Connect with us

Hi, what are you looking for?

Atualidades

Cuidado: Febre Maculosa e outras doenças causadas por carrapatos

Picadas de carrapato podem transmitir diversas doenças

Carrapato parasitando pele humana (Foto: César Favacho)
Carrapato parasitando pele humana (Foto: César Favacho)

As picadas de carrapatos podem transmitir diversas doenças para os seres humanos. Algumas das doenças mais perigosas e conhecidas causadas por esses parasitas incluem:

Febre Maculosa: Transmitida pelo carrapato-estrela (Amblyomma spp.), a febre maculosa é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii. Os sintomas iniciais incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e erupção cutânea. Se não tratada, a doença pode levar a complicações graves, como danos aos órgãos e até mesmo a morte.

Doença de Lyme: A doença de Lyme é transmitida pelo carrapato da espécie Ixodes, infectado pela bactéria Borrelia burgdorferi. Os sintomas iniciais podem incluir febre, fadiga, dores musculares e articulares, além de uma erupção cutânea característica em forma de alvo. Se não tratada precocemente, a doença de Lyme pode afetar o sistema nervoso, as articulações e o coração.

Ehrlichiose: A ehrlichiose é causada pela bactéria do gênero Ehrlichia e transmitida por diferentes espécies de carrapatos, incluindo o carrapato do cão (Rhipicephalus sanguineus). Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, fadiga, dores musculares e articulares, além de erupção cutânea. Em casos graves, a doença pode causar problemas respiratórios, falência de órgãos e até mesmo a morte.

Babesiose: A babesiose é causada pelo parasita do gênero Babesia e transmitida pelo carrapato de patas negras (Ixodes scapularis). Os sintomas incluem febre, calafrios, fadiga, dores musculares, dor de cabeça e anemia. Em casos graves, a doença pode afetar os rins, o fígado e o sistema nervoso central.

É importante destacar que essas doenças podem variar em gravidade e os sintomas podem se sobrepor, tornando o diagnóstico preciso um desafio. Caso haja suspeita de ter sido picado por um carrapato e você apresente sintomas preocupantes, é fundamental procurar atendimento médico para avaliação e tratamento adequados. Além disso, medidas preventivas, como o uso de repelentes, roupas protetoras e a verificação cuidadosa do corpo após atividades ao ar livre, podem ajudar a evitar picadas de carrapatos.

Written By

Geek, fã de Star Wars, Star Trek e Aliens do Passado, e todas 'maluquices' de Giorgio Tsoukalos e Erich von Däniken. Falo sobre curiosidades da ciência, do espaço e de OVNIs, além do meu Mengão.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Atualidades

Veja como se proteger de moléstias causadas por picadas de carrapatos

Brasil

Picada de carrapato pode causar doenca grave que pode levar à morte

Famosos

Ex-tenista Flávio Saretta descobriu problema na cabeça após desmaio

Famosos

Cantora revela diagnóstico de síndrome da pessoa rígida (SPR)

Famosos

Influenciadora revelou que vem sofrendo com fortes dores de cabeça

Mundo

Do Hospital Agostino Gemelli, em Roma, onde se recupera de uma cirurgia, o papa Francisco rezou neste domingo (11) de modo especial por todos...

Saúde

Com 5,5 milhões de doses, o quarto lote de vacinas contra a covid-19 vindo da China chegou ao estado de São Paulo nesta quinta-feira...

Famosos

Luise Wischermann está buscando financiamento para projeto de livro sobre a doença Uma ex-paquita de uma das primeiras formações do ‘Xou da Xuxa’ revelou...