Hackers invadiram Globoplay e fizeram trollagem com assinantes

Plataforma estava direcionando usuários através de notificação para outro site na noite de sábado (16)

Bruno Silva Publicado domingo 17 maio, 2020

Plataforma estava direcionando usuários através de notificação para outro site na noite de sábado (16)
Sistema de notificações da Globoplay foi invadido na noite de sábado (16) - Reprodução

Os assinantes do Globoplay tomaram um susto na noite do último sábado (16). Ao acessar o aplicativo eles eram direcionados para outro site. A ação foi resultados de hackers que invadiram a plataforma e "trollaram" os usuários. Rapidamente o serrviço informou os usários de que a invasão fo apenas no sistema de notificações de uma empresa parceira, não envolvendo nenhum perigo para dados dos assinantes pois nenhum sistema da Globo ou Globoplay foi invadido.

Confira a nota na íntegra:

Uma informação importante para todos os nossos usuários:

O sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite deste sábado, 16/5. Os invasores enviaram duas mensagens que direcionavam o usuário para o site da organização.

O Globoplay lamenta o incidente, pede desculpas a todos os seus usuários e esclarece:

1. Nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido. A falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications;

2. Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema. Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados.

3. Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha.

4. Os usuários devem deletar as notificações cujo texto começa com “Hacked by...”. Essas notificações direcionam o usuário para o site do grupo invasor.

5. A Globo e o Globoplay levam a segurança de seus clientes e usuários muito a sério. Reconhecemos o inconveniente causado, mas reforçamos: nenhum dado de nossos usuários foi comprometido. O incidente se limitou a um sistema periférico e a uma única conta, já identificada e eliminada.

 

Último acesso: 02 Jun 2020 - 14:42:11 (1052146).