proibição de contratar operações de crédito dos entes que não conseguirem reduzir as despesas de pessoal.

O presidente vetou parcialmente quatro artigos e integralmente dois artigos do projeto de lei complementar com o argumento de risco de desequilíbrio dos acordos com a União, sob o ponto de vista orçamentário e financeiro e por afetarem as relações entre os entes da Federação, em prejuízo à adequada execução das medidas de ajuste fiscal pelos estados e pelos municípios endividados.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Pagamento por Serviços Ambientais

Bolsonaro também sancionou nesta quarta-feira o projeto de lei que institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais. O texto também será publicado na próxima edição do Diário Oficial da União.

O texto sancionado trata do pagamento por serviços ambientais depende da verificação e comprovação das ações implementadas e proíbe a aplicação de recursos públicos para pagamento por serviços ambientais a pessoas físicas e jurídicas inadimplentes. 

Advertisement. Scroll to continue reading.

O texto tem como foco medidas de manutenção, recuperação ou melhoria da cobertura vegetal em áreas consideradas prioritárias para a conservação e que se inserem nas ações de combate à fragmentação de habitats e na formação de corredores de biodiversidade e conservação dos recursos hídricos. 

O presidente vetou trechos do projeto de lei por inadequação à constitucionalidade e ao interesse público.

Advertisement. Scroll to continue reading.

(Agência Brasil)

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Recomendadas

Música

Cantora italiana vai receber prêmio de Personalidade do Ano

Famosos

Noor Alfallah, namorada do ator e 53 anos mais jovem que ele, está grávida

Famosos

Cantora deu entrevista reveladora para a revista americana "Harper’s"

Novelas

Jenifer vai revelar um acontecimento do passado que abalou a morena

Cinema

De Florence + The Machine a Radiohead, grandes nomes da música trazem ainda mais emoção à aventura final dos heróis

Novelas

Confira o que rola no capítulo desta terça (30)

Especial para você

Famosos

Empresária mostra apoio às manifestações dos apoiadores de Jair Bolsonaro

Famosos

Apresentador também comentou a expressão usada pelo presidente que viralizou na web

Famosos

Youtuber usou as redes sociais para sobre o seu próximo projeto

Famosos

Apresentadora deu seu ponto de vista após questionamento de jornalista

Famosos

Autor, ator e produtor abriu criticou a gestão da cultura no atual governo

Atualidades

Apresentador relembrou frases polêmicas do presidente

Televisão

Emissora proíbe manifestações políticas de seu elenco

Televisão

Noticiário ganha dois estúdios e quatro apresentadores com início da sabatina eleitoral

Advertisement