Cabelo lindo e cuidado no verão

Cuidados essenciais para a estação mais vibrante do ano

segunda 13 novembro, 2017
Reprodução: Divulgação
Reprodução: Divulgação Foto: Divulgação

Mais Beleza

O verão já está anunciando sua chegada e nós mulheres já ficamos com muitos pensamentos e preocupações! Mas basta tomar alguns cuidados para aproveitar melhor o verão e soltar os cabelos ao sol, ao mar e o que mais o verão nos trouxer!

 

Prender demais os fios faz mal?
Sim, os prendedores podem quebrar os fios, enfraquecer o cabelo e, a tração constante pode provocar queda capilar. O melhor é evitar, principalmente os prendedores de silicone, os de borracha ou grampos. Mas se não puder, uma alternativa é usar os “hashis” de madeira ou plástico.

Quais os danos ao cabelo exposto ao sol?
Ao ficar muito tempo em exposição, os fios passam por um processo oxidativo devido a ação dos raios ultravioletas. A luz solar afeta a cutícula do cabelo e catalisa a degradação das proteínas, além de provocar a oxidação da melanina através de radicais livres e o comprometimento da queratina. “Os danos vão de descoloração do cabelo à redução da força dos fios e perda de brilho. Além disso, o couro cabeludo pode sofrer queimaduras, principalmente para quem tem o cabelo muito fino e muitas vezes se esquece de usar chapéu ou boné – ou o divide da risca do meio à lateral e esquece de passar o protetor solar em spray”, explicaa dermatologista Thais Pepe (SP). No couro cabeludo, nas pessoas que têm poucos cabelos ou nas áreas rarefeitas, é obrigatória a aplicação dos filtros solares que podem ser em spray ou nas formas de loções fluídas, de preferência com FPS acima de 50 reaplicados a cada uma hora e meia e claro, boné ou chapéu também é indicado.

A água do mar ou na piscina causam que tipo de dano ao cabelo?
Todas as vezes que o cabelo, que já tem um dano estrutural por processos químicos ou mesmo o cabelo virgem, é submetido à exposição do mar (por conta do sal e iodo), ou à areia, ou o cloro da piscina, há um dano à estrutura da cutícula, à ceramida desse fio. Com isso, a quantidade de proteínas presentes nessa haste sofre alteração e o cabelo pode mudar de coloração, ficar mais fino e sofrer fraturas e microfraturas na haste capilar. A mudança de coloração é, inclusive, muito comum em pessoas que passaram por um processo químico e entraram em contato com o cloro da piscina. Portanto, assim que voltar do mar ou piscina, passe água dessalinizada e se não houver essa possibilidade opte pelas brumas em spray ou da água termal.

Posso dormir com o cabelo molhado sem que isso prejudique os fios?
Não. Esse é um hábito que compromete a saúde capilar. Os fios úmidos ficam frágeis e quebram mais em contato com o travesseiro. Além disso, dormir com cabelo molhado favorece o aparecimento da caspa e acelera a queda capilar.



Mais Notícias:

Veja mais notícias sobre: Beleza | Beleza | cabebelos | verão | praia

Da Redação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Em 'Orgulho e Paixão' Lady Margareth destrói festa de casamento
  2. 2 'Malhação': Flora e Tito terminam relacionamento
  3. 3 Karola passa a perna em Valentim
  4. 4 Samuca e Marocas passam sufoco em helicóptero
  5. 5 Mariana aparece com novo visual

NOVELAS

  1. 1 Valentim questiona Karola sobre sua conta bancária
  2. 2 Dom Sabino flagra Samuca e Marocas se beijando
  3. 3 Em 'Orgulho e Paixão' Lady Margareth destrói festa de casamento
  4. 4 'Malhação': Flora e Tito terminam relacionamento
  5. 5 Karola passa a perna em Valentim