Connect with us

Hi, what are you looking for?

Atualidades

Evangélica, Priscilla Alcântara dispara: “Ódio Bolsonarista não é cristão”

Cantora gospel abriu o coração sobre política e momento do país

Evangélica, Priscilla Alcântara dispara: "Ódio Bolsonarista não é cristão"(Reprodução)
Evangélica, Priscilla Alcântara dispara: "Ódio Bolsonarista não é cristão"(Reprodução)

Vinha em ritmo frenético com uma carreira de sucesso na música gospel, até levar uma paulada da crise da Covid-19. “Aí o mundo de todo mundo parou. Olhei pros lados e vi muita coisa horrível. Onde eu estava pelo meu próximo quando tudo isso estava acontecendo com ele?”

Priscilla, que é evangélica, conta que começou a se interessar por causas sociais. Confrontou “a própria hipocrisia” porque se dizia temente a Deus, “mas estava sempre com pressa, cega pela religião, talvez”.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Naquele maio de 2020, as polícias americana e brasileira assassinaram George Floyd e João Pedro. Foi quando a compositora escreveu a letra que cita as duas vítimas de violência policial e fustiga o cristão que nada faz diante de injustiças afins.

São versos como “A incoerência da fé/ Que diz ‘Deus é amor’/ E esconde esse Deus/ Em nome do temor”, e “Eu já vi tanta gente/ Que dizia saber curar/ Passando reto/ Por quem só sentia dor”. Ela diz que a maior crítica, na canção, é a ela mesma. Muita gente, contudo, viu ali indiretas a pares cristãos, sobretudo àqueles sentados na cabeceira do poder evangélico. “É aquele caso, se a carapuça serve…”

Advertisement. Scroll to continue reading.

Coqueluche da juventude bolsonarista, o vereador Nikolas Ferreira, do PL de Belo Horizonte, é da mesma idade e religião que Priscilla, e isso é tudo o que eles têm em comum. Ele reproduziu numa rede social a foto do “amar” que ela escreveu dentro da boca e resgatou o desenho que o grande nome do pop nacional tatuou próximo ao ânus. E insuflou: “Pelo visto não é só a Anitta que faz tatuagem onde sai merda”.

Priscilla diz que prefere “nem gastar energia” com Nikolas e os que subscrevem essas “palavras anticristãs”. “São coisas que não fazem sentido na minha cabeça. É impossível entender como existe lógica num Deus que é amor, mas com palavras de ódio.”

Advertisement. Scroll to continue reading.

Não foi só a transição da cena gospel para um pop cheio de roupa justa que irritou um quinhão do segmento evangélico que passou a vê-la como ovelha desgarrada. Também incomodou Priscilla ter tachado de “podre” a opinião de Bruna Karla, cantora gospel que se gabou de ter declinado convite para o casamento de um amigo LGBTQIA+, por considerar que os gays estão “no caminho da morte eterna”.

Priscilla tem um posicionamento político claro e acha bom que seja assim. “As pessoas sabem que eu odeio esse governo, que não vou votar no Bolsonaro.” Tem simpatia por Marina Silva, ex-presidenciável que em 2022 deve concorrer a deputada federal, mas acredita que, numa eleição tão polarizada como a atual, há algo maior em pauta. Uma piscadela para Lula.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Ela inclusive anunciou, meses atrás, que nunca mais cantaria “Liberdade”, hit de sua fase gospel. Motivo: Bolsonaro o havia usado de trilha num post. “Gente, o que eu fiz de tão errado pra merecer isso?”, a compositora comentou abaixo de um print da curadoria presidencial.

Para ela, é “inerente ao artista ser uma voz”, e aqui ela se lembra de Leonardo Gonçalves, cantor evangélico de esquerda que continua no gospel. Mas se lembra também de Anitta.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Um dos livros prediletos de Priscilla é “A Arte e a Bíblia”, em que o teólogo Francis Schaeffer encoraja cristãos a adorar a Deus por intermédio da arte. “Ele falava que, dentro de uma sociedade, o artista é a pessoa que mais tem chance de mudar uma cosmovisão. E é verdade, olha a força cultural de Anitta. Estamos falando de formar cabeças.”

Ela não gosta de rótulos prontos, todavia. “Jesus é meu pilar, minha família é meu pilar. No final do dia, não paro e penso: fui cristã progressista hoje? Só quero saber se fui coerente com a minha fé.”

Advertisement. Scroll to continue reading.

Recomendadas

Famosos

Atriz parece com MC Cabelinho em registro que circula nas redes

Big Brother Brasil

Big Boss ainda revelou que edição terá maior prêmio da história

A Fazenda

Tati e Thomaz esquentaram o clima e curtiram romance

Música

Dupla lançou o clipe de "Descontrolada" nas plataformas nesta sexta (23)

A Fazenda

Clima esquentou após a volta de Deborah Albuquerque da roça

Música

Última apresentação da cantora com o grupo será dia 19 de novembro em São Paulo

Especial para você

Televisão

Comentarista da Band alfinetou o presidente sobre possível ausência em debate

Atualidades

Vídeo do final da live do presidente gerou vários memes nas redes

Famosos

Cantora ainda compartilhou meme com a escrita na mão do presidente

Atualidades

Jornalista fez paródia em palanque de encontro do PT

Famosos

Ator que fez Agostinho Carrara na Grande Família desabafou em entrevista

Televisão

Cantor diz que está fechado com Bolsonaro e não quer saber de Globo

Atualidades

Cantor se manifestou em show e provocou reações do público

Famosos

Ator revelou porque não se manifestava politicamente na Globo

Advertisement