NASA encontra indícios de vida em Vênus

Pesquisadores divulgaram a descoberta da fosfina, um gás que pode indicar presença de vida orgânica no planeta

Redação Tudo Pop Publicado segunda 14 setembro, 2020

Pesquisadores divulgaram a descoberta da fosfina, um gás que pode indicar presença de vida orgânica no planeta
Descoberta de fosfina em vênus anima cientistas e pode significar presença de vida orgânica no planeta - Divulgação/NASA
Gostou dessa? Clica aqui

Uma descoberta animou o mundo da ciência. Pesquisadores anunciaram a descoberta de fosfina na atmosfera do planeta vênus. A fosfina é um gás que, na Terra, só existe por atividade industrial ou produzido por micróbios de ambientes anaeróbicos (sem oxigênio). Vênus é o segundo planeta mais próximo do sol. O gás foi encontrado nas nuvens ácidas do planeta.

A descoberta pode significar um indício real de vida orgânica em outro planeta. O trabalho de pesquisa que envolveu esta descoberta teve participação de cientista do Japão, Estados Unidos e Reino Unido. A descoberta foi publicada na prestigiada revista Nature Astronomy, que tem respaldo de toda a comunidade científica.

A astroquímica Clara Souza Silva, que trabalha no MIT (EUA) disse em declaração ao site da Folha de S. Paulo, ressaltou o valor da descoberta

“Com o conhecimento atual que temos sobre química e sobre Vênus, não existe uma explicação possível para a presença de fosfina nas nuvens do planeta que não seja vida”, disse a cientista.

Palavras de uma especialista que estudou a fosfina por mais de uma década para entender a composição dessa molécula.

 

 

Último acesso: 28 Sep 2020 - 21:18:03 (1053264).