Foguete chinês perde controle e cai na Terra

Objeto era lixo espacial após ser descartado na semana passada

Bruno Silva Publicado quarta 13 maio, 2020

Objeto era lixo espacial após ser descartado na semana passada
O foguete Long March 5 que foi lançado da China na semana passada - Divulgação

Uma notícia de assustar qualquer um. Pedaços de um foguete chinês caíram na terra depois de serem usados em lançamento e virar lixo espacial na semana passada.

Os pedaços do foguete que pesava em torno de vinte toneladas atingiu regiões do continente africano. Após se despedaçar e queimar, detritos caíram sobre a África Ocidental próximo ao Oceano Atlântico e chegaram a danificar alguns vilarejos.

O foguete se chama Long March 5B e foi lançado na última terça-feira (5). O foguete lançou um protótipo de cápsula espacial chinesa  - um modelo parecido com a Crew Dragon, da Space X - para testes em órbita. O Long March 5, com 57 metros de altura e 5 metros de diâmetro, possui quatro propulsores com 3,35 metros de diâmetro cada, peso total de 870 toneladas

O foguete descartado ficou uma semana orbitando a terra, até entrar de maneira supreendente novamente na atmosfera. Os lançamentos espaciais sempre são programados para o descarte dos propulsores sobre áres de oceanos, justamente para casos de reentrada na atmosfera. Segundo especialistas, partículas emitidas pelo sol podem criar um "arrasto" na trajetória de objetos espaciais. Isto poderia ter influenciado a trajetória do descarte do foguete chinês.

Moradores da uma vila na Costa do Marfim relataram pedaços metálicos caindo do céu, inclusive uma espécie de cano de 12 metros de comprimento. Eu seu último vôo dentro da atmofesra, o lixo espacial pôde ser visto até de áreas extremamente populosas como Hollywood, na Califórnia. Um cientista espacial afirmou no Twitter:

"Ele passou 170 km diretamente sobre o Central Park. Nunca vi uma grande reentrada passar sobre tantas grandes cidades!", escreveu Jonathan McDowell no seu perfil do Twitter.

Confira os registros dos destroços do foguete chinês apos cair na costa do continente africano:

 

Último acesso: 02 Jun 2020 - 14:04:07 (1052124).