Connect with us

Hi, what are you looking for?

Atualidades

Capital paulista mantém fase amarela e reabre bares na segunda-feira

capital-paulista-mantem-fase-amarela-e-reabre-bares-na-segunda-feira

Restaurantes e salões de beleza também voltam a funcionar

A capital paulista manteve-se na fase 3 – amarela do Plano São Paulo e poderá reabrir na próxima segunda-feira (6) bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias.

A cidade entrou na fase 3 – amarela na sexta-feira passada (26), mas, atendendo a um pedido do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, teve que esperar mais uma semana para dar início à reabertura dos setores previstos nesta etapa. Como hoje (3), a cidade manteve estabilizados os indicadores de controle da pandemia de covid-19, poderá reabrir esses estabelecimentos na segunda-feira.

O prefeito Bruno Covas informou vai assinar amanhã (4) os protocolos de reabertura com os setores autorizados a funcionar na fase amarela. “São os setores de bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias, que poderão reabrir na cidade a partir de segunda-feira (6). Amanhã, na assinatura, teremos a versão final do protocolo e a versão final das regras que serão observadas por esses setores, dadas as limitações estabelecidas pelo governo de São Paulo.”

Ele acrescentou que, também na segunda-feira, os setores que já funcionavam na fase 2 – laranja terão funcionar por mais duas horas de atividade, ampliando o período de funcionamentonde de quatro para seis horas. Segundo o prefeito, estão nesta relação comércio de rua, escritórios, shopping centers e imobiliárias.  

O governador de São Paulo, João Doria, disse que os indicadores da capital relacionados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus indicam estabilidade e o início de uma possível redução do vírus. “Com o início da redução da curva na cidade, estamos chegando a um platô na capital.”

A capital paulista tem hoje uma taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) dos hospitais municipais em torno de 55%. Há 163.186 casos confirmados de covid-29, a doença provocada pelo novo coronavírus, e 7.418 óbitos. “Nos cinco índices que o estado de São Paulo utiliza para classificar uma região, temos tido bons resultados”, disse o prefeito Bruno Covas.

Fases
O Plano São Paulo é dividido em cinco fases, que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). O plano também foi regionalizado, com a divisão do estado em 17 área regiões  – cada uma classificada em uma fase.

Além da capital, estão na fase amarela duas sub-regiões metropolitanas: a região sudeste da Grande São Paulo, que engloba as cidades de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul; e a região sudoeste, que inclui Cotia, Embu, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Na fase amarela, bares, restaurantes e salões de beleza e barbearias podem funcionar, mas com limitação de 40% do público e horário reduzido – apenas seis horas diárias. Já os shopping centers e o comércio de rua, que poderiam funcionar já na fase laranja, terão direito de ampliar o horário de funcionamento e também a capacidade, de 20% para 40%.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, informou que, na fase amarela, a capacidade de funcionamento de bares, restaurantes e similares é de 40%. “E o funcionamento é para consumo local e reduzido a seis horas diárias, até as 17h, em ambientes abertos ou ventilados, com limitação das operações e obrigatoriedade de assentos e do uso de máscara”, explicou  Patricia. De acordo com a A secretária, os prefeitos poderão estabelecer restrições além das regras previstas no Plano São Paulo.

Quanto aos salões de beleza e barbearias, a secretária disse que também terão a capacidade limitada a 40% e funcionamento reduzido a seis horas, com obrigatoriedade do uso de máscara e adoção dos protocolos para o setor. “Os protocolos têm detalhamentos importantes, como a adoção de agendamento e de distanciamento, e precisam ser cumpridos.”

O governador João Doria lembrou que, apesar da reabertura de alguns setores, o estado continua em quarentena e recomendou que as pessoas de grupos de risco para a covid-19 mantenham-se em isolamento social.

“Todos nós queremos deixar para trás essa tempestade, mas a travessia ainda não terminou. Por isso, não podemos e não vamos relaxar. Continuamos recomendando que as pessoas, se puderem, fiquem em suas casas. Principalmente as pessoas dos grupos de maior risco, com mais de 60 anos ou com comorbidades”, explicou o governador. “Aos que tiverem que sair, sempre usando máscara”, recomendou.

Written By

Viciado em todos tipos de streaming (Netflix, Amazon, HBO Max, Globoplay, Disney e tudo mais), e uso meu vício para o bem de todos compartilhando o que descubro com os leitores. Curto praia, sol e beach tênis.

Advertisement

Recomendas

Cinema

Ator ganhou o Oscar e teve os valores revelados pela participação no filme

Tecnologia

Bilionário segue de olho na rivalidade com a OpenAI

Tecnologia

Washington prevê financiamento bilionário para alimentar o boom da IA

Esporte

Confronto vai definir o primeiro semifinalista do Paulistão

Últimas

Inteligência Artificial

Previsão é de Silvio Meira, cientista da Universidade Federal de Pernambuco

Criptomoedas

A quantidade de bitcoins perdidos bate na inacreditável casa dos 530 bilhões de dólares

Mundo

O calor dos oceanos é motivo de preocupação da comunidade científica

Mundo

Patógenos congelados há milhões de anos podem estar escondidos no permafrost da Rússia

Brasil

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia destaca os riscos à saúde

Mais notícias relacionadas

Atualidades

Nos Estados Unidos, uma cliente de uma rede de fast food tomou uma surra após desrespeitar e agredir funcionária da loja

Atualidades

Segundo especialista em Medicina do Sono, noites bem dormidas estão diretamente relacionadas a produtividade no trabalho e na vida pessoal

Famosos

Influenciadora carioca comemora o sucesso nas redes sociais

Bombando

Pesquisa exclusiva revelou os principais fetiches dos brasileiros

Atualidades

Um clássico da coquetelaria que, de tão popular, ganhou uma data comemorativa: 19 de outubro é o Dia Internacional do Gin Tônica

Música

Rolling Stone Music&Run acontece dia 19 de novembro no Memorial da América Latina em São Paulo

Atualidades

Uma criança de 9 ano deu entrada no hospital com um ferimento no rosto causado por arma de fogo. O caso aconteceu no bairro...

Atualidades

Pesquisa mostra que casos brandos podem não produzir memória imune Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) observaram que a primeira exposição ao coronavírus pode...