Diretor Bernardo Bertolucci morre aos 77 anos

Cineasta italiano dirigiu o clássico 'O Último Tango em Paris'

Bruno Silva Publicado terça 27 novembro, 2018

Cineasta italiano dirigiu o clássico 'O Último Tango em Paris'
Bernardo Bertolucci era um dos últimos grandes gênios do cinema italiano - Divulgação

O mundo da sétima arte perdeu nesta segunda feira um dos seus ícones. O diretor italiano Bernardo Bertolucci morreu aos 77 anos, em Roma informa a imprensa italiana. A causa da morte não foi divulgada mas afirmam que o diretor "lutava há décadas contra uma longa doença". Nos últimos anos o diretor já andava de cadeira de rodas.

A obra de Bernardo Bertolucci é histórica e premiada. Diretor de obras como "O Último Tango em Paris", "O Último Imperador" e "Os Sonhadores" o italiano tem uma vasta lista de obras realizadas desde as décadas de 60 e 70 - Bernardo foi roteirista do super clássico do faroeste 'Era uma VEz no Oeste' de Sérgio Leone.

Com "O último imperador" (1987), levou o Oscar de melhor diretor (é o único italiano a ter levado o prêmio), melhor filme e melhor roteiro. O longa faturou, ao todo, nove estatuetas. Em maio de 2011, ele recebeu uma Palma de Honra, no Festival de Cannes, pelo conjunto de sua obra.

A polêmica da cena do estupro

Em 2011 uma polêmica veio à tona quando a atriz Maria Schneider confessou em entrevista que a clássica cena de estupro filmada com Marlon Brando não foi consensual, por ideia do diretor.

Em um vídeo divulgado em 2013 o diretor explicou como surgiu a super polêmica sequência, que intensificou a censura nos cinemas ao redor do mundo.

"A sequência da manteiga foi uma ideia que tive com Marlon na manhã anterior à filmagem", lembrou o diretor.

"Fui horrível com Maria, porque não lhe disse o que iria acontecer".

Segundo o diretor, a intenção era fazer Schneider reagir "como uma menina, não como um atriz".

No vídeo, Bertolucci conta ainda que não voltou a ver a atriz depois das gravações do filme, porque "ela o odiava". Na época, o diretor afirmou sentir-se culpado pelo episódio, mas não arrependido. "Para fazer filmes e obter algo, às vezes precisamos ser completamente frios."

Bernardo Bertolucci era casado com Clare Peploe desde 1978 e deixa uma filha.

O último trabalho do diretor Bernado Bertolucci é "Eu e você" (2012).

 

 

 

 

Último acesso: 18 Jan 2020 - 23:09:50 (1045054).