Novelas Resumo dos capítulos

Abismo de Paixão – Resumo dos capítulos de 09 a 13 de setembro de 2019 

Na quarta 11/09, Elisa se emociona ao reencontrar Damião depois de tantos anos

domingo 8 setembro, 2019
Elisa treme nas bases ao rever Damião
Elisa treme nas bases ao rever Damião Foto: Divulgação SBT


Capítulo 10 – Segunda 09/09
Dolores diz a Augusto que Carmen foi quem tropeçou e caiu na piscina, e que Elisa não tem culpa alguma. Edmundo diz a Augusto que ele é pai de um menino, que está muito bem, porém que Carmen precisará ser operada com urgência e não poderá mais ter filhos. Carmen está sedada, e começa a delirar dizendo que seu filho é de Rogério, Augusto furioso a sacode para que ela esclareça o que está dizendo. Bráulio diz a Dolores que está pensando em deixar o trabalho na processadora e ir atrás de outras oportunidades, e deseja que ela o acompanhe, mas para isso eles precisam estar casados. Augusto diz a Edmundo que confirme se realmente seu filho não corre perigo, pois a criança nasceu prematuramente. Carmen, muito feliz, diz a Augusto que o bebê é igualzinho a ele, e agora só falta eles “encomendarem” uma menina. Augusto responde que ele já tem Elisa e Car-men afirma que ela não é sua filha e sim de Rogério. Carmen vai ao banheiro, acompanhada de Branca, Elisa observa o bebê e neste momento entra uma enfermeira, que se dá conta que o recém-nascido não respira, Carmen histérica diz a Augusto que Elisa matou seu filho e que só teve a criança prematuramente, pois Elisa a empurrou. Dolores diz a Bráulio que aceita se casar com ele, mas quer seguir trabalhando para Augusto, pois é muito apegada a Elisa, e é a única pessoa a cuidar da menina. Augusto fu-rioso pergunta a Elisa o que ela fez ao bebê e por qual motivo empurrou Carmen. Branca ouve e diz a Augusto que é incrível que ele acredite cegamente em Carmen e em suas calunias, e não acredite em sua filha, que é uma criança. Almerinda diz a Carmen que Deus a está castigando, Carmen diz que não importa sua opinião, e sim que perdeu um filho. Almerinda, em tom de deboche pergunta se não lhe contaram que jamais poderá voltar a ter filhos. Ramiro diz a Augusto que ele não deveria chorar a perda do bebê de Carmen, pois a criança não era seu filho. Augusto, fora de si, pergunta quem então seria o pai da criança, Ramiro sugere que pergunte a sua esposa ou ao Padre. Augusto furioso procura Carmen e diz a ela que Ramiro garantiu que o bebê morto não era seu filho.

Capítulo 11 – Terça 10/09
Carmen diz a Augusto que seguramente Almerinda mandou Ramiro dizer essa mentira porque odeia todos de sua família. Augusto diz a ela que quando esteve internada, delirou e também disse que Rogério era o pai de seu filho. Carmen, para se defender, culpa Elisa por não poder mais ter filhos. Ramiro engana Antonia pedindo que seja sua namorada e jurando que vai se casar com ela. Depois de passarem a noite juntos, Ramiro diz que jamais se casará com uma mulher que se mete na cama com qualquer um. Almerinda despede Antonia, pois a viu com Ramiro e não quer ter pessoas imorais em sua casa. Antonia suplica que não a demita, pois não tem nem para onde ir e pede à patroa que a ajude a obrigar Ramiro a se casar com ela, Almerinda afirma que ela ficará melhor sozinha do que com um imprestável como Ramiro, Almerinda acaba perdoando Antonia, mas a faz jurar que daquele dia em diante vai se comportar como uma mulher honesta e ficará em dívida com ela para o resto da vida. Carmen, furiosa, ameaça Ramiro com uma arma por ele ter contado tudo a Augusto. Ramiro a desarma e avisa que essa foi a primeira e última vez que ela o ameaça, pois da próxima, ele a matará. Carmen pede ao médico que, se caso Augusto pergunte, negue que ela estava grávida antes do casamento. Dolores vê Bráulio abraçado a outra mulher, e furiosa, diz a ele que o compromisso que mantinham está acabado. Augusto diz a Almerinda que sabe que foi ela quem mandou dizer que o filho que Carmen teve não era seu. Ramiro fala diante de Malu que no momento que quiser, se casa com Almerinda, pois todas as mulheres são tontas, Almerinda escuta e despede Ramiro. Ramiro se humilha pedindo que ela não o demita, e que se tiver seu perdão, será seu mais fiel servidor. Almerinda então ordena a Ramiro que queime a plantação de Augusto. Dolores diz a Bráulio que não vai se casar com ele porque não o ama. Passam-se anos e Elisa se transforma em uma linda jovem, assim como Paloma e Gael.

Capítulo 12 – Quarta 11/09
Elisa, Gael e Paloma se tornam belos jovens. Gael tenta convencer Augusto a cultivar nas terras que eram de Estefânia, ele se nega, porque diz que essas terras agora são de Elisa. Elisa diz a Carmen que vai levar flores ao túmulo de sua mãe, porque é aniversário de sua morte, e também de seu irmãozinho. Carmen diz que levando flores não apagará o que fez. Paloma diz a Elisa que mesmo sua tia sempre a culpando pela morte de seu irmãozinho, o que aconteceu foi uma fatalidade. Mesmo com o passar dos anos, Augusto nunca conseguiu esquecer Estefânia, e Carmen percebendo isso, não se cansa de brigar com o agora esposo. Gael diz ao Padre Lupe que Augusto não se interessa mais pelos negócios. Lupe diz que ele jamais conseguiu se recuperar do que considerou ser a maior das traições e Carmen não o apoia como fazia Estefânia. Carmen tenta fazer com que Ramiro convença Almerinda a voltar a comprar os produtos de sua empresa e diz que em troca vai lhe dar algo que vai gostar muito. Ramiro debocha dela dizendo que pretendia se casar com o homem mais rico da região e acabou casada com o mais medíocre. Depois de haver sido humilhado para Almerinda, Ramiro jura vingança. Vicente incomoda Elisa e Gael o agride. Carmen, furiosa, diz a Augusto que está cansada de sua mediocridade e Augusto pede que ele vá embora. Carmen culpa Elisa por sua infelicidade e diz que é dela que ele deveria se livrar. O Padre Lupe diz a Almerinda que por uma bobagem afastou seu filho de seu amor durante sua infância e adolescência, Almerinda afirma que foi um sacrifício necessário, mas que houve uma recompensa. Damião volta ao povoado e Elisa se surpreende ao vê-lo.

Capítulo 13 – Quinta 12/09
Elisa reconhece de imediato Damião, enquanto ele finge que não a reconhece e depois se despede dela friamente, Elisa chora. Antônia diz a Almerinda que Ramiro incomoda as pessoas na fazenda, e pede que ela converse com o empregado. Almerinda fica furiosa com o filho por não ter avisado que estava voltando para a fazenda. Damião diz que se tivesse avisado, sabia que ela faria até o impossível para que ele não voltasse, eles se abraçam emocionados. Elisa chorando diz a Dolores que Damião voltou ao povoado e não a reconheceu e diz a Gael que às vezes sente vontade de sair correndo de sua casa, que já não aguenta a apatia de seu pai, e a amargura de sua tia. Gael diz a Elisa que se quiser ir morar em outro lugar, lhe consegue algo, Elisa responde que não quer dar motivos para que as pessoas do povoado falem ainda mais dela. Ela também comenta com o amigo sobre a volta de Damião ao povoado. Damião diz à mãe que vai se casar com Florência. Almerinda fica muito feliz com a notícia porque é uma jovem de família tradicional e de seu nível, e não como as garotas do povoado. O Padre Lupe está feliz com a volta de Damião, mas quando o vê, o recrimina por nunca ter lhe escrito uma só carta. Gael diz a Augusto que é tão evidente sua apatia, que todo povoado nota. Carmen, querendo causar intriga, diz a Augusto que deveria ser mais duro com Elisa, porque ela poderia se transformar numa mulher como Estefânia, pois nem seu sangue ela tem. Elisa, chorando, pergunta a Augusto porque ele deixou de amá-la.

Capítulo 14 – Sexta 13/09
Almerinda diz a Florência que está muito feliz por saber que ela se casará com Damião. Carmen pressiona Augusto para que ele diga a Elisa que ela não é sua filha. Augusto recrimina Carmen por estar tentando convencê-lo a dizer a Elisa algo de que nem ela mesma tem certeza, e que ele prefere a dúvida, pois Elisa é tudo que lhe restou de bom na vida. Augusto adverte Carmen, dizendo que se ela disser algo a Elisa, a expulsa de casa. Elisa diz a Dolores que às vezes sente vontade de sair da casa de seu pai e sua tia, mas se detém quando pensa que essa é a única família que tem, e com eles terá que seguir até encontrar um homem sério que a ame e com quem forme sua própria família. Dolores diz a Elisa que Gael é um bom homem e a ama muito. Elisa responde que Gael é como seu irmão, e não conseguiria vê-lo de outra maneira, já Damião a atrai muito, porém jamais se apaixonaria por uma garota simples do interior como ela, sendo ele um cidadão do mundo. Carmen tenta seduzir Augusto, ele a rejeita e ela se zanga, dizendo que sempre é a mesma coisa, com Estefânia ele era todo carinhoso, a enchia de presentes, já com ela, é sempre a mesma rejeição. Guido diz a Paulo que tem sérios problemas econômicos e precisa de seu apoio. Elisa diz a Dolores que viu sua tia falando com um homem que não conseguiu reconhecer e eles combinaram de se ver. Dolores sugere que Elisa diga tudo a seu pai e que se necessário, o enfrente. Elisa responde que antes de dizer qualquer coisa, vai averiguar melhor. Damião visita Gael.





Mais Notícias:


Jorge Luiz Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 'A Dona do Pedaço': Jô é condenada a 30 anos de prisão
  2. 2 ‘A Dona do Pedaço’: Yohana rompe com Téo e cai nos braços de Márcio
  3. 3 Camila Pitanga contou logo à familia sobre a namorada Beatriz Coelho
  4. 4 Cantor Vavá, ex-Karametade, comenta suposto namoro com Gugu Liberato
  5. 5 'Éramos Seis': Júlio tem grave crise de estômago e precisa ser internado

Big Brother Brasil

  1. 1 Edição comemorativa do BBB já tem datas de estreia e final definidas
  2. 2 Vencedor do BBB9 Max Porto diz que perdeu todo dinheiro do prêmio
  3. 3 Gleici Damasceno quebra silêncio e explica fim de namoro com Wagner
  4. 4 Ex-BBB Marcos Harter é acusado de assédio e racismo
  5. 5 Vencedora do BBB Paula revela que sabia que estava falando besteiras